O query browser mysql não funciona com as novas versões do MySQL?

Estou tentando de todas as formas que encontrei abrir o query browser e iniciar um novo banco de dados nele, mas fica dando mysql error number 1251- Client does not support authentication protocol requested by server ; falando que precisa atualizar e não abre por nada, alguem sabe resolver isso ? não estou conseguindo abrir nem em versões antigas do mysql

O query browser que vc fala é o que vem no MySQL Workbench? Vc está trabalhando com a última versão? Qual a versão do MySQL? É MySQL mesmo ou MariaDB? Detalhe melhor seu problema. Eu acho que até sei o que é, mas preciso de mais detalhes.

Só pra não enrolar, vai nas propriedades da conexão, confere se está em TCP/IP e tem uma aba chamada “Advanced”. Nela vai ter uma área de texto para vc especificar parâmetros. Entra com isso aqui:

useSSL=0

Isso vai forçar a não usar SSL. Teste a conexão. Se for esse o problema é isso que tem q ser feito.

nn, é o MySQL Query Browser mesmo, aplicação própria: https://downloads.mysql.com/archives/query/
Consegui resolver o problema desistalando tudo do MySQL e os serviços e dps alterando o root, ele começou a aceitar o root novo a partir disso. O query browser pelo visto parou de ser usado dps de um tempo, meu mysql é a ultima versão, o query browser ta na 1.1.20 ainda.