Pessoal, estou criando projetos de estudo e estou com dúvidas sobre a correta nomenclatura de classes e atributos em Java.
Vamos supor que eu tenha o seguinte pacote.
br.com.teste.service
Eu preciso colocar o sufixo SERVICE no nome das classes desse pacote, já que este sufixo já é descrito pelo nome do pacote? Por exemplo:
ClienteService
SalarioService
Sobre o nome dos atributos, imagine a classe Cliente. Penso que todos os atributos pertencem ao cliente, logo não preciso do sufixo CLIENTE no nome dos atributos, estou correto? Exemplo:
Não sou tão experiente, mas espero lhe ajudar pelo menos um pouco.
Ao criar uma classe dentro de um pacote ela já recebe as informações do mesmo, mesmo você não colocando explicitamente.
Procurr algo sobre o tem “Full Qualified Name” das classe, vc vai ver que toda classe tem embutido o nome do pacote.
Agora sobre o atributo acredito que fica a seu critério. O que for mais fácil para você posteriormente identificar em seu projeto.
Por favor, se alguém mais experiente tiver alguma correção quanto ao que falei, fique avontade de corrigir!
Precisar, não precisa, mas dependendo o tamanho do seu projeto, pode evitar ambiguidades caso você tenha outros pacotes que também tenham uma classe Cliente e Salario, já que não é nada prático ficar escrevendo o nome da classe inteiro com o pacote.
Corretíssimo, essa mania de colocar o nome da classe como sufixo dos atributos é mania de quem confunde modelos de classes com modelos entidade relacional.
Por mais que o desenho de uma classe é parecido com o desenho de uma tabela de banco de dados, elas são coisas completamente diferentes.
Então, se sua classe é Cliente, os atributos são somente nome, endereco e idade.