O que conta mais: o trabalho com estudo paralelo ou o estudo exclusivo e o trabalho posterior?

Salve povo! eu estou com uma dúvida e preciso de alguma dica da galera que já ta nesse ramo. Eu vou fazer um técnico em informática, que basicamente consiste em programação. Após o técnico eu terei 25 anos. Nesse ponto eu provavelmente terei duas opções: Entrar em uma federal em ciências da computação, me formar e começar a trabalhar (28~29 anos) OU arranjar um emprego de programador inicialmente, algo do tipo, e começar a trabalhar (com 25) fazendo uma particular à noite.

Qual a melhor opção? Qual agregará mais para mim?

Se eu tivesse ao término do técnico uns 19~20 anos, eu provavelmente faria só a faculdade - para aproveitar mais - e depois trabalharia, mas como a idade não será mais tão baixa, eu me pergunto qual dos dois valerá mais a pena…

Agradeço desde já…

Nesse ponto sou bastante sincero … O fator idade pesa muito na hora de contratar programadores júniores, e os contratantes realmente torcem o nariz para candidatos a junior com 30+, se é certo ou não eu não sei, mas esse é um infeliz fato da vida. Portanto, se você quiser trabalhar na área é interessante começar o quanto antes.

Só com as informações dadas fica difícil saber. Por exemplo: porque estudar em faculdade pública e trabalhar precisam ser excludentes? Horário? Já chegou a procurar em outras instituições ou não te interessam?

Sobre começar tarde, eu iniciei a faculdade com 25 anos. Durante os 4 anos de graduação fiz um de iniciação científica e trabalhei 2 anos, mas nunca priorizei o trabalho e não me arrependo. Como estava atrás do pessoal que tinha técnico e tinha a idade contra, decidi me dedicar bastante para me destacar. Nunca tive rejeição do mercado, mas isso depende da região em que mora, dos seus conhecimentos e de como consegue vendê-los.

Existe algum motivo para fazer o técnico ao invés de ir direto pra faculdade? Se você for fazer uma boa faculdade, o técnico ajudará apenas a passar menos dificuldades em algumas matérias do primeiro semestre e olhe lá. Não acho que valha a pena.

Pois é cara…pior q eu fiz um ano de ciencias da comp qdo eu tinha 19 anos rsrs…mas a vida me levou por outras bandas e agora eu estou querendo voltar, mas tem esses entretantos né…

[quote=regis_hideki]Só com as informações dadas fica difícil saber. Por exemplo: porque estudar em faculdade pública e trabalhar precisam ser excludentes? Horário? Já chegou a procurar em outras instituições ou não te interessam?

Sobre começar tarde, eu iniciei a faculdade com 25 anos. Durante os 4 anos de graduação fiz um de iniciação científica e trabalhei 2 anos, mas nunca priorizei o trabalho e não me arrependo. Como estava atrás do pessoal que tinha técnico e tinha a idade contra, decidi me dedicar bastante para me destacar. Nunca tive rejeição do mercado, mas isso depende da região em que mora, dos seus conhecimentos e de como consegue vendê-los.

Existe algum motivo para fazer o técnico ao invés de ir direto pra faculdade? Se você for fazer uma boa faculdade, o técnico ajudará apenas a passar menos dificuldades em algumas matérias do primeiro semestre e olhe lá. Não acho que valha a pena. [/quote]

É…a federal daqui é diurno, as matérias são todas espalhadas…algumas de manhã, algumas a tarde. A questão do técnico é que eu já vou entrar com uma visão geral…já q o técnico tem programação, banco de dados, segurança da informação, programação web…etc…E caso eu precise trabalhar eu já tenho um curso de algo pra começar entende?! rsrs.

OBS: Eu tenho a pretensão de num futuro mais distante partir talvez para a programação de games. Suponho que nesse caso precisa de bastante conhecimento já de programação, boas noções matemáticas e físicas, segundo andei lendo em alguns sites de programadores do gênero. Daí entra novamente essa dúvida do que é mais produtivo: trab+facul ou só facul e depois trab. E também entra na dúvida a questão da idade para o mercado de trabalho, pois imagino que para se firmar nessa área de games o cara já precisa estar trabalhando, acho que dificilmente um novato já entra nessa indústria, até pelas habilidades requeridas.
Bom…falei falei…rsrs…mas de maneira geral a duvida permanece a mesma do primeiro tópico pelos mesmos motivos. Obrigado aos que responderam e, se alguem tiver mais alguma contribuição, ficarei grato.

Se você tem condições financeiras de não trabalhar, em universidades públicas existem outros meios de se ganhar experiência em algumas áreas. Os estágios costumam ser mais flexíveis com relação a horário. E ainda há a possibilidade de fazer uma iniciação científica.

Aqui em São Paulo, mesmo estudando em horários estranhos, algumas empresas ainda contratam. Para programador de pequenas empresas, isso é mais comum ainda.

Ainda continuo achando o técnico besteira para esse fim. Não costumo ver vagas que exigem apenas o técnico pagando muito mais do que um estagiário. E vejo mais vagas de estágio do que de clt que exigem apenas técnico.

[quote=rfsouza]Salve povo! eu estou com uma dúvida e preciso de alguma dica da galera que já ta nesse ramo. Eu vou fazer um técnico em informática, que basicamente consiste em programação. Após o técnico eu terei 25 anos. Nesse ponto eu provavelmente terei duas opções: Entrar em uma federal em ciências da computação, me formar e começar a trabalhar (28~29 anos) OU arranjar um emprego de programador inicialmente, algo do tipo, e começar a trabalhar (com 25) fazendo uma particular à noite.

Qual a melhor opção? Qual agregará mais para mim?

Se eu tivesse ao término do técnico uns 19~20 anos, eu provavelmente faria só a faculdade - para aproveitar mais - e depois trabalharia, mas como a idade não será mais tão baixa, eu me pergunto qual dos dois valerá mais a pena…

Agradeço desde já…[/quote]
Olá,
Qual a duração do curso técnico?

[quote=A H Gusukuma]
Olá,
Qual a duração do curso técnico?[/quote]

Um ano e meio. Mas a prova é só meio do ano, então o tempo discorrido nisso seria de 2 anos. E provavelmente a ideia é até lá pegar umas materias de BCC na federal tb, já q eu já estudo lá outro curso – que estou largando–.

[quote=rfsouza][quote=A H Gusukuma]
Olá,
Qual a duração do curso técnico?[/quote]

Um ano e meio. Mas a prova é só meio do ano, então o tempo discorrido nisso seria de 2 anos. E provavelmente a ideia é até lá pegar umas materias de BCC na federal tb, já q eu já estudo lá outro curso – que estou largando–.[/quote]

Muita calma nessas horas! Pode falar qual curso e quanto tempo já cursou?

[quote=A H Gusukuma]

Muita calma nessas horas! Pode falar qual curso e quanto tempo já cursou?[/quote]

Ah, não tem nada com TI para aproveitar, só muita biologia haha.

[quote=rfsouza][quote=A H Gusukuma]

Muita calma nessas horas! Pode falar qual curso e quanto tempo já cursou?[/quote]

Ah, não tem nada com TI para aproveitar, só muita biologia haha.[/quote]

Avalie outras alternativas, não gosto da alternativa do curso técnico.
Com aproximadamente 2 anos de um curso superior na área + estudos paralelos, você consegue se colocar no mercado (principalmente via estágio).
Uma alternativa é um curso de tecnólogo, tem nível superior e com +1 ano consegue um bacharelado.