O departamento de TI vai morrer. E agora?

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/01/26/artigo-o-departamento-de-ti-vai-morrer-e-agora/

Já tinha notado esse movimento no desenvolvimento de software, onde a manutenção e evolução de um sistema são terceirizados, mas a empresa sempre tinha uma equipe para manter sua infraestrutura e os analistas de negócios para evoluir os sistemas ou implementar novos! Será que a TI vai ficar resumida aos analistas de negócios ou esses serão remanejados ou excluidos também?

eu vou ser o primeiro a escrever corram para as colinas?!

O nivel dos artigos decai a cada a dia.
Esse texto generalizou demais sobre cloud computing, como se fosse a bala de prata que faltava.
O autor de tal artigo foi infeliz nas palavras.

É natural que vários segmentos possam migrar para cloud e economizar milhões em não precisar de um setor de TI
para manter seus próprios negócios, mas essa situação não irá acontecer em vários segmentos,

pela simples razão de segurança dos dados. Um ramo que a cloud não tem perspectivas boas é a área financeira.

É muita inocência acreditar que Bancos, alguns com mais de 100 anos cuidando com extrema cautela seus dados
financeiros, ou dados extremamente sigilosos de seus clientes(alguns com centenas de milhões de clientes)
irão colocar todos os seus dados importantes para um terceiro cuidar, gerenciar e o mais importante, manter seguros.

Qualquer falha de segurança em um terceiro que cuida dos dados e programas poderia fazer um banco perder bilhões de dolares e dependendo causar a sua própria falência. Isso sem contar a parte judicial, pois é mais facil um governo acessar os dados privados de um banco por meio da empresa tercerizada do que simplesmente ir direto e tentar a abordagem com o Banco.

Então cloud será uma excelente solução para várias empresas, que irão diminuir seus gastos com TI, mas para outras não.

Isso é uma tendência, até aquele programa que tem um gênio um aladim brasileiro faz programa rapidinho em Java, segundo os relatos é só dizer, quero um programa de estoque para padarias, o que tem pra resolver isso gênio? ele vai e lhe dá várias opções, com a inteligência artificial avançando, será o fim dos programadores, até dos que usam Java.

Não vai morrer.

Mas o cara que escreveu isso ganhou um bom dinheiro dos fornecedores de cloud.

É como o amigo jhonny falou.
Confesso que só tinha visto as maravilhas do cloud até agora…
…Começo a refletir sobre o assunto.

vô fazer as malas, e preparar meu 4x4 pra subir a colina!!!..
corram enquanto é tempo :lol:

eu conheço gente que achou que ia perder o emprego quando chegou o asp e o vb "agora qualquer um vai fazer software…"
e 15 anos depois…

[quote=johnny quest]O nivel dos artigos decai a cada a dia.
Esse texto generalizou demais sobre cloud computing, como se fosse a bala de prata que faltava.
O autor de tal artigo foi infeliz nas palavras.

É natural que vários segmentos possam migrar para cloud e economizar milhões em não precisar de um setor de TI
para manter seus próprios negócios, mas essa situação não irá acontecer em vários segmentos,

pela simples razão de segurança dos dados. Um ramo que a cloud não tem perspectivas boas é a área financeira.

É muita inocência acreditar que Bancos, alguns com mais de 100 anos cuidando com extrema cautela seus dados
financeiros, ou dados extremamente sigilosos de seus clientes(alguns com centenas de milhões de clientes)
irão colocar todos os seus dados importantes para um terceiro cuidar, gerenciar e o mais importante, manter seguros.

Qualquer falha de segurança em um terceiro que cuida dos dados e programas poderia fazer um banco perder bilhões de dolares e dependendo causar a sua própria falência. Isso sem contar a parte judicial, pois é mais facil um governo acessar os dados privados de um banco por meio da empresa tercerizada do que simplesmente ir direto e tentar a abordagem com o Banco.

Então cloud será uma excelente solução para várias empresas, que irão diminuir seus gastos com TI, mas para outras não.[/quote]

Com certeza, mas já havia notado essa migragação na aréa de software, mas não cheguei a imaginar que pegaria a infra estrutura também. Com certeza alguns setores não vão migrar ou vão migrar somente partes não essenciais, mas mesmo assim existe um bom número de empresas que podem adotar essa metodologia.

Isso já ocorreu com aréa de Desenvolvimento de software, pois a tendência é a terceirização mesmo. (Isso ocorreu muito antes de se falar em Cloud) O que não sei é como ficaria os analistas de negócios nesta situação? Creio que a tendência é cada vez maior os analistas de negócios serem pessoas de fora da TI que conhece bem o negócio. Eu pessoalmente conheço poucas empresas que adotam isso, mas pelo jeito vai virar tendência!

[quote=Rafael Marques]eu conheço gente que achou que ia perder o emprego quando chegou o asp e o vb "agora qualquer um vai fazer software…"
e 15 anos depois…[/quote]

#euri

Eu não acredito que a TI vai morrer, simplesmente vai mudar, como muda constantemente cada dia.

Também não acredito que a TI vá morrer mas como os amigos aqui de cima falaram ela vai mudar! E se mudar vai ser pra melhor!

sempre haverá trabalho para as pessoas que estejam com vontade de trabalhar e que tenham se preparado.
o depto. de ti nunca irá morrer.ainda bem … eu não gosto das colinas. :wink:

Galera distorcendo tudo pra variar.

O que o cara quer dizer, isso que nem li o artigo, é que a TI das empresas vai ser tercerizada, somente isso, não que vai acabar a TI :slight_smile:

[quote=Felagund]Galera distorcendo tudo pra variar.

O que o cara quer dizer,[size=18]isso que nem li o artigo, é que a TI[/size] das empresas vai ser tercerizada, somente isso, não que vai acabar a TI :)[/quote]

Mãe diná pacas
cacilds

Vai acabar sim… ocorreu a mesma coisa com os CPDs, e hoje em alguma empresa eles ainda existem? Claro que não :roll:

Provavelmente vão dar um nome novo, algo como Departamento de TN (tecnologia de nuvem) rs.

Com certeza vai, mudar! No artigo é justamente isso que ele fala. Que vai vai morrer como conhecemos hoje. Agora se vai ser para melhor ou pior eu não posso afirmar nada.
A adoção de Cloud é uma grande economia para as empresas, seja em equipamentos, seja em pessoal. Claro que sempre vai ser necessário alguém para uma infraestrutura básica mas isso pode ser tercerizado. Com certeza as equipes das empresas vão diminuir

Meu… não acredito que perdi meu tempo lendo isso…

tsc tsc…

Pois é… 2012 está chegando :shock: hehehe

Inovação contínua… o jeito é adaptar…