Persistir um registro em banco, ou enviar uma mensagem JMS para um outro host ?
Depende, já que message queues costumam ser implementadas com bancos de dados. Depende muito da máquina usada para persistir os dados da message queue ou então que tem o servidor de banco de dados.
Depende…rsrsrsrsr
Tem servidores de mensagens que permitem vc "apontar um banco de dados para registrar as mensagens para manter a integridade.
Caso o servidor seja desligado abruptamente ele tem como recuperar as mensagens desatualizadas e restaurar a situação na qual estava antes quando for ligado novamente.
É claro que isto tem custo: espaço e performance.
flws
No seu caso só os testes vão dizer.
hum
Entendi, mas no meu caso, a importância na performance da aplicação que enviará a mensagem e mais importante, nao precisaria me preocupar com o armazenamento da Queue.
Acho que vou mais pro lado da mensagem mesmo.
mais de qualquer forma farei os testes primeiro.
No seu caso, usar uma Message Queue deve ser mais rápido para a aplicação, já que ela não precisa esperar que a mensagem seja persistida no banco (se a fila não for transacional).
Se você tentar gravar a mensagem no banco diretamente, sem usar um servidor de message queue, você terá de esperar o banco efetivar a transação, o que pode ser um pouco mais lento (depende é claro do seu teste).