O que um arquiteto de software não faz?

Bom dia galera

Faz tempo que venho estudando livros sobre o papel de arquiteto de software, práticas, dicas, estou fazendo a SCEA etc…na verdade venho me esforçando para um dia ocupar um cargo deste. E venho percebendo que existe um mistura de papeis dentro do contexto. Ao inves de falar “o que” o arquiteto tem que fazer que são muitas coisas kkkk, gostaria de abrir um post para levantar e discutir o que um arquiteto não faz, no sentido de não estar debaixo de sua responsabilidade!

Então na sua opinião o que um arquiteto não faz por não ser sua responsabilidade ? Vou começar por mim

  • Definir qual processo de desenvolvimento adotado.
  • Construção das GUI’s e detalhes referentes ao mecanismos de persistência adotados - ele deve participar da elaboração destes, uma vez que influencia na arquitetura.
  • Instalações e configurações especificas de produtos parte da solução - servidores, container, middleware, sgdb, ldap, NoSql etc…
  • Implantação e configuração de infraestruturas de hardware - redes, firewall, switches, S.O. etc…

Coloque sua opinião, diga por que vc concorda ou discorda.

Bem a dúvida presente nos livros na verdade é a dúvida que existe nas empresas.

Na maioria delas, mesmo que seu registro expresse especificamente o cargo de arquiteto,
muitas vezes suas responsabilidades transcendem para funções de análise e até algumas
vezes de programação.

Uma empresa muito, mas muito grande, poderia se dar ao luxo de exigir comportamento
restrito dentro das atribuições, nas demais, geralmente, o arquiteto terá de participar
ativamente de vários processos de análise e criação também.

Mas é por isso mesmo joão que estou criando esto post…
Quais são as coisas que ele não deveria fazer?

[quote=FernandoFranzini]Mas é por isso mesmo joão que estou criando esto post…
Quais são as coisas que ele não deveria fazer?[/quote]

Acredito que assumir papel de Programador por mais de x% do seu tempo produtivo também ao invés
de estar usando o mesmo para projeções de arquiteturas de melhorias dentre outras.