O JavaFX é apenas uma tecnologia visual?

Olá pessoal, eu quero fazer um programa para meu TCC e pretendo usar o JavaFX porque quero fazer o código ter uma interface bonita usando a linguagem Java como base.
Eu ainda fico em dúvida sobre o que realmente faz o JavaFX, visto que, encontro pouca informação (não sei se estou pesquisando de forma errada) e isso me deixa preso em pequenos tutoriais que até o momento só me mostraram poder gráfico e não me mostraram como manipular o código de java junto com esse interface gráfica.

Preciso programar o código de execução junto a parte gráfica.

Se alguém puder dar uma luz eu agradeço.

Olá, em resumo o JavaFX é uma biblioteca para criação de interfaces gráficas. Ela usa FXML e CSS para criação das interfaces, que também pode ser feito via código. Obviamente você precisa do java para executar um app feito com JavaFX. As classes do pacote javafx fazem parte da sua API, com elas você poderá criar seus projetos usando essa tecnologia. Todos os elementos que você usa no seu layout FXML possuem uma classe java correspondente como, por exemplo, a classe javafx.scene.control.Button que é representada por <Button>, vaja a Documentação do FXML.

Veja a Documentação Oficial para mais detalhes.

Andrauss, então quando eu vou no NetBeans, inicializo como novo projeto JavaFX.
Ele me prepara uma main com um Hello World, aquela janelinha já tem um exemplo do que o JavaFX pode fazer, mas aquela na mesma classe há o método public void start (Stage primaryStage) antes do método Main e pelo que entendi e fiz alguns tutoriais, lá eu configuro a parte visual.

Não sei se a parte de codificar em si é em Java normal? Como eu integro o Java no JavaFX?

Olá, acho que está um pouco confuso com as tecnologias, vou explicar melhor: O javaFX é uma API (biblioteca) JAVA, então você irá programar usando Java (normal). O ambiente é java, nesse caso você pode usar qualquer biblioteca Java para outras finalidades, como: banco de dados, web service etc.

Suas classes de negócio, exemplo, Pessoa, Endereço, Produto… serão integradas com as APIs do JavaFX para que possam ser realizados cadastros, pesquisas… Em resumo: se você está programando em JavaFX está usando java.

Outra iformação: A partir do Java 8 o JavaFX está incluso por padrão, ou seja, é uma biblioteca padrão do JavaSE.

JavaFX não é só FXML, leia a documentação, vai esclarecer bastante coisa. :wink:

Esse tutorial é muito reverenciado(merecidamente): http://code.makery.ch/library/javafx-8-tutorial/pt/part1/

Estava dando uma lida rápida e parece bastante completo interessante, vai me ajudar.
Estou precisando de material mesmo.

Muito obrigado!

Ok, vou buscar material para melhor estudo e compreenção. Eu realmente precisava de uma luz para começar o meu racicínio.
Meu software será tipo desktop, então eu quero usar o JavaFX para utilizar uma tecnologia mais nova e dentro da linguagem com a qual tenho familiaridade que é o Java.

Muito obrigado!