Notebook DELL com Linux 20.04

Galera, vale a pena comprar o notebook da dell com a versão do ubuntu 20.04?

Na minha opiniao sim, por ficar mais barato do que a versão com windows. Por curiosidade, manda ae o link do note que tu tah olhando

Isso vai depender do que você pretende rodar nele.

Por incrivel que parece ainda existem alguns programas que funcionam somente no windows e mac.

Bem verdade que o Linux tem o Wine em que quase 100% dos programas windows rodam, mas eu disse “quase”.

Eu tinha um Windows versao OEM em um NoteBook, mas devido ao grande numero de virus e lentidão resolvi colocar o Linux e roda redondo, uma beleza, e no meu caso me atende completamente.

Linux convive bem com outros SO, no fundo no fundo voce pode ter no mesmo computador
o Windows e dependendo da placa até o Mac.

Ao dar o Boot voce escolhe qual usar.

Claro que pode ter tambem dentro do SO a virtualização acrescentando outros SO(s), mas perde um pouco no processamento,

Esse aqui é o modelo Notebook Dell Inspiron de 15,6" | Dell Brasil
tem como opção de compra ssd de 512 GB…

Na verdade iria rodar somente o Mysql e um pacote office (Libreoffice), o da Dell ta com um preço bom de 2.200… configuração muito boa…

Nesse caso, linux, com certeza linux. Além de ficar mais barato, tu vai rodar isso ai de boas nele.

Linux é muito melhor que o Windows, agora se tiver condição escolha 16 giga de RAM.

Dos notebooks que já tive entre samsung, acer, lenovo um de cada e hoje tô com um segundo Dell. Os Dell com certeza foram os melhores, os dois inspiron o anterior um i3 e atualmente tenho um i5 da 4 geração, ssd 480gb, 8gb ram, e ubuntu 22.04.
Nos estudos aqui de java roda eclipse, mysql, discord, chrome bem liso de boas com memória sobrando. Vai de dell e ubuntu que é uma boa.
E nas horas vagas nunca tive problemas com jogos seja no wine ou na própria steam mesmo rodando bem de boas o que o hardware aguenta.
Não sinto falta de windows pra nada, há alguns anos já não uso.
E quando da problema é só ter aquele velho pendrive bootavel com o ultimo ubuntu lts e já era.
Pra melhorar basta utilizar os favoritos sincronizados no chrome mesmo e o megasync sincronizando arquivos.
Usando a máquina e o sistema sem medo de aprender e ser feliz.
:slight_smile:

1 curtida

Adendo.
Para quem precisa fazer uso de outras ferramentas que geralmente acabam sendo pirateadas no windows como photoshop, editores de vídeo, etc.
Há várias opções muito boas gratuitas a pronto uso na app store do ubuntu

Meu primeiro Notebook foi um Dell XPS 15 que comprei em 2011, a máquina foi impecável até vencer a garantia, 1 mes após, a bateria apresentou problema e não era mais reconhecida.

Profissionalmente tenho usado um Acer Nitro 5, tela de 17’’ com 64GB de RAM e 2 SSDs de 500GB, por enquanto tem atendido minhas necessidades.

Meu primeiro note tbm foi um XPS 15 comprado em 2011. Usei ele até o ano passado. Troquei a bateria umas 3 ou 4 vezes durante 11 anos, nunca tive problema de parar de funcionar algo. Nos últimos 2 anos só usava pra dar aula (abrir powerpoint). Só troquei o HD por um SSD na época do doutorado para dar uma sobrevida e pq o HD já estava encrencando. Meu segundo note, que é o atual, é um Vostro, tbm da Dell e que deu problema no LCD com nem um mês de uso. Hardware é meio loteria infelizmente. Achei ele fraco, devia ter pegado outro XPS, mas o preço estava muito caro. Pra ter menos chances de dar problema tem que comprar equipamento caro mesmo. Atualmente prefiro muito mais trabalhar em desktop do que note, o que, felizmente, eu consigo escolher dado o meu trabalho.

2 curtidas