A equipe do netbeans está liberando as novidades no editor da versão 6.0( ainda em desenvolvimento) , as novidades não parao apenas nestas… a Sun tenta deixar o editor do NetBeans tão bom ou melhor que o do eclipse… vãos esperar os proximos milestones…
Já to com o último daily build do 6.0, preciso só um tempinho pra testar, ver como esta os recursos nesse ponto do desenvolvimento.
Nas versões anteriores, sempre senti os recursos do editor um pouco lentos, em comparados ao eclipse e intellij, vamos ver como esta ficando.
[quote=chun]A equipe do netbeans está liberando as novidades no editor da versão 6.0( ainda em desenvolvimento) , as novidades não parao apenas nestas… a Sun tenta deixar o editor do NetBeans tão bom ou melhor que o do eclipse… vãos esperar os proximos milestones…
http://www.go-java.com/blog/2006/10/20/1161345596365.html
[/quote]
Outra coisa interessante é que as funcionalidades não param nessas anunciadas… o NetBeans 6 está apenas começando e tem como FOCO PRINCIPAL o editor… e a modularização , lemrbando que o 5.5 tinha foco em Java EE 5 , e veja que belo trabalho ficou
ok, nao quero parecer pro-eclipse, mas nao posso deixar de falar. diversas features daí estao presentes desde o eclipse 2.x!!! Mais de 2 anos e meio atras!!!
exempos: live templates, surround with, remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)
O Eclipse é a referência para todas as IDEs; desde que o projeto Eclipse começou (a idéia era “eclipsar” o Visual Studio 6.0, naquela época a referência para IDEs), chegou tão longe que agora é a própria Microsoft que tenta “copiar” recursos do Eclipse.
O Visual Studio 2005 tentou copiar o máximo que pôde (se procurar em blogs.msdn.com deve haver um artigo de um desenvolvedor da Microsoft que afirma isso), mas é claro que não deu tempo.
[quote=Paulo Silveira]
exempos: remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)[/quote]
Ooops! Isso já tem hoje(5.0)! Tecle Alt+Shift+F.
A Paz!!
[quote=Paulo Silveira]ok, nao quero parecer pro-eclipse, mas nao posso deixar de falar. diversas features daí estao presentes desde o eclipse 2.x!!! Mais de 2 anos e meio atras!!!
exempos: live templates, surround with, remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)[/quote]
Sim, é por isso que tanta gente usa o eclipse, mas mesmo assim tem gente que usa o NetBeans porque este também tem suas vantagens, talvez também a mais de dois anos.
Eu, como usuário do NetBeans, fico feliz de ver a Sun melhorando uma coisa que no eclipse é muito melhor, porque eu sinto falta do eclipse quando olho pro editor do NetBeans.
[quote=Paulo Silveira]ok, nao quero parecer pro-eclipse, mas nao posso deixar de falar. diversas features daí estao presentes desde o eclipse 2.x!!! Mais de 2 anos e meio atras!!!
exempos: live templates, surround with, remove unused imports (fala serio que isso nao tinha…)[/quote]
esses exmplos que voce citou já existem no NetBeans desde a versao 4.1 , porem foram melhorados a parecerem mais com o Eclipse…
Na verdade venho acompanhando essa thread já há algumas semanas, e a intenção parece ser maior em dar um ctrl+c no IntelliJ do que no Eclipse.
O que particularmente eu tbm prefiro hehe
AVISO: a partir de hoje não estaremos mais aprovando notícias cuja fonte venha de blogs do próprio autor da notícia. Por favor, quando forem anunciar algum fato, referenciem a própria fonte da notícia.
Grato.
E alguem sabe a data prevista do lançamento do NetBeans 6.0 ?
Deve levar muiiiitos meses, pois ainda nem saiu a 5.5
[quote=Daniel Quirino Oliveira]AVISO: a partir de hoje não estaremos mais aprovando notícias cuja fonte venha de blogs do próprio autor da notícia. Por favor, quando forem anunciar algum fato, referenciem a própria fonte da notícia.
Grato.[/quote]
po que besteira… !
[quote=rafaelsouzaf]E alguem sabe a data prevista do lançamento do NetBeans 6.0 ?
Deve levar muiiiitos meses, pois ainda nem saiu a 5.5
[/quote]
5.5. sai no dia 30 deste mes.
o 6 sai em fevereiro/maio do ano q vem.
[quote=chun][quote=Daniel Quirino Oliveira]AVISO: a partir de hoje não estaremos mais aprovando notícias cuja fonte venha de blogs do próprio autor da notícia. Por favor, quando forem anunciar algum fato, referenciem a própria fonte da notícia.
Grato.[/quote]
po que besteira… ![/quote]
É legal você divulgar as novidades, mas usar você como fonte não é algo confiável. Além disso, se você quiser divulgar seu blog, coloque-o na sua assinatura. Se as pessoas se interessarem pelo que você tem a dizer (baseado no que você fala aqui no fórum), certamente os usuários do GUJ vão se interessar em ler seu diário. Caso contrário, forçá-los a ler seu blog em busca de um notícia que está linkada dentro do seu próprio blog é muito oportunista.
Agora, falando sobre coisas relevantes. Legal ver que o povo do Netbeans está se mexendo buscando melhorar seu editor. Talvez a versão 6.0 fique igual ao Eclipse 2.0 :twisted:
Se falasse que ficaria igual a versão 1.0, eu começaria a achar que vc estava sendo irônico. hehe :lol:
Se falasse que ficaria igual a versão 1.0, eu começaria a achar que vc estava sendo irônico. hehe :lol:
[/quote]
É que eu não lembro do 1.0. Usei da versão 0.7 até a versão 0.9. Daí pulei para a 2.x
Que maldade, eu prefiro o netbeans
Sinceramente, não vejo problemas no editor do NetBeans. Vejo muita gente reclamando e pra mim é tranquilo.
O que mais gosto no Eclipse é o formato do Debug. Esse sim gostaria que o netbeans pensasse à respeito !!
Entretanto, ainda gosto muito do NetBeans. Estou vendo a diferença na prática de algumas pessoas q estão usando amateras para desenvolver JSF x o default do netbeans.
Gosto também do fato de você não precisar baixar muitos plugins como o eclipse para começar a trabalhar.
Todos os exemplos citados por vc já existiam. O que eles estão fazendo é aperfeiçoando, deixando mais simples, mais completo e usando como base os editores do IDEA e do Eclipse.
Só isso.
Aí você apelou também hein hehehehe… tudo bem que sou meio lerdo, mas até hoje eu não consegui fazer funcionar muitos recursos desse plugin… nessa parte o Netbeans é melhor faz tempo na minha opinião.