O que conta mais: o trabalho com estudo paralelo ou o estudo exclusivo e o trabalho posterior?
9 respostas
R
rfsouza
Salve povo! eu estou com uma dúvida e preciso de alguma dica da galera que já ta nesse ramo. Eu vou fazer um técnico em informática, que basicamente consiste em programação. Após o técnico eu terei 25 anos. Nesse ponto eu provavelmente terei duas opções: Entrar em uma federal em ciências da computação, me formar e começar a trabalhar (28~29 anos) OU arranjar um emprego de programador inicialmente, algo do tipo, e começar a trabalhar (com 25) fazendo uma particular à noite.
Qual a melhor opção? Qual agregará mais para mim?
Se eu tivesse ao término do técnico uns 19~20 anos, eu provavelmente faria só a faculdade - para aproveitar mais - e depois trabalharia, mas como a idade não será mais tão baixa, eu me pergunto qual dos dois valerá mais a pena…
Nesse ponto sou bastante sincero … O fator idade pesa muito na hora de contratar programadores júniores, e os contratantes realmente torcem o nariz para candidatos a junior com 30+, se é certo ou não eu não sei, mas esse é um infeliz fato da vida. Portanto, se você quiser trabalhar na área é interessante começar o quanto antes.
regis_hideki
Só com as informações dadas fica difícil saber. Por exemplo: porque estudar em faculdade pública e trabalhar precisam ser excludentes? Horário? Já chegou a procurar em outras instituições ou não te interessam?
Sobre começar tarde, eu iniciei a faculdade com 25 anos. Durante os 4 anos de graduação fiz um de iniciação científica e trabalhei 2 anos, mas nunca priorizei o trabalho e não me arrependo. Como estava atrás do pessoal que tinha técnico e tinha a idade contra, decidi me dedicar bastante para me destacar. Nunca tive rejeição do mercado, mas isso depende da região em que mora, dos seus conhecimentos e de como consegue vendê-los.
Existe algum motivo para fazer o técnico ao invés de ir direto pra faculdade? Se você for fazer uma boa faculdade, o técnico ajudará apenas a passar menos dificuldades em algumas matérias do primeiro semestre e olhe lá. Não acho que valha a pena.
R
rfsouza
Pois é cara…pior q eu fiz um ano de ciencias da comp qdo eu tinha 19 anos rsrs…mas a vida me levou por outras bandas e agora eu estou querendo voltar, mas tem esses entretantos né…
regis_hideki:
Só com as informações dadas fica difícil saber. Por exemplo: porque estudar em faculdade pública e trabalhar precisam ser excludentes? Horário? Já chegou a procurar em outras instituições ou não te interessam?
Sobre começar tarde, eu iniciei a faculdade com 25 anos. Durante os 4 anos de graduação fiz um de iniciação científica e trabalhei 2 anos, mas nunca priorizei o trabalho e não me arrependo. Como estava atrás do pessoal que tinha técnico e tinha a idade contra, decidi me dedicar bastante para me destacar. Nunca tive rejeição do mercado, mas isso depende da região em que mora, dos seus conhecimentos e de como consegue vendê-los.
Existe algum motivo para fazer o técnico ao invés de ir direto pra faculdade? Se você for fazer uma boa faculdade, o técnico ajudará apenas a passar menos dificuldades em algumas matérias do primeiro semestre e olhe lá. Não acho que valha a pena.
É…a federal daqui é diurno, as matérias são todas espalhadas…algumas de manhã, algumas a tarde. A questão do técnico é que eu já vou entrar com uma visão geral…já q o técnico tem programação, banco de dados, segurança da informação, programação web…etc…E caso eu precise trabalhar eu já tenho um curso de algo pra começar entende?! rsrs.
OBS: Eu tenho a pretensão de num futuro mais distante partir talvez para a programação de games. Suponho que nesse caso precisa de bastante conhecimento já de programação, boas noções matemáticas e físicas, segundo andei lendo em alguns sites de programadores do gênero. Daí entra novamente essa dúvida do que é mais produtivo: trab+facul ou só facul e depois trab. E também entra na dúvida a questão da idade para o mercado de trabalho, pois imagino que para se firmar nessa área de games o cara já precisa estar trabalhando, acho que dificilmente um novato já entra nessa indústria, até pelas habilidades requeridas.
Bom…falei falei…rsrs…mas de maneira geral a duvida permanece a mesma do primeiro tópico pelos mesmos motivos. Obrigado aos que responderam e, se alguem tiver mais alguma contribuição, ficarei grato.
regis_hideki
Se você tem condições financeiras de não trabalhar, em universidades públicas existem outros meios de se ganhar experiência em algumas áreas. Os estágios costumam ser mais flexíveis com relação a horário. E ainda há a possibilidade de fazer uma iniciação científica.
Aqui em São Paulo, mesmo estudando em horários estranhos, algumas empresas ainda contratam. Para programador de pequenas empresas, isso é mais comum ainda.
Ainda continuo achando o técnico besteira para esse fim. Não costumo ver vagas que exigem apenas o técnico pagando muito mais do que um estagiário. E vejo mais vagas de estágio do que de clt que exigem apenas técnico.
A
A_H_Gusukuma
rfsouza:
Salve povo! eu estou com uma dúvida e preciso de alguma dica da galera que já ta nesse ramo. Eu vou fazer um técnico em informática, que basicamente consiste em programação. Após o técnico eu terei 25 anos. Nesse ponto eu provavelmente terei duas opções: Entrar em uma federal em ciências da computação, me formar e começar a trabalhar (28~29 anos) OU arranjar um emprego de programador inicialmente, algo do tipo, e começar a trabalhar (com 25) fazendo uma particular à noite.
Qual a melhor opção? Qual agregará mais para mim?
Se eu tivesse ao término do técnico uns 19~20 anos, eu provavelmente faria só a faculdade - para aproveitar mais - e depois trabalharia, mas como a idade não será mais tão baixa, eu me pergunto qual dos dois valerá mais a pena…
Agradeço desde já…
Olá,
Qual a duração do curso técnico?
R
rfsouza
A H Gusukuma:
Olá,
Um ano e meio. Mas a prova é só meio do ano, então o tempo discorrido nisso seria de 2 anos. E provavelmente a ideia é até lá pegar umas materias de BCC na federal tb, já q eu já estudo lá outro curso – que estou largando–.
A
A_H_Gusukuma
rfsouza:
A H Gusukuma:
Olá,
Um ano e meio. Mas a prova é só meio do ano, então o tempo discorrido nisso seria de 2 anos. E provavelmente a ideia é até lá pegar umas materias de BCC na federal tb, já q eu já estudo lá outro curso – que estou largando–.
Muita calma nessas horas! Pode falar qual curso e quanto tempo já cursou?
R
rfsouza
A H Gusukuma:
Ah, não tem nada com TI para aproveitar, só muita biologia haha.
A
A_H_Gusukuma
rfsouza:
A H Gusukuma:
Ah, não tem nada com TI para aproveitar, só muita biologia haha.
Avalie outras alternativas, não gosto da alternativa do curso técnico.
Com aproximadamente 2 anos de um curso superior na área + estudos paralelos, você consegue se colocar no mercado (principalmente via estágio).
Uma alternativa é um curso de tecnólogo, tem nível superior e com +1 ano consegue um bacharelado.