O foco do curso de Engenharia da Computação é desenvolvimento de hardware?

Olá para todos.

O mercado de trabalho que é exercido por quem fez o curso de Engenharia da Computação é mercado de nicho?

O foco do curso de Engenharia da Computação é desenvolvimento de hardware?

Se sim, existe mercado de trabalho de desenvolvimento de hardware no Brasil?

Se não existe mercado de trabalho de desenvolvimento de hardware no Brasil, porque não existe?

Aqui

@ENGENHEIRO_DE_SOFTWA,

Segundo o conteúdo do link que você postou, o curso de Engenharia da Computação é mais voltado para hardware.

O mercado de trabalho que é exercido por quem fez o curso de Engenharia da Computação é mercado de nicho?

Se sim, porque?

Existe mercado de trabalho de desenvolvimento de hardware no Brasil?

Se não, porque não existe?

Não existe isso no Brasil , até pra quem fez Ciência da Computação é foda as empresas pagarem bem, mas que um conselho , veja o que o mercado quer e faz cursos e mais cursos !!!, a Plataforma Udemy pode ser uma boa saída pra entrar no mercado brasileiro de software , mas o Brasil esta engatinhando muito ainda !!!

www.udemy.com.br , https://www.udemy.com/curso-web/

veja lá e faça alguns cursos !!!

Se é verdade que não existe desenvolvimento de hardware no Brasil, porque existe o curso Engenharia da Computação no Brasil?

Porque esse País é louco !!! Já discutir projetos de software com quem fez engenharia da computação e foi um desastre o cara não sabia o que era Data Acess Object e pior ainda Hibernate , faça cursos na www.udemy.com , procura ver o que o mercado esta escalando e você vai se dar bem :wink:

Se é verdade que não existe desenvolvimento de hardware no Brasil, onde existe desenvolvimento de hardware?

@Crocodilo,

Você me aconselha fazer cursos na Udemy porque até o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?

Se sim, porque o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?

Os cursos técnicos e tecnológicos de informática tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?

Engenheiro da Computação é uma coisa que visa a construção e elaboração de projetos de novos equipamentos e avanços de hardware e claro que vão ter que conhecer um alguma coisa de engenharia de software como um design de software para determinado hardware, logo Ciência da Computação visa especializações e várias áreas do conhecimento em software , também a elaboração de construção de linguagens de programação baseado na infraestrutura de sistemas complexos de algoritmos , o que estou lhe falando e que o mercado de Ti no Brasil é super desorganizado e ele tem um perfil pra cenários bastante complexo pra quem quer entrar nessa onda, quando disse da Plataforma de conhecimento da Udemy é porque ela é barata e visa lhe dar um norte pra essa loucura toda que esta ai !!!

@Crocodilo,

Você quer dizer que o curso de Engenharia da Computação, Ciência da Computação, os cursos tecnológicos e técnicos de informática não visam dar um norte do mercado de trabalho do Brasil?

Uma coisa é cultura em tecnologia outra coisa é mão na massa em TI

Você quer dizer que o curso de Engenharia da Computação, Ciência da Computação, os cursos tecnológicos e técnicos de informática não preparam para o mercado de trabalho do Brasil?

Você tem a opção de pegar atalhos pra trabalhar na área de Ti, faculdade é bom , mas a realidade de TI é outra coisa , exigi mão na massa você tem que estar no meio de uma empresa de software pra entender o que estou lhe dizendo !!!

1 curtida

Se você deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras linguagens mais populares como Java, PHP e C#. Harbour é indicado para outros casos.

O curso de engenharia da computação é indicado para quem deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo?

Faculdade nenhuma vai te deixar profissional, a faculdade vai te dar uma base teórica.

Eu acredito que o @Crocodilo te indicou os cursos da Udemy pq nenhuma faculdade vai te dar o conhecimento suficiente para você ser programador jr.

Existe, mas existe poucas empresas.
É que nem games… Existem empresas de games no Brasil, só que poucas.

Com base no que você diz pouco tempo? O que seria pouco tempo para você?

Independente do curso de TI que você fizer, você poderá trabalhar em qualquer área de TI.
São cursos similares que não te excluem de ser desenvolvedor de software/hardware, suporte, gerente, etc

Exatamente, a faculdade é um poço de conhecimento é não de especialização, até MBA as vezes não lhe deixa tão apto, quanto ao cursos da Udemy vou lhe dizer estou gostando do que estão oferecendo por lá, uma plataforma barata e objetiva , é disso que a gente precisa !!!

@Mike,

Você disse que faculdade nenhuma vai me deixar profissional, a faculdade vai me dar uma base teórica.

Mas os cursos tecnológos não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?

@Mike,

Eu falei pouco tempo porque eu copiei e colei parte do que está escrito no seguinte PDF:

VLADEMIRO LANDIM JUNIOR

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO USANDO A LINGUAGEM HARBOUR.

FORTALEZA, CEARÁ
2016

Eu copiei desse PDF o seguinte:

"A falta de documentação atualizada e a baixa base instalada, se comparada com linguagens mais populares como o Java e o C#, podem
ser fatores impeditivos para o desenvolvedor que deseja ingressar rapidamente no mercado de
trabalho como empregado. Esses fatores devem ser levados em consideração por qualquer
aspirante a programador. Sejamos claros : se você deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras linguagens mais populares como Java, PHP e C#. Harbour é indicado para os seguintes casos :

  1. O programador da linguagem Clipper que deseja migrar para outra plataforma
    (o Clipper gera aplicativos somente para a plataforma MS-DOS) sem efetuar
    mudanças significativas no seu código fonte.
  2. Profissional que quer ser o dono do próprio negócio desenvolvendo aplicati-
    vos comerciais : Sim, nós dissemos que você pode até desenvolver jogos e apli-
    cativos gráficos com Harbour. Mas você vai encontrar pouco sobre esses assuntos
    nos fóruns da linguagem. O assunto predominante, depois de dúvidas básicas,
    são aqueles relacionados ao dia-a-dia de um"…

@Mike,

É melhor eu reformular a pergunta:

Quem deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego deve estudar quais linguagens?

Quais são as linguagens de programação que tem pouca ou que quase não tem demanda?

Tem esse objetivo. Vou falar pelo cargo de programador…
Se um cara entra no curso de ADS pensando em ser programador, ele não será um profissional apto a ser jr se ele não se dedicar por fora da faculdade, através de cursos, livros e fóruns.

Embora isso seja MUITO dependente de região e demanda, você pode considerar as linguagens “menos populares” ou mais antigas (ou seja, que não foram recebendo updates e tal) como Pascal e COBOL (existe mercado, mas é minúsculo, embora sejam contratados a peso de ouro). Eu considero que todo programador deve ter conhecimento em três tecnologias: HTML, CSS e JS. “Ah, mas eu quero trabalhar com back-end” ainda assim é bom ter essas noções, falo isso por experiência própria. Não existe regra sobre o que estudar, vai da sua finalidade e seus objetivos para com o mercado de trabalho.

Software e games é o quente do mercado na atualidade.

Com que base você afirma isso? O mercado de games tá em expansão (se quiser mais informações), mas “o quente do mercado” é web e mobile. No Brasil mesmo não tem muito mercado pra isso.

Aliás, “Software” é uma noção muito ampla nesse caso. Software sempre vai ser “quente” no mercado de T.I, é como dizer que “Arroz” tem alta saída nos restaurantes, é base. Agora, o tipo de software, a plataforma e afins sim são coisas a serem analisadas.

1 curtida