Bom dia / Boa tarde a todos.
Seguinte: recentemente tive um problema e perdi uma vaga de programador em uma multinacional. Aqui vem minhas questões sobre JavaScript:
1 - É uma linguagem orientada a objetos (POO)?
2 - Se é, como definir dentro de JavaScript os principais conceitos de POO (polimorfismo, encapsulamento e herança)? Por exemplo em java, herança se usa com EXTENDS, encapsulamento com public, private e protected e polimorfismo as vezes com INTERFACES.
3 - Existe um modo de “utilizar” .js fora das paginas HTML (e não estou falando disso: type=“text/javascript” src=“exemplo.js”)? Vi (e por isso também levei bordoada na entrevista) que é possível usar .js fora do HTML, como por exemplo um arquivo .css é possível se utilizar com JavaFX para definir estilos de botão, fonte, background e por ai vai…)
4 - E por fim o que “dá mais resultado”? jQuery? JavaScript puro? Digo o que tem resposta mais rápida em termos de uso, aprendizado ou mesmo funções e conceitos?
Desde já obrigado por quem puder responder. E minhas desculpas aos moderadores caso esse não seja o fórum correto.
Ogrigado.