Nokia termina com Symbian

Bom dia,

“O Nokia 808 PureView (…) foi o ultimo produto da Nokia com o OS Symbian”, diz o relatório, explicando que a empresa alcançou em 2012 a sua transição para o Windows Phone.

Symbian está morto, na indiferença total, pelo menos comercialmente. Em seu último relatório anual, a fabricante finlandesa afirma que nunca haverá um irmão para PureView 808, lançado no ano passado. Ele vai ser o seu ultimo smartphone rodando o OS Symbian.

Nokia Corporation Q4 and full year 2012 Interim Report

http://www.results.nokia.com/results/Nokia_results2012Q4e.pdf

Triste isto.

Pois é, olha onde a empresa foi parar por causa disso.

Mas eles tão bem melhor agora, não Julio?

Pelo que eu ouvi, quando foram lançados os modelos smartphone com touchscreen, a Nokia tentou adaptar o Symbian que já existia para funcionar em celulares desse tipo.

Quem teve (ou já mexeu) em um celular dessa época consegue ver claramente que o SO não se compara com os concorrentes, na minha opinião era só uma questão de tempo até largarem o symbian, ou o refazerem do zero.

Não sei não. Ela precisava manter o symbian aquecido desde o princípio. Isso tudo o que aconteceu com ela foi a causa de ter jogado fora anos de desenvolvimento. Eu acredito que se a nokia mantivesse o meego hoje seria lider do mercado de smartphones. Engraçado que a samsung pegou o meego e fez o tyzen, o qual ela usará de agora em diante. A nokia cometeu várias falhas.


http://sg.finance.yahoo.com/news/nokia-sales-down-79-china-131047252.html

[quote=Rodrigo Sasaki]Pelo que eu ouvi, quando foram lançados os modelos smartphone com touchscreen, a Nokia tentou adaptar o Symbian que já existia para funcionar em celulares desse tipo.

Quem teve (ou já mexeu) em um celular dessa época consegue ver claramente que o SO não se compara com os concorrentes, na minha opinião era só uma questão de tempo até largarem o symbian, ou o refazerem do zero.[/quote]

Cara eu tenho um n8 com uma câmera de 12 mpx e lente calr zeiss. A bateria dura 4 dias com gps ligado. Usa o symbian belle. É o melhor smart que já comprei até em comparação com o meu samsung galaxy s2.
A parte do toutchscreen se resume apenas em uma interface não preparada para esses dispositivos. O display sempre funcionou as mil maravilhas. A nokia precisava ter investido no meego e no symbian. Se o fizesse hoje estaria muito melhor.

Definitivamente Adeus também ao j2me

Isso aí já foi tarde e nunca prestou. A parte boa do symbian era o “symbian c++”. Dava para programar até controle remoto controlando a saída de infravermelho dos dispositivos.

O N95 era um sonho de consumo!

[quote=soaresinfo]O N95 era um sonho de consumo![/quote]Era mesmo.

Já era a nokia

[quote=Rodrigo Sasaki]Pelo que eu ouvi, quando foram lançados os modelos smartphone com touchscreen, a Nokia tentou adaptar o Symbian que já existia para funcionar em celulares desse tipo.

Quem teve (ou já mexeu) em um celular dessa época consegue ver claramente que o SO não se compara com os concorrentes, na minha opinião era só uma questão de tempo até largarem o symbian, ou o refazerem do zero.[/quote]
Eu tive o tal Nokia 5880, o primeiro touch, e era simplesmente horrível, péssimo… pq pegaram o Symbian correndo e fizeram de qualquer jeito pra dar tempo de lançar algo logo, e ainda pra “ajudar” era tela resistiva.
Ai depois com mais calma e visto a grande porcaria que fizeram, conseguir melhorar bastante o Symbian Touch, mas mesmo asism, nessa época, já tinham o Maemo em pleno estado de uso, e convenhamos, era extremamente superior ao Symbian.
O problema da Nokia foi mais “comercial” do que tecnológico, eles não souberam usar sua liderança, seu nome forte… demoraram extremamente para pensar num conceito de App Store decente e fazer seus conchavos comerciais para entregar uma gama boa de apps diversos pra sua plataforma.

Realmente uma pena.

[quote=juliocbq][quote=Rodrigo Sasaki]Pelo que eu ouvi, quando foram lançados os modelos smartphone com touchscreen, a Nokia tentou adaptar o Symbian que já existia para funcionar em celulares desse tipo.

Quem teve (ou já mexeu) em um celular dessa época consegue ver claramente que o SO não se compara com os concorrentes, na minha opinião era só uma questão de tempo até largarem o symbian, ou o refazerem do zero.[/quote]

Cara eu tenho um n8 com uma câmera de 12 mpx e lente calr zeiss. A bateria dura 4 dias com gps ligado. Usa o symbian belle. É o melhor smart que já comprei até em comparação com o meu samsung galaxy s2.
A parte do toutchscreen se resume apenas em uma interface não preparada para esses dispositivos. O display sempre funcionou as mil maravilhas. A nokia precisava ter investido no meego e no symbian. Se o fizesse hoje estaria muito melhor.[/quote]

Também tenho um N8 que troquei por um SIII. Mas é um ótimo equipamento.
Quando foi anunciado o uso do Windows Phone, já sabia que era uma questão de tempo para que isso ocorresse. Tudo dependeria apenas de como seriam as vendas e projeções futuras de investimento.