Novo em programação

Enfim, sou bem novo nessa área e ainda estou a procura de material para aprender. Ando acompanhando alguns podcasts sobre a área (Nerdcast de tec e o hipsters.tech) e estou gostando bastante. Porém, da primeira vez que fui fazer um código seguindo um ebook da Alura que era o (Primeiros passos de um desenvolvedor em C) tive problemas em compilar o arquivo. Deu um " Clang Error" (No MAC OSX) e acabei me aborrecendo e deixando de lado por não achar uma solução pra esse problema. Enfim, estarei começando uma faculdade de ciências da computação e gostaria de chegar sabendo algo pra conseguir um estágio na área logo de cara e ter uma experiência no mercado de trabalho e optei por estudar java. Recomendam alguma planilha de estudos? Tentei fazer um curso SÓ de lógica de programação sem alguma linguagem mas achei bem tediante, fora a ansiedade de aprender uma linguagem logo. O que vocês recomendariam para um iniciante? Obrigado desde já.

1 curtida

Exercism ajuda bastante pra quem quer iniciar em qualquer linguagem que seja. Vale muito a pena.

Fora isso, MOOC’s como Alura e Coursera vão te dar a base necessária para estar preparado e trabalhar na área.

1 curtida

Opa, valeu mano! Vou dar uma fuçada nesses sites.

1 curtida

E ai Bruno, beleza?

Cara não é uma questão muito difícil, mas eu recomendaria você estudar uma linguagem de programação, por exemplo ( Java Desktop e Banco de dados Oracle ).

Tem muita coisa na net top para iniciar e vai te dar uma base bacana.

Preocupe-se em aprender o básico e trabalhar esta questão. Ok?

Abraço!

1 curtida

Bem, algo que sempre fico na duvida que esqueci de colocar no tópico é, fazer curso de lógica é realmente necessário? Ou ir direto pra linguagem é o que vale? Pois lógica realmente não me desceu e achei chato. Já programar direto em C quando tentei gostei e muito. Tenho a parte do joguinho que estava fazendo salvo aqui, só não rodei pois não consegui compilar utilizando o GCC no OSX por conta do erro.

O que um programador precisa é de lógica, isso é o mais importante. Por quê ? Porque com o tempo você aprende os comandos da linguagem, mas não adianta nada aprender os comandos se você não sabe o que precisa fazer.

Por isso eu sempre digo sempre busque melhorar sua lógica, para iniciar na programação eu recomendo o estudo de Algoritmos, não é obrigação estudar Algoritmos para aprender, mas além de você aprender a lógica você vai conseguir aprender qualquer outra linguagem de uma maneira muito mais fácil.

Mas sim é entediante, eu sei muito bem como é a vontade de aprender uma linguagem. Eu tenho um irmão que aos 11 anos gosta de programação, estou ensinando ele e não deixo ele passar para Java por exemplo, pois eu quero que ela aprenda a lógica, enfim, você pode aprender a linguagem direto, é mais difícil mas é possível sem dúvidas, o que eu recomendo: Sempre aperfeiçoe sua lógica.

1 curtida

Estou querendo montar um cronograma de estudos, o que vocês indicariam?

Bruno não tenho em mãos algo para lhe indicar para fortalecer este início de estudos…

Mas busque estudos de lógica na net e vá treinando.
Busque por exercícios seja qual for e vá trabalhando a lógica.

Acho que é isso. Bele? Flw

1 curtida