O Paranormal do Fantástico

Não tem jeito, vai descambar para religião…

[joke]
“Eu me recuso a provar que existo,” diz Deus, " pois prova nega a fé, e sem fé eu não sou nada."
“Mas,” diz o Homem, “o peixe de Babel contradiz isso, né? Ele não poderia ter evoluído à toa. Isto prova que Você existe e, pelos Seus próprios argumentos, prova o contrário.”
“Oh não,” diz Deus, “eu não havia pensado nisso,” e desaparece em uma nuvem de lógica.
“Bem, essa foi fácil,” diz o Homem, que segue numa cruzada para provar que o branco é preto e se mata ao ver uma zebra.

[/joke]

OK, o evangelho de judas não data do primeiro século?
tah bom …

Yeap, claro …
12 apostolos escreveram e 4 constam na biblia, por que não incluiram os outros?

Cada um acredita no que quer …
só não chegue aqui dizendo que o que você pens é a verdade absoluta.

[quote=adriano.ferranti]
Urubatan, pelo que entendi, o Carneiro não está dizendo que o certo é a maneira de pensar, mas (no que eu concordo) a questão pode ser resumida numa pergunta. Sabendo que o espiritismo reconhece e crê em Jesus, logo deve aceitar a Bíblia como a palavra de Deus, certo? Pois creio que ninguém discorda que a Bíblia cita inúmeras vezes que “os mortos não voltam à vida” apenas haverá ressurreição no dia do juízo final. Então vai minha pergunta, quanto ao fato de um colega anteriormente ter dito que “todo espírita é cristão”, como se pode dizer que uma crença segue duas coisas completamente diferentes?[/quote]
acreditar em cristo não quer dizer acreditar no que a igreja católica disse que ele falou.
tente responder o me post anterior dizendo por que os outros evangelhos não entraram na biblia? não acha estranho existirem 12 apostolos e apenas 4 serem incluidos na biblia? quem é a igreja católica para decidir quais textos foram inspirados pelo espirito santo?
falo em igreja católica por que a primeira versão sa biblia (novo testamento), pelo menos pelo que eu sei, foi montada por eles …

ja qe descambou para religião mesmo …
alguem por favor bloqueia isto, eu como me envolvi na discução não tenho o direito de fazer isto :slight_smile:

bem na hora que eu respondi fecharam! ainda bem que tenho pdoeres sobrenaturais

[quote=urubatan]
tente responder o me post anterior dizendo por que os outros evangelhos não entraram na biblia? não acha estranho existirem 12 apostolos e apenas 4 serem incluidos na biblia? quem é a igreja católica para decidir quais textos foram inspirados pelo espirito santo?
falo em igreja católica por que a primeira versão sa biblia (novo testamento), pelo menos pelo que eu sei, foi montada por eles …[/quote]

Urubatan, uma rapida explicacao de um filho de ex-padre:

Primeiramente, quem decidiu quais livros foram inspirados nao foi a igreja catolica. A igreja catolica nasceu com Constantino, ja o canon nasceu bem antes.

Quando os cristaos eram perseguidos, antes de Constantino declarar o imperio como cristao, eles precisavam de alguma forma para combater a cultura greco-romana e a judaica. Os cristaos nao tinham um texto basico, o que eles tinham eram CENTENAS de documentos, epistolas e relatos.

Um dia as igrejas conhecidas como primitivas (Corintio, Roma, etc) sentaram e decidiram escolher um montao de livros para serem usados como sua doutrina. nao podiam pegar todos porque tinham MUITOS, mas MUITOS mesmo (da pra ter uma ideia no excelente site http://www.earlychristianwritings.com/)

Alguns criterios usados para selecionar o que ia entrar na biblia:

• carta/livro deveria ser famoso na maioria das igrejas primitivas
  • autor deveria ter proximidade a Cristo
  • nao poderia contradizer um livro que era aceito por todas as igrejas

Alguns evangelhos apocrifos, como o de Maria Madalena, Judas e o proto evangelho de Sao Mateus iam de encontro com a tradicao judaica, dando igualdade demais entre homens e mulheres (diferentemente do que Paulo prega na carta aos Corintios) e matavam a noção de igreja (assista Stigmata).

O criterio é humano. Se voce quer aceita-lo, é uma questao puramente de fé. Ninguem tem como provar nada, se tivesse nao seria religiao, seria ciencia.

[quote=Paulo Silveira]bem na hora que eu respondi fecharam! ainda bem que tenho pdoeres sobrenaturais

Urubatan, uma rapida explicacao de um filho de ex-padre:

Primeiramente, quem decidiu quais livros foram inspirados nao foi a igreja catolica. A igreja catolica nasceu com Constantino, ja o canon nasceu bem antes.

Quando os cristaos eram perseguidos, antes de Constantino declarar o imperio como cristao, eles precisavam de alguma forma para combater a cultura greco-romana e a judaica. Os cristaos nao tinham um texto basico, o que eles tinham eram CENTENAS de documentos, epistolas e relatos.

Um dia as igrejas conhecidas como primitivas (Corintio, Roma, etc) sentaram e decidiram escolher um montao de livros para serem usados como sua doutrina. nao podiam pegar todos porque tinham MUITOS, mas MUITOS mesmo (da pra ter uma ideia no excelente site http://www.earlychristianwritings.com/)

Alguns criterios usados para selecionar o que ia entrar na biblia:

• carta/livro deveria ser famoso na maioria das igrejas primitivas
  • autor deveria ter proximidade a Cristo
  • nao poderia contradizer um livro que era aceito por todas as igrejas

Alguns evangelhos apocrifos, como o de Maria Madalena, Judas e o proto evangelho de Sao Mateus iam de encontro com a tradicao judaica, dando igualdade demais entre homens e mulheres (diferentemente do que Paulo prega na carta aos Corintios) e matavam a noção de igreja (assista Stigmata).

O criterio é humano. Se voce quer aceita-lo, é uma questao puramente de fé. Ninguem tem como provar nada, se tivesse nao seria religiao, seria ciencia.[/quote]
Exato, posso ter atrazado um pouco a origem, mas o que eu estava tentando dizer (mesmo tendo me equivocado em quem iniciou o processo), era exatamente isto …
O criterio é humano, e existiam outras versões …
Cada um escolhe acreditar no que quer … isto é uma questão de fé …
agora dizer, apenas o que eu acredito é verdadeiro, como estavam fazendo não é muito correto.

(tudo bem que a falta de nocotina deve ter influenciado na orma como eu escrevi os posts :slight_smile: )

[segundo dia sem cigarro, … esta semana não estou exatamente de bom humor :frowning: ]

uma hora voces discutiram o que eh ser cristao: eh seguir as atitudes de Cristo.

acho que entre as atitudes de cristo nao estavam a prosperidade financeira, a carreira profissional elitizada, o carro importado e outras coisas.

entao, isso que a IURD, a Renascer e outras neopentecostais falam eh uma BAITA contradicao.

soh quem nunca leu um pedacinho de nenhum evangelho pode acreditar que cristo prometeu alguma coisa terrena, ainda mais fisica/propriedade. insano.

mais ou menos. Algumas religiões acreditam que elas são corretas e que outras não. Por exemplo, para evangélicos, espiritismo é errado. Não há como um evangélico dizer que espiritismo é algo verdadeiro, pois o espiritismo nega algumas das crenças dos evangélicos.

Acho que não é possível tratar religiões de forma genérica, como se todas fossem corretas, pois umas negam as outras.

[quote=Thiago Senna]
Acho que não é possível tratar religiões de forma genérica, como se todas fossem corretas, pois umas negam as outras.[/quote]

ah! mas tem sim. é o ecumenismo. o que acha disso? “Deus se manifestou de diversas maneiras, seja atraves de Krishna a Buda e Maomé, mas principalmente atraves de Cristo e de sua igreja”.

[quote=Paulo Silveira]uma hora voces discutiram o que eh ser cristao: eh seguir as atitudes de Cristo.

acho que entre as atitudes de cristo nao estavam a prosperidade financeira, a carreira profissional elitizada, o carro importado e outras coisas.

entao, isso que a IURD, a Renascer e outras neopentecostais falam eh uma BAITA contradicao.

soh quem nunca leu um pedacinho de nenhum evangelho pode acreditar que cristo prometeu alguma coisa terrena, ainda mais fisica/propriedade. insano.[/quote]

Não sou evangélico (na concepção brasileira da palavra), mas essas igrejas são da linha Protestante. Portanto não pregam que o lucro é pecado, leia A ética protestante e o espírito do capitalismo (http://pt.wikipedia.org/wiki/A_ética_protestante_e_o_espírito_do_capitalismo) de Max Weber.

mais ou menos. Algumas religiões acreditam que elas são corretas e que outras não. Por exemplo, para evangélicos, espiritismo é errado. Não há como um evangélico dizer que espiritismo é algo verdadeiro, pois o espiritismo nega algumas das crenças dos evangélicos.

Acho que não é possível tratar religiões de forma genérica, como se todas fossem corretas, pois umas negam as outras.[/quote]
nops …
nem todas as religiões …
o espiritismo e a igreja messianica por exemplo pregam que tu é livre para acreditar no que quiser, e deve respeitar o que os outros acreditam.
inclusive até pouco tempo atraz, todos os espiritas que eu conheço não diziam que o espiritismo era uma religião, e sim uma filosofia se não estou enganado.

inclusive podemos fugir um pouco do contexto religioso, e aqui peço ajuda a alguem que entenda mais de leis do que eu, na nossa constituição artigo 5o
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Ou seja, cada um pode acreditar no que quiser, mas é obrigado a respeitar o que os outros acreditam, ou seja: dizer, apenas o que eu acredito é verdadeiro, como estavam fazendo alem de não ser muito correto pode ser considerado crime dependendo do advogado da outra parte ser bom o suficiente para isto :smiley:

[segundo dia sem cigarro, … esta semana não estou exatamente de bom humor :frowning: ]

Ah, esqueçam essa mensagem. Tem gente parece estar com os animos a flor da pele aqui.

[editado]

Este é o fundamento da piada que coloquei. :smiley:

Na verdade, me refiro a situações como por exemplo: Evangélicos não acreditam em outros deuses, ou santos, por exemplo. Para evangélicos, existe um único Deus. Isso faz com que seja um pouco complicado para um evangélico citar que o catolicismo é algo verdadeiro.

Outro exemplo seria a reencarnação, que faz com que evangélicos neguem a credibilidade dos espiritas.

Não estou querendo dizer que algo é errado ou deixa de ser, mas algumas religiões acreditam em algo que crêem ser uma verdade única, enquanto outras (inclusive algumas igrejas evangélicas) são mais flexíveis, e admitem outros pontos de vista.

Você tem todo o direito de esperar respeito de pessoas com opções religiosas diferente da sua, só não há como esperar que elas concordem que você esteja correto ou deixe de estar. Por exemplo, de acordo com minha religião, se eu deixar de te dizer que você está errado, eu estaria pecando, pois estaria negando a verdade que cristo pregou, e ainda por cima quebrando um mandamento.

É um assunto um tanto complicado! :wink:

[quote=Thiago Senna]

Você tem todo o direito de esperar respeito de pessoas com opções religiosas diferente da sua, só não há como esperar que elas concordem que você esteja correto ou deixe de estar. Por exemplo, de acordo com minha religião, se eu deixar de te dizer que você está errado, eu estaria pecando, pois estaria negando a verdade que cristo pregou, e ainda por cima quebrando um mandamento.

É um assunto um tanto complicado! :wink: [/quote]

na verdade nem um pouco complicado, veja onde eu falei:

[quote=urubatan] inclusive podemos fugir um pouco do contexto religioso, e aqui peço ajuda a alguem que entenda mais de leis do que eu, na nossa constituição artigo 5o
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; [/quote]

posso estar enganado, mas no caso de tu não me dizer que eu estou errado, tu não estaria pecando de acordo com religião nenhuma, pois quem de acordo com a tua religião (não sei qual é, só estou tentando usar um pouquinho de lógica aqui) quem estaria negando a verdade que cristo pregou seria eu e não tu.
mas, claro qe posso estar enganado :twisted:

[segundo dia sem cigarro, … esta semana não estou exatamente de bom humor :twisted: ]

[quote=urubatan] posso estar enganado, mas no caso de tu não me dizer que eu estou errado, tu não estaria pecando de acordo com religião nenhuma, pois quem de acordo com a tua religião (não sei qual é, só estou tentando usar um pouquinho de lógica aqui) quem estaria negando a verdade que cristo pregou seria eu e não tu.
mas, claro qe posso estar enganado

[segundo dia sem cigarro, … esta semana não estou exatamente de bom humor ][/quote]

hehe, agora você chegou em um ponto simplesmente maravilhoso. :smiley:

Há na bíblia, inclusive no novo testamento, onde profetas, apóstolos entre outros que pregavam, eram presos, e depois, de forma milagrosa eram libertados da cadeia. Se não bastasse isso, João Batista foi preso e morto afirmando sobre a vinda do Messias.

Dependendo do religioso que vc se deparar, ele pode estar disposto a morrer ou ser preso pelo que crê, pois exemplos bíblicos não faltam.

Bom, até aqui não notei alteração nenhuma. Acho que está sendo uma discussão saudável.

[quote=urubatan]quem estaria negando a verdade que cristo pregou seria eu e não tu.
mas, claro qe posso estar enganado
[/quote]

Não está escrito na bíblia: Ide, e pregai o evangelho a toda criatura. (Mais ou menos isso)

Também tem outra passagem que cita algo mais ou menos assim: Aquele que me negar, eu também o negarei diante de meu Pai.

Sinto muito por não saber agora quais são as passagens corretas, ou mesmo a referência bíblica.

Até +

http://www.bibliaonline.com.br

Acessa meu site :smiley:

[quote=juzepeleteiro][quote=Thiago Senna]
Sinto muito por não saber agora quais são as passagens corretas, ou mesmo a referência bíblica.
[/quote]

http://www.bibliaonline.com.br

Acessa meu site :D[/quote]

Thanks! :smiley: Muito bom este site!