O quão vale a pena ter SSD no desenvolvimento de software?

Hoje encontramos SSD de quase 500gb por 300 reais, eu acho que está em um preço acessível e bom para um dispositivo de armazenamento desta qualidade, a dúvida é a seguinte, ter o SSD acelera o funcionamento do Eclipse, por exemplo? Quando apertar Ctrl + Space a sugestão aparece instantânea, criação de projetos, novos arquivos, pastas… Você que usa, notou diferença?

Eu tenho SSD num I7, 16GB de RAM e etc. A única coisa que eu percebo é a inicialização mais rápida. Aliás, a questão de CTRL + Space é memória, o eclipse já está carregado, nenhum chinesinho vai sair correndo, catando cavaco pra tentar completar o teu código…

O SSD acelera a leitura e a escrita em um comparativo com o HD, por isso faria sentido ele acelerar alguns processos. E ninguém quer um chines completando código, o nome disso é praticidade, ou você também gasta alguns minutos a mais criando getters e setters manualmente?

Memória e processador. A vantagem de um HD (que é o que o SSD é) ser mais ágil para leitura só é vantagem quando você está lendo ou gravando algo no disco. O que não ocorre quando você pressiona ctrl + space.
De mais a mais, a citação ao chinês foi uma piada

Nem perde tempo avaliando detalhes, no geral dá uma boa diferença.

2 curtidas

boto fé, vou investir

Eu tenho uma 960 EVO NVMe e sinto grande diferença nas IDEs que utilizo. Dá muita diferença nas operações de I/O.

2 curtidas

Troquei meu HD de 1TB por um SSD de 480GB.

Resultado: Inicialização do eclipse que demorava mais de 1 minuto, agora em 5 segundos.
Diversos comandos no Eclipse, como CTRL + 3 + buscar algo como generate getters and setters, ou CTRL espaço para mostrar sugestões agora instantâneo, antes podia demorar de 3 a 15 segundos. Rodar um projeto, gerar arquivos, tudo… Melhorou demaisss

OBS: Meu HD era novo marca WD.

1 curtida