Segundo o conteúdo do link que você postou, o curso de Engenharia da Computação é mais voltado para hardware.
O mercado de trabalho que é exercido por quem fez o curso de Engenharia da Computação é mercado de nicho?
Se sim, porque?
Existe mercado de trabalho de desenvolvimento de hardware no Brasil?
Se não, porque não existe?
Crocodilo
Não existe isso no Brasil , até pra quem fez Ciência da Computação é foda as empresas pagarem bem, mas que um conselho , veja o que o mercado quer e faz cursos e mais cursos !!!, a Plataforma Udemy pode ser uma boa saída pra entrar no mercado brasileiro de software , mas o Brasil esta engatinhando muito ainda !!!
Se é verdade que não existe desenvolvimento de hardware no Brasil, porque existe o curso Engenharia da Computação no Brasil?
Crocodilo
Porque esse País é louco !!! Já discutir projetos de software com quem fez engenharia da computação e foi um desastre o cara não sabia o que era Data Acess Object e pior ainda Hibernate , faça cursos na www.udemy.com , procura ver o que o mercado esta escalando e você vai se dar bem
Clark_Block
Se é verdade que não existe desenvolvimento de hardware no Brasil, onde existe desenvolvimento de hardware?
Você me aconselha fazer cursos na Udemy porque até o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?
Se sim, porque o curso de Ciência da Computação não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?
Os cursos técnicos e tecnológicos de informática tem o objetivo de formar profissionais para o mercado?
Crocodilo
Engenheiro da Computação é uma coisa que visa a construção e elaboração de projetos de novos equipamentos e avanços de hardware e claro que vão ter que conhecer um alguma coisa de engenharia de software como um design de software para determinado hardware, logo Ciência da Computação visa especializações e várias áreas do conhecimento em software , também a elaboração de construção de linguagens de programação baseado na infraestrutura de sistemas complexos de algoritmos , o que estou lhe falando e que o mercado de Ti no Brasil é super desorganizado e ele tem um perfil pra cenários bastante complexo pra quem quer entrar nessa onda, quando disse da Plataforma de conhecimento da Udemy é porque ela é barata e visa lhe dar um norte pra essa loucura toda que esta ai !!!
Você quer dizer que o curso de Engenharia da Computação, Ciência da Computação, os cursos tecnológicos e técnicos de informática não visam dar um norte do mercado de trabalho do Brasil?
Crocodilo
Uma coisa é cultura em tecnologia outra coisa é mão na massa em TI
Clark_Block
Você quer dizer que o curso de Engenharia da Computação, Ciência da Computação, os cursos tecnológicos e técnicos de informática não preparam para o mercado de trabalho do Brasil?
Crocodilo1 like
Você tem a opção de pegar atalhos pra trabalhar na área de Ti, faculdade é bom , mas a realidade de TI é outra coisa , exigi mão na massa você tem que estar no meio de uma empresa de software pra entender o que estou lhe dizendo !!!
Clark_Block
Se você deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras linguagens mais populares como Java, PHP e C#. Harbour é indicado para outros casos.
O curso de engenharia da computação é indicado para quem deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo?
Mike
Faculdade nenhuma vai te deixar profissional, a faculdade vai te dar uma base teórica.
Eu acredito que o @Crocodilo te indicou os cursos da Udemy pq nenhuma faculdade vai te dar o conhecimento suficiente para você ser programador jr.
Existe, mas existe poucas empresas.
É que nem games… Existem empresas de games no Brasil, só que poucas.
Com base no que você diz pouco tempo? O que seria pouco tempo para você?
Independente do curso de TI que você fizer, você poderá trabalhar em qualquer área de TI.
São cursos similares que não te excluem de ser desenvolvedor de software/hardware, suporte, gerente, etc
Crocodilo
Exatamente, a faculdade é um poço de conhecimento é não de especialização, até MBA as vezes não lhe deixa tão apto, quanto ao cursos da Udemy vou lhe dizer estou gostando do que estão oferecendo por lá, uma plataforma barata e objetiva , é disso que a gente precisa !!!
Eu falei pouco tempo porque eu copiei e colei parte do que está escrito no seguinte PDF:
VLADEMIRO LANDIM JUNIOR
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO USANDO A LINGUAGEM HARBOUR.
FORTALEZA, CEARÁ
2016
Eu copiei desse PDF o seguinte:
"A falta de documentação atualizada e a baixa base instalada, se comparada com linguagens mais populares como o Java e o C#, podem
ser fatores impeditivos para o desenvolvedor que deseja ingressar rapidamente no mercado de
trabalho como empregado. Esses fatores devem ser levados em consideração por qualquer
aspirante a programador. Sejamos claros : se você deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras linguagens mais populares como Java, PHP e C#. Harbour é indicado para os seguintes casos :
O programador da linguagem Clipper que deseja migrar para outra plataforma
(o Clipper gera aplicativos somente para a plataforma MS-DOS) sem efetuar
mudanças significativas no seu código fonte.
Profissional que quer ser o dono do próprio negócio desenvolvendo aplicati-
vos comerciais : Sim, nós dissemos que você pode até desenvolver jogos e apli-
cativos gráficos com Harbour. Mas você vai encontrar pouco sobre esses assuntos
nos fóruns da linguagem. O assunto predominante, depois de dúvidas básicas,
são aqueles relacionados ao dia-a-dia de um"…
Quem deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego deve estudar quais linguagens?
Quais são as linguagens de programação que tem pouca ou que quase não tem demanda?
Mike
Tem esse objetivo. Vou falar pelo cargo de programador…
Se um cara entra no curso de ADS pensando em ser programador, ele não será um profissional apto a ser jr se ele não se dedicar por fora da faculdade, através de cursos, livros e fóruns.
FearX
Embora isso seja MUITO dependente de região e demanda, você pode considerar as linguagens “menos populares” ou mais antigas (ou seja, que não foram recebendo updates e tal) como Pascal e COBOL (existe mercado, mas é minúsculo, embora sejam contratados a peso de ouro). Eu considero que todo programador deve ter conhecimento em três tecnologias: HTML, CSS e JS. “Ah, mas eu quero trabalhar com back-end” ainda assim é bom ter essas noções, falo isso por experiência própria. Não existe regra sobre o que estudar, vai da sua finalidade e seus objetivos para com o mercado de trabalho.
ENGENHEIRO_DE_SOFTWA
Software e games é o quente do mercado na atualidade.
FearX1 like
Com que base você afirma isso? O mercado de games tá em expansão (se quiser mais informações), mas “o quente do mercado” é web e mobile. No Brasil mesmo não tem muito mercado pra isso.
Aliás, “Software” é uma noção muito ampla nesse caso. Software sempre vai ser “quente” no mercado de T.I, é como dizer que “Arroz” tem alta saída nos restaurantes, é base. Agora, o tipo de software, a plataforma e afins sim são coisas a serem analisadas.
No Brasil só se for quente em cursos mesmo. Demanda quente é lá fora nas grandes produtoras de jogos.
Clark_Block
Nem os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau não formam profissionais aptos a serem jr?
Mike
É só ver o que os cursos passam de materias…
Dois exemplos de cada assunto é muito pouco, tem que praticar bastante.
Normalmente, os conteúdos são picadinhos, ou seja, são pequenos.
Bom mesmo é pegar várias coisas e ir juntando fazendo um projeto “grande”, pois ai tudo muda.
Depois eu lhe fiz a seguinte pergunta sobre os cursos tecnológos:
“Mas os cursos tecnológos não tem o objetivo de formar profissionais para o mercado”?
Você me respondeu dizendo:
"Tem esse objetivo. Vou falar pelo cargo de programador…
Se um cara entra no curso de ADS pensando em ser programador, ele não será um profissional apto a ser jr se ele não se dedicar por fora da faculdade, através de cursos, livros e fóruns".
Depois foi a vez dos cursos técnicos de informática de nível de 2° grau.
Quando você me respondeu sobre as faculdades e cursos tecnológos, você não me disse que me responderia se eu falar o conteúdo do curso.
Mike
A faculdade n deixa jr pq ela não passa os conteúdos suficientes
Crocodilo
Eu expliquei muito bem, eu entendo você reclamando, mas o mercado de TI é realmente desonesto !!!
Os cursos técnicos de informática de nível de 2° grau formam profissionais aptos a serem jr?
ENGENHEIRO_DE_SOFTWA
Técnico? esquece.
Mike
Pra Java Jr, eu diria que é necessario conhecer isso:
Orientação a Objetos
Collections(List, Map e Set)
Thread
Generics
JDBC
JPA com Hibernate
JAX-WS ou JAX-RS
Um framework java web (JSF ou Spring)
Git
JasperReports
HTML
CSS
JS
Bootstrap (ou similar) pra caso de Spring
PrimeFaces para caso de JSF
Prontinho, se o curso conseguir te dar um norte sobre esses assuntos, o suficiente para você se virar, eu diria que você pode ser Jr.
Ps: boa parte dos trabalhos pedem graduação, então faça, nem que seja pelo diploma
Crocodilo
Nossa já acho um super curriculum , o que seria Java Senior ?
Mike
Ué, o que você acha que precisa para ser jr?
O que eu mais vejo é gente que aprende laço de repetição e ja quer trabalhar como dev.
Pra Senior não muda muito, você vai ter a experiência e não vai ficar tanto na tentativa e erro.
Crocodilo
@Mike, sim concordo com você, mas projetos de TI vai muito dos requisitos funcionais e não funcionais do sistema , quanto nas aplicações Web os frameworks podem variar, eu acredito que se a pessoa sabe meta-programação e orientação a objetos já é um trunfo pra se atuar em desenvolvimento
Mike
Eu falei sobre o básico do java e os frameworks java que são mais usados.
JAX-WS ou JAX-RS para webservice.
JPA para persistencia (conhecer previamente JDBC)
JSF ou Spring para web
HTML, CSS e JavaScript (básico da web)
Pra ser programador Java tem que saber todas as combinações do alfabeto.
Clark_Block
É desanimador postar um tópico para ser respondido, mas o que acontece é perder tempo ouvindo resposta que contradiz outra e achismo.
Se todos respondessem baseado em fatos, não haveria tanta resposta besta.
O ENGENHEIRO_DE_SOFTWA disse que software e games é o quente do mercado na atualidade, o FearX perguntou para ele com que base ele afirma isso, o javaflex disse que no Brasil só se for quente em cursos mesmo.
O Mike disse que pra Java Jr, ele diria que é necessario conhecer isso:
Orientação a Objetos
Collections(List, Map e Set)
Thread
Generics
JDBC
JPA com Hibernate
JAX-WS ou JAX-RS
Um framework java web (JSF ou Spring)
Git
JasperReports
HTML
CSS
JS
Bootstrap (ou similar) pra caso de Spring
PrimeFaces para caso de JSF
O Crocodilo disse que acha um super curriculum e perguntou o que seria Java Senior.
Não é melhor não responder do que vir aqui fazer outros perder tempo postando besteiras, postando o que não é baseado em dados confiáveis e fatos?
Será que se vê no StackOverflow tantas contradições e achismos?
Mike
Eu não sei de onde ele tirou que games é quente no brasil, muito pelo contrario…
Bom… Para confirmar o que eu disse aqui, basta procurar no google: “Desenvolvedor Java Jr” e aparecerá algo muito próximo do que eu disse aqui.
Eu tinha perguntado sobre o “emprego rápido em programação”, parece que pra java não é tão simples e rápido como foi dito não é?
Mas tirando o java do assunto, ser desenvolvedor front-end é bem mais rápido, ou até mesmo uma outra linguagem back-end.
Eu desconheço uma linguagem mais demorada do que java para se entender o básico (boa parte do que eu postei não é o básico, mas o necessário), se alguém souber, compartilhe conosco
javaflex
Isto é um forum de discussão, não é stackoverflow.
Aqui nesse tópico você disse que para confirmar o que você disse, basta procurar no google: “Desenvolvedor Java Jr” e aparecerá algo muito próximo do que você disse aqui.
Você vai colocar pelo menos os links que você viu que mostram que aparece algo muito próximo do que você disse aqui?
Ou você vai fazer do mesmo jeito que você fez no tópico que eu postei sobre o Assembly?
Ou seja, você não vai colocar nenhum link porque você nunca viu isso ou porque isso não existe no Google?
Eu falei de maneira bem simples que eu perguntei isto por causa do que está escrito no PDF do Vlademiro Landim sobre o Harbour.
Por favor, leia outra vez o que eu falei sobre isso, eu até reformulei as perguntas, mas parece que você não leu a mensagem onde eu falei sobre o Harbour.
As perguntas que eu fiz foram essas:
Quem deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego deve estudar quais linguagens?
Quais são as linguagens de programação que tem pouca ou que quase não tem demanda?
Mike
Mas que menino preguiçoso em? Querem que fazem tudo por você? Não tem a capacidade de pesquisar no google?
Agora quer o pessoal do fórum te mostre as vagas?
Para saber o que um Jr precisa, basta digitar no google: “Vaga Desenvolvedor Jr”. Tem alguma maneira mais fácil que essa?
Sobre o assembly, você ja viu quantas vagas de assembly tem?
Basta digitar no google “Assembly vagas”, verá que há pouquíssimas vagas comparadas com as outras linguagens.
Mike
JavaScript esta em alta, eu indicaria estudar o JS puro e depois estudar um framework JS.
Depois do JS puro, eu escolheria JQuery e depois React.
Java tem bastante demanda, mas ta longe de um aprendizado rápido.
Python esta crescendo bastante, principalmente com Machine Learning.
Php tem demanda e é de rapido aprendizado.
Como eu disse, JavaScript esta em alta, é possível utilizar tanto no front quanto no back. Eu investiria pesado nele, pois será sempre usado independente do backend
Eu pedi links porque as vagas de emprego são um dos lugares errados para se saber o que é realmente exigido de qualquer cargo de informática.
Há vagas de emprego que exigem mal, tão mal que exigem tecnologia que não existe, por exemplo, o tipo de vaga que exige .Net, SAP, Cuda Extension, C, C++, Oracle, entre muitas outras coisas, exige até mesmo coisa que não existe como a linguagem C+, o seguinte link mostra um exemplo deste tipo de vaga: https://m.infojobs.com.br/vaga-de-cargo-desenvolvedor-junior-em-sao-paulo__5938761.aspx
Mike1 like
Há algumas vagas que abusam ou que tenham coisas erradas, mas a MÉDIA esta certo.
Da pra saber que C+ é C++, não da?
Se você não quiser acreditar no que eu disse, é um direito seu
javaflex
Bem vindo a selva, vai ter que lidar com isso, mas o melhor é ser indicado por algum amigo.
Humanos erram, vai ter que lidar com isso também. Vale pra vida como um todo.
Na época que eu procurava nem tinha essa molezinha de vagas na internet. Minha estratégia era focar no item principal, se o item mais forte da vaga era por exemplo Delphi, eu me candidatava independente de outros itens. No final das contas era pra apenas dar manutencao em um sistema existente, onde o requisito principal era saber programar usando Delphi e ser safo pra aprender o que nao souber conforme a demanda.
Concordo que no mundo Java a coisa é bem feia, por padrao nao tem um bom direcionamento sob o guarda-chuva da Oracle, são n soluções de terceiros para suprir as deficiências, fora o excesso de engenharia que é comum entre programadores Java.
Se percebe que este tipo de vaga não fala C+ querendo dizer C++ porque quando se lê as exigências, se lê que C+ e C++ são exigidos, você nem leu as exigências dessa vaga não é?
Eu citei o link dessa vaga, mas eu vou citar também as exigências dessa vaga:
EXIGÊNCIAS
Escolaridade Mínima: Ensino Médio (2º Grau)
Programação: ASP, VB.Net, Ruby, Python, PHP, MATLAB, jQuery, JavaScript, Java, HTML, R, Dot Net, Cuda extensions, CSS, COBOL, C++, C+, C#, C, ASP.Net, Erlang
Aplicações de Escritório: StarOffice, Open Office, Microsoft Word, Microsoft Outlook, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint
Sistemas Operacionais: VMS, FreeBSD, IBM OS, JavaOS, Linux, Mac OS, NetBSD, NT 4.0, Solaris, UNIX, Windows
Você concorda agora que essa vaga não diz C+ querendo dizer C++?
A discussão estaria melhor se estivesse no estilo do suporte da Red Hat, não é verdade?
Eu digo estilo do suporte da Red Hat querendo dizer sem respostas inúteis, ou seja, sem respostas que são achismos ou besteiras que não são baseadas em dados confiáveis e em fatos, sem respostas que contradizem outras respostas porque são respostas erradas.
Se eu soubesse que existem poucas empresas de games no Brasil, eu teria postado este tópico perguntando também sobre o mercado de games do Brasil, mas eu não quero abrir tópico para perguntar sobre o mercado de games, então eu vou perguntar aqui neste tópico.
Porque o mercado de games tem poucas empresas no Brasil?
Porque o mercado de desenvolvimento de hardware tem poucas empresas no Brasil?
Se é verdade que o mercado de desenvolvimento de hardware tem poucas empresas no Brasil, porque existe o curso de Engenharia da Computação no Brasil?
Existem também outros mercados da área de informática que tem poucas empresas no Brasil?
Se sim, quais são?
Se sim, porque tem poucas empresas no Brasil?
Eu estou tentando aprender Lógica de Programação estudando o livro Lógica de Programação - A construção de algoritmos e estruturas de dados do André Luiz Villar Forbellone para depois tentar aprender linguagem de programação que tem mercado.
Eu estou curioso sobre as linguagens de programação que servem para programar games.
Quais são as linguagens de programação que são usadas no mercado de games?
FearX
Por que não existe incentivo fiscal nem campo de desenvolvimento específico para isso.
Assim como todo lugar, sim.
Podemos citar um mercado que vem caindo cada vez mais: Infraestrutura física
Por que o mercado cloud cresce. Mas se eu precisasse explicar isso, ia pedir pra você se retirar da área de T.I.
Principalmente C++ e Java.
C++ é a mais usada.
Quanto ao mercado de jogos e tudo relacionado, posso esclarecer suas duvidas
FearX1 like
Eu te digo que nem a faculdade faz isso.
Tem o objetivo de formar profissionais básicos para o mercado. Se a empresa quer um profissional básico, é outra coisa. Num cenário onde o que vale são seus conhecimentos, pouco importa seu diploma. Imagine que o cara vá contratar um desenvolvedor Java. Ele recebe dois curriculos: um formado em ADS e o outro em BCC. Ambos recém-formados. Só que o BCC tem um OCP-JP. Quem você acha que ele vai contratar? O cara que saiu de uma faculdade “focada no mercado” ou um cara que tem uma certificação provando que ele sabe? Não precisa nem ser certificação, nego. Portfólio e repositório falam por si só.
Cada profissional nesse fórum tem uma perspectiva diferente sobre o mesmo assunto. Apenas duas coisas são obvias: a verdade nunca é absoluta para nenhum caso && para formar sua opinião você não deve se manter em uma única perspectiva. Quer dizer, até pode. Mas não seja ignorante a ponto de considerar que essa é a absoluta verdade.
Comparação tosca. Stackoverflow é um Q&A, aqui é um fórum. Apesar de parecer, são coisas bem diferentes.
Depende. Quer trabalhar do que? Quer apenas a base para aprender bem? JS HTML CSS. Quer ser um programador front end? JS, HTML e CSS, e estuda os frameworks do Js, tipo Ionic, Angular e React. Fora o Node.js. Quer ir pro back end? HTML, CSS, JS e uma linguagem server-side a sua escolha. Quer ser DevOps? Python. Volte duas casas, defina seu perfil, e aí sim você vai saber por onde começar.
E por fim: Clark, eu entendo sua ânsia pela verdade e em conhecer as coisas. É bacana que você realmente investigue a fundo cada resposta.
Mas essa aqui é uma comunidade onde a galera tenta ao máximo se ajudar, e deu pra sentir muito bem seu tom irônico quanto as respostas dos membros. Quer respostas objetivas? StackOverFlow. Quer respostas absolutas para seus problemas? Pague um profissional da área para aconselhar melhor sua jornada.
Fora que é de comum senso fazer perguntas após ter pesquisado. Não é de boa educação que se chegue “puro” pedindo ajuda, sabe? E mesmo para manter a discussão, continue pesquisando. Assim você evita de tomar o tempo de outras pessoas também (:
Acima de tudo, tente manter o decoro e o respeito para com os seus colegas de fórum.
Boa tarde meu caro, qqlr dúvida posta ae que tentaremos te ajudar.
FearX
Realmente, a curva de aprendizado do Java é bem zoada. Mas é uma ótima linguagem, boa para aprender sobre herança e orientação a objetos e tudo mais…
Eu vou tentar que você responda as seguintes perguntas antes de lhe perguntar sobre o mercado de games.
Porque o mercado de desenvolvimento de hardware tem poucas empresas no Brasil?
Se é verdade que o mercado de desenvolvimento de hardware tem poucas empresas no Brasil, porque existe o curso de Engenharia da Computação no Brasil?
FearX
Incentivo fiscal, em primeiro lugar. Segundo, baixa demanda uma vez que a maioria dos hardwares e periféricos tem um custo de produção alto e um custo de revenda maior ainda, uma vez que o governo taxa tudo que é produzido.
Por que, independentemente do tamanho da área de atuação, existem profissionais para isso. Um engenheiro da computação também recebe bases para seguir em outra profissão, caso ele não atue nessa área. Fora que, se você pensar dessa forma, inumeros cursos seriam fechados, como Big Data no Agronegócio.
PS: Eu não entendo muito de Engenharia da Computação, mas essas dúvidas básicas eu consigo te responder através desse site aqui (mas majoritariamente pela experiencia na área)
Clark_Block
Eu falei aqui sobre o tópico que eu postei sobre o Assembly por causa de uma das respostas do Mike.
Eu não quero postar aqui no GUJ outro tópico sobre o Assembly e eu decidi não desperdiçar esta oportunidade de perguntar sobre o Assembly aqui neste tópico.
Agora há quantas vagas de emprego que exigem o uso de Assembly no Brasil?
Existe agora demanda de Assembly no Brasil?
Se não, onde existe?
Eu pergunto isto porque eu suponho que essas vagas são tão poucas que é possível contar até nos dedos.
Se no Brasil não há agora vagas de emprego que exigem o uso de Assembly, onde há agora vagas de emprego que exigem o uso de Assembly e quantas vagas há em cada país onde houver agora vagas de emprego que exigem o uso do Assembly?
LuanFroehlich1 like
Todas as suas perguntas não podem ser respondidas com uma resposta de certeza pois cada uma é composta por um universo de variáveis que não é possível considerar todas para determinar algo exato. Aceita que dói menos.
O pessoal ta dando resposta baseado nas experiencias e leituras de cada um. Isso varia para cada um. A vaga de Desv Jr aqui na minha região não será mesma em SP, nem em nível de conhecimento exigido muito menos em salario.
Por uma porrada de variáveis como por exemplo, levar 3 meses para desenvolver um jogo simples mobile, você publica na google play, coloca itens de compra para o governo te comer 30% de imposto em cada compra. Imagina que a cada 1 real o governo te come 30 centavos. Agora imagina que seu jogo é uma gota de água que caiu no oceano. É assim o cenário metaforicamente falando pra você entender a quantidade de jogos ofertados na loja somados ao seu. Quantos jogos você precisa desenvolver para ter um lucro descente? Quantos usuários você vai precisar alcançar? E olha q estou falando só de games mobile, piora ainda mais a situação quando é jogo para desktop como um “Cup Head da vida”.
Depende do jogo que você quer desenvolver, tem Corona na linguagem Lua, Unity 3D na linguagem C#, Unreal (não sei a linguagem), Java, JavaScript, tem jogo até em HTML5. Então, depende do jogo que você quer desenvolver.
Abre uma empresa. Fique dentro das leis. Pague os impostos. Pague funcionários. Procure cliente. Desenvolva um produto. Quando você TENTAR apenas essas coisinhas, você vai entender o porque tem poucas empresas.
Agora vamo lá: Amigão, aqui não é o Google. Como podemos ter essas respostas? Espera que pesquisamos por você? Vamo sair dessa tua zona de conforto e mexer os dedinhos?
Por que raios nós deveriamos saber isso? Se o interesse é seu, GOOGLE IT!
E esse lance de “aproveitar post” é errado.
FearX2 likes
Quanto a jogos acho que já deu de perguntas, já entrou até em Assembly. O que me deixa bravo é que os caras não fazem um mínimo de pesquisa e vem aqui querer resposta, cara. o @darlan_machado q sempre dá uns esporros em nego que vem assim querer coisa de graça, acho que agr eu entendo o pq.
O Sr. Não Tenho Google tem alguma dúvida pertinente ou já acabou?
Por favor, ignore o que eu perguntei sobre o Assembly.
Há poucas empresas do mercado de games no Brasil, o que dizer do mercado de games do Nordeste, do Norte e das outras regiões do Brasil?
Eu escrevi em primeiro lugar sobre o mercado de games do Nordeste porque o Nordeste é a região mais pobre do país, porque eu moro no Nordeste e eu estou preocupado porque eu pretendo cursar informática, o mercado de informática do estado onde eu moro que é o Piauí é fraco.
LuanFroehlich
Você já pesquisou as instituições que ofertam esse curso?
Se sim, quais delas você tem interesse em entrar?
Se já tem uma em mente, você já acessou a agrade dela no site?
Se você sabe a grade, você já pegou item por item e pesquisou no Google?
Se já pesquisou todos esses itens, fez a mesma coisa com outra instituição?
Se já fez, comparou as duas?
Se já pesquisou todos os item da grade, você tem uma noção agora se o curso de Engenharia da Computação daquela instituição especifica é mais voltado para Hardware ou não.
FearX
A região nordeste tem algumas start-ups e desenvolvedoras indies muito bacanas, para saber mais sobre elas, já sabe. Mas quando você diz “O que dizer”, você abre um leque gigantesco de possibilidades a serem ditas. Então, sobre o que especificamente você quer saber? Se você especificar a pergunta, talvez eu possa te ajudar melhor
Clark_Block
Vale a pena fazer um curso tecnólogo de games para conseguir emprego no Nordeste?
Quem estuda games para trabalhar no Nordeste tem muitas possibilidades de ficar desempregado por causa do mercado de games do Nordeste?
FearX
Depende. Tá pensando em abrir sua start-up? Tá pensando em sobreviver de jogos indies? São mil e uma variáveis que definem isso. Eu acredito que não, mais vale um BCC e atuar na área de jogos.
Eu diria pelo mercado de jogos no Brasil, mesmo. Mas é por isso o BCC. Seu leque de oportunidades de emprego aumenta gigantescamente, é até um tipo de prevenção caso a carreira em jogos não decole. Fora que você pode fazer uma pós graduação especializada em jogos. Continue estudando por fora em ambos o casos e você deve conseguir algo, talvez.
Clark_Block
Eu estou pensando em conseguir emprego, ser funcionário de empresa.
FearX
Então estude as oportunidades que tem na sua região, veja especificações que precisam e requisitos para isso. E, principalmente: entenda que no Brasil até o presente momento esse não é um TÃO campo viável.
LuanFroehlich
Acho que o @FearX disse antes, estuda HTML, CSS, JavaScript de inicio.
Dai pesquisa aqui no GUJ mesmo sobre “inicio de carreira, como começar, o que estudar” etc. Tem muito tópico já falando sobre isso e com certeza vai te dar uma noção.