OFF TOTAL : Aikidô :: Daito Ryu :: Artes Marciais

Eu treino Aikido.

Caso alguém tenha interesse: www.genkidojo.com.br

Cara, vai devagar… não gostei da ironia do ‘amigão’, afinal eu nem te conheço.
E com isso [quote]a ‘única’ arte marcial que tem chute que arregaça é muay thay[/quote], já deu pra fazer que realmente tu não tá afim de ouvir ninguém. Pediu pra ser deselegante - pra não dizer ignorante ou grosseiro - e ficou brincando de carrossel na catraca.

Em competição, com dois anos de treino no kung fu, eu fiz um colega de academia dormir com um chute no rosto… e ele tava com proteção. Só me fez sentir mal, afinal, era meu colega e, nesse caso, um amigo.

Se tu levou chute na cara e nada aconteceu, três coisas podem ter acontecido:

  • o cara que te chutou não sabia chutar
  • era uma competição ou treino, ele não vai te machucar, ele vai fazer sombra no teu rosto pra marcar ponto
  • tu é de arame e não sente nada.

Eu acredito mais na segunda opção.

Faz uma brincadeira um dia… pega um cara que já tenha treinado com Jo, amigo seu, mesmo, só de zoeira… e tenta tocar nele. Nem ataca, só tenta tocar nele, até com os pés, que seja. Quando tu conseguir chegar a mais de meio metro dele tu pode voltar a discutir o assunto.

Se não sabe conversar, também não discute. E se ainda assim quiser discutir, não fala besteira. Te poupa de fazer papel de ridículo e não ofende ninguém.[/quote]

Amigao não foi ironia… chamei por chamar, enfim…

Entao, a diferença de krav maga para isso, nao existe essa de tentar pegar ou nao pegar, na vida real, se ele nao me bater eu fugo… e se for o contrario, e eu quero pegar ele, e ele se esquiva, eu encho ele de bala…

A diferença basica é essa, kombato ( vou falra kombato, pq é uma tecnica de defesa pessoal, e eu to defendendo defesal pessoal e nao krav maga em si ) nao é feito para entrar no ringue, o cara póde ser agil pra caramba, mas se ficar “dancando” na frente de um vagabundo por exemplo, ele pega uma pedra e acaba com a dança em 1 segundo…

Pessoal, vamos tentar manter a ordem e deixar ofensas de lado por favor.

Hal Jordan, sugiro que vc manere um pouco nos comentários amigos, já percebeu que ofendeu as pessoas e o tópico vai acabar virando todos contra vc, nada pessoal, apenas para manternos a ordem, pode ser?

Obrigado e conto com a colaboração de todos!

[quote=Luiz Aguiar]Pessoal, vamos tentar manter a ordem e deixar ofensas de lado por favor.

Hal Jordan, sugiro que vc manere um pouco nos comentários amigos, já percebeu que ofendeu as pessoas e o tópico vai acabar virando todos contra vc, nada pessoal, apenas para manternos a ordem, pode ser?

Obrigado e conto com a colaboração de todos![/quote]

Mas eu concordo com vc, to tentando manter um dicussao saudavel, expondo minhas ideias e pelo fato de muita gente nao concordar comigo, falam q eu ano sei anda, q nao sou humilde, e um simpels “amigao” foi interpretado erradamente… Enfim, um assunto que podia se colocada psições interessantes, foi levado para o lado pessoal, nao ofendi ninguem e só defendi uma idea, q arte-marcial nao serve apra nada em confronto real…

Adoraria que alguem discutisse comigo, de forma civilizada, esse assunto, mas nao preferem me chamar de “pouco humilde”, enfim… Por mim, o topico continua, pois apesar das discussoes, muita coisa boa pode ser tirada da conversa…

[quote=Sefo]Se Krav-Mangá fosse tão bom, teríamos algum atleta de ponta no MMA oriundo dessa arte.

E outra, ninguém sai carregando arma pra cima e pra baixo na cintura. Muitas vezes a confusão acontece sem ao menos vc esperar, e nessas horas não dá tempo de sacar arma ou algo assim. As vezes, vc é assaltado, ou desrespeitado e dependendo da sua arte, ela se torna eficaz sim.

Se tem algo que eu posso dizer que eu entendo bem é sobre artes-marciais e digo com segurança, que a escolha de uma depende daquilo que vc precisa. Se vc quiser eficiencia em combate, esqueça capoeira, aikido, hapkido, krav-mangá e corra atrás de Jiu-jitsu, Boxe, Muai-Thai, Sanshou ou Luta-Livre. No entanto, se o que lhe importa é disciplina, então aikido, hapkido, kung-fu são ótimas escolhas. É como perguntar qual a melhor ferramenta, tudo depende do que vc precisa.

Auf Wiedersehen!!![/quote]

MMA possui regras e na rua nao existe regras… Muitas artes marciais possuem uma area de “defesa pessoal”, mas smepre são muito complexas e muitas vezes são pouco exploradas!!!

[quote=Sefo]Estou disposto a fazer isso.

E esse papo de que não é eficaz num combate real não é verdade. Dependendo da arte marcial não serve mesmo. Artes que privilegiam semi-contato, katis ou torções(exceto jiu-jitsu) são muito diferentes de um combate real e por isso são pouco ou nada eficazes mesmo nesse quesito.

O mesmo não vale para o boxe, onde vc aprende a socar em linha, esquivar, lhe dá reflexo ou a luta livre/ jiu-jitsu onde vc pode levar a luta para uma área onde seu adversário tem nenhuma experiência.

Eu mesmo acho que não apanho pra ninguém que tenha no MINIMO 6 meses de experiência em luta de solo, pois sei dar takedowns e no chão sei me virar razoavelmente bem. Como 95% das lutas acabam no chão, é uma grande vantagem.

Ademais, competições de MMA, surgiram justamente para isso: dizer qual arte é eficaz e qual não. Mas isso também dependerá do que vc busca em uma luta. O Jiu-jitsu por exemplo, não tem uma disciplina muito rigida, por isso tantos casos de pit-boys.[/quote]

Mas combate por combate, arte marcial pode ser de grande valia sim, mas só nesse caso, eu brigando com alguem ultra foda em jui jitsu com certeza vou apanhar, mas é combate por combate entende???

3 situações reais, q sao identicas, protagonizada por um amigo meu, em briga de bar… Ele destruiu 3 caras, em situações diferentes, sem encontar o dedo neles… Sabe o que ele fez? Ele pegou um vidro de sal, tirou a tampa e jogou no olho dele… Se alguem jogar sal no seu olho, nao importa se vc é metre em qualquer arte marcial, vc vai cair no chao agonizando…

Jui jitsu, tae kwon do, e qualquer outra arte nao serviu para NADA… é disso que eu to falando, confronto real, existe um conjunto de variavelis enormes que nenhuma luta marcial se preocupa, esta ligada somente no universo dela: o ringue… E isso que defesas pessoais, como krav maga, kombato dentre outras tentam suprir, se especializam, pois nessas nuances que vc salva a sua vida!!!

Pratiquei capoeira por quase quatro anos e fiz um ano de kung-fu e uma coisa que aprendi é que não existe a melhor arte marcial, é doce ilusão achar que só porque voce tenta simular um assalto nos treinos voce está melhor preparado que os outros, porque nas situações reais,quando o cara coloca a arma na sua cabeça ou uma faca no seu pescoço, as coisas ficam diferentes a unica coisa que vem é o instinto de sobrevivencia, ja vi muito cara que era marrudo e na hora entrar em crise, chorar, mijar nas calças. Então não venha com essa que te prepara, porque isso é mentira.

Saudacoes galera,

Pratiquei Jiu-Jitsu e Brazilian Jiu-Jitsu, inclusive jah participei em Vale Tudo Amador para testar as minhas habilidades, mais apanhei do que bater, hehehe.

Paz a todos.

[quote=Sefo]Lucifeler

É como eu já disse: ninguém carrega uma arma pra cima e pra baixo. A confusão ocorre quando vc menos espera e muitas vezes vc é obrigado a se defender mesmo se vc não gosta de violência.

Haul-Jordan:
Artes Marciais não salvam ninguém. Mas saleiro, cadeiras e variavéis de ambiente(Não acredito que eu consegui usar esse termo fora de um contexto de programaçaõ :lol: ) estão disponíveis para os dois lados na briga, o seu conhecimento em técnicas de luta não.

Mesmo porque, nem sempre a briga se desenvolve em um lugar com objetos e não a tempo de sair procurando pedras ou objetos pra acertar seu oponente. Tudo que vc tem é o seu desafeto na sua frente, então ou vc se acovarda e corre(as vezes é a melhor opção) ou vc luta. [/quote]

Mas correr é sempre a PRIMEIRA opção de tecnicas de defesa pessoal… vc acha que se tivar 4 negos, ou um vitor beofort na minha frente eu vou fazer oq ??? Confornto direto é a ultima das opções, mas se existir ela tem q ser eficiente e “destrutiva”…

E o fato deu ter praticado diversas artes marcias e ter muito conhecimento de diversas fontes, amigos, etc… sim, eu tenho conhecimento de tecnicas de luta sim…

Muitas artes marciais muito além de ensinar lutas/defesas, ensinam uma filosofia de vida e de convivência humana.

Algumas artes são milenares, fazem parte da cultura dos povos, outras não, outras foram criadas com fins específicos que não tem em alguns casos ligações culturais que trancedem as gerações e acompanham seus povos por séculos.

Os praticamnte também fazerm uma arte marcial perde foco e atrair pessoas que não conhecem o real valor dela, vide Jiu Jitsu, Muay-Thay, que viraram artes marciais que atraem muitas pessoas que querem se mostrar e arrumar confusão, essas pessoas desconhecem a cultura dessas artes e propagam visões erradas por elas.

Krav-Magá aqui no ocidente atrai muitas pessoas que querem briga de rua, não estamos falando de vale tudo, de briga de rua mesmo, de bairro, de bar, de balada, exatamente pelo molde que ela é feita e as pessoas acabam confundindo defesa pessoal com ataque público, seriam pitboys diferentes.

Por isso mais importante que praticar uma arte marcial, é saber absorver culturas, conceitos de vida, a luta em si, deve ser apenas parte desse todo, e não apenas uma arma com finalidade definida.

[quote=Sefo][quote=Hal Jordan][quote=Sefo]Lucifeler

É como eu já disse: ninguém carrega uma arma pra cima e pra baixo. A confusão ocorre quando vc menos espera e muitas vezes vc é obrigado a se defender mesmo se vc não gosta de violência.

Haul-Jordan:
Artes Marciais não salvam ninguém. Mas saleiro, cadeiras e variavéis de ambiente(Não acredito que eu consegui usar esse termo fora de um contexto de programaçaõ :lol: ) estão disponíveis para os dois lados na briga, o seu conhecimento em técnicas de luta não.

Mesmo porque, nem sempre a briga se desenvolve em um lugar com objetos e não a tempo de sair procurando pedras ou objetos pra acertar seu oponente. Tudo que vc tem é o seu desafeto na sua frente, então ou vc se acovarda e corre(as vezes é a melhor opção) ou vc luta. [/quote]

Mas correr é sempre a PRIMEIRA opção de tecnicas de defesa pessoal… vc acha que se tivar 4 negos, ou um vitor beofort na minha frente eu vou fazer oq ??? Confornto direto é a ultima das opções, mas se existir ela tem q ser eficiente e “destrutiva”…

E o fato deu ter praticado diversas artes marcias e ter muito conhecimento de diversas fontes, amigos, etc… sim, eu tenho conhecimento de tecnicas de luta sim…[/quote]

Correr nem sempre á melhor opção ou as vezes nem é uma opção.

Hoje eu presenciei dois malandros de bicicletas desarmados roubando um celular de um kra. Pra alguém que sabe Thai ou Boxe, esses caras estariam completamente ferrados. Eu mesmo não pensaria duas vezes em reagir. Essa é uma situação onde correr ou procurar pedras não é opção, visto que os vagabundos estavam de bicicletas.

Em outras, a sua familia, namorada ou vc mesmo é achacalhado diante de uma situação. Aí vc tem opção de correr, mas paga pelo vexame.

Resumindo o que eu quero dizer, é que as vezes a situação lhe obriga a reagir, e pra quem sabe o básico dos jabs-diretos, armlocks e triangulos, pode ser muito eficaz sim.[/quote]

Concordo completamente com vc… Tem situação que te obriga a reagir e nessa situação é que uma boa tecnica faz necessaria… Quando dei o exemplo da pedra, não é voce pegar uma pedra e ir atars do cara, mas sim alguem vim com uma pedra para cima de voce!!! nessa situação que foge do comum das artes marciais!!! :wink:

Por exemplo, estupro, existem tecnicas de krav maga para mulheres nessa situação… pena que nenhuam arte marcial ensina isso!!!

O cara que pega uma pedra pra bater em alguém (a menos que o outro seja extramamente gigante rs) também, merece levar umas só pela burrice né rsrs

[quote=Luiz Aguiar]Muitas artes marciais muito além de ensinar lutas/defesas, ensinam uma filosofia de vida e de convivência humana.

Algumas artes são milenares, fazem parte da cultura dos povos, outras não, outras foram criadas com fins específicos que não tem em alguns casos ligações culturais que trancedem as gerações e acompanham seus povos por séculos.

Os praticamnte também fazerm uma arte marcial perde foco e atrair pessoas que não conhecem o real valor dela, vide Jiu Jitsu, Muay-Thay, que viraram artes marciais que atraem muitas pessoas que querem se mostrar e arrumar confusão, essas pessoas desconhecem a cultura dessas artes e propagam visões erradas por elas.

Krav-Magá aqui no ocidente atrai muitas pessoas que querem briga de rua, não estamos falando de vale tudo, de briga de rua mesmo, de bairro, de bar, de balada, exatamente pelo molde que ela é feita e as pessoas acabam confundindo defesa pessoal com ataque público, seriam pitboys diferentes.

Por isso mais importante que praticar uma arte marcial, é saber absorver culturas, conceitos de vida, a luta em si, deve ser apenas parte desse todo, e não apenas uma arma com finalidade definida.[/quote]

Não concordo na parte do krav maga, por que krav maga tem um disciplina fudida e uma estrutura q impede isso, primeiro pq é caro, segundo, tecnicas mais violentas violentas são aprendidas só em estagios avançados e se vc tem cara de “vagabundo”, vc nao treina aqui no Brasil. SERIO…

Krav magá só pode ser ensinado por uma pessoa no Brasil, que é o Mestre Kobi, ele é ultra rigido, proporciona um disciplina e respeito exemplares. Ele nao ensina tecnicas para qualquer 1… Para voce fazer krav maga, voce precisa entrar na associação, e para entrar eles olham seus antecedentes criminais…

Enfim, no EUA, pode ate ser isso, por o Krav Maga “perdeu-se” por lá, se quiserem eu explico pq…

Mas no Brasil, se você usou krav maga para uma coisa que nao seja sua propria defesa, c tá fudido!!!

No site do krav maga no brasil: www.kravmaga.com.br possui muitos textos legais…

Um trecho sobre sua filosofia é esse:

Krav Magá é uma arte moderna, criada a partir da realidade atual, que, sem discurso teórico, infiltra nos praticantes um caminho de vida saudável e íntegro, construindo cidadãos responsáveis e capazes de buscar seus objetivos. As regras das aulas são de âmbito educacional que, quando incorporadas, trabalham os quatro princípios do caminho de vida do Krav Magá:

Coragem -> enfrentar obstáculos, não importando a sua dimensão;
Equilíbrio emocional -> controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação;
Paciência -> uma mudança de postura em relação a vida e a si próprio: acontece gradativamente, cada um ao seu tempo;
Respeito -> respeitar a si próprio e ao próximo, até mesmo o inimigo.
O aluno aprende estes princípios através da rotina do treinamento físico e suas dificuldades, consciente do percurso necessário para adquiri-los. Adultos, crianças ou adolescentes assimilam estes princípios com a mesma intensidade, que passam a ser parte de sua própria natureza; a vontade de lutar por seus objetivos e a persistência mesmo ao encontrar dificuldades, o equilíbrio diante das situações, a independência. Tudo isso o coloca em posição de total autocontrole e afastado da violência.

É necessário dizer que, alimentando o intelecto, os hábitos de cada um o afastam de situações de violência. O treinamento inclui, na maioria das vezes, barreiras físicas e psicológicas que cobram do aluno a preparação espiritual para prosseguir e vencer as dificuldades e obstáculos encontrados durante os treinos.

Para ter condições de se defender, é necessária a união entre o conhecimento técnico e a capacidade mental.

Voltado então ao tópico original, Hal, conta ae pra nós o que o Krav Magá trouxe à ti na vida de developer, pq todo mundo aqui dá porrada nas teclinhas e fica zonzo vendo os if else da vida :slight_smile:

Na boa, se não fosse o Thai eu já teria destruido alguns teclados de tanto passar raiva rsrs

Como ja falei, treinei judo e jiu-jitsu por alguns anos.
No JJ eu treinava algumas coisas de defesa pessoal.
Nunca precisei usar, mas tenho certeza que poderia me safar de algumas siuações.
Confesso que conheço muito pouco de KV, por isso considero JJ a melhor forma de auto-defesa, é a arte que conheço.
Mas tenho a opinião que qualquer que seja a tecnica empregada(JJ, KV, outras…), ela vai funcionar muito bem no 1 contra 1. A partir do momento que for N contra 1 a coisa fica dificil. A vida real não é como na sessao da tarde que o cara enfrenta 5,6 adversarios e bate em todo mundo.
No 1 contra 1 confio no JJ. Um cara que treina JJ a 6meses se vira muito bem contra qualquer pessoa que não conheca tecnicas de luta. Calro que não estou falando de situações com armas e facas, isso ja exige um tempo de treino bem maior.

[]

Hummm…

perseverança, e auto confiança… Acho q isso, pq tem treinamento que PQP, vc nao sabe como alguem consegue passar dele… Quando eu passei para faixa amarela, eu quase desmaiei, de tao fudida foi a parte fisica, MUITOOOO foda… é indescritivel qto é dificil, mas mesmo assim eu passei :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Acho q ele te prapara muito para desafios muitos dificeis, te da coragem, enfim… Ela que salvou os judeus em diversas situações, e para lutar eles deviam ter muita coragem, e o Krav maga te passa isso!!! :wink: :wink:

[quote=jgbt]Como ja falei, treinei judo e jiu-jitsu por alguns anos.
No JJ eu treinava algumas coisas de defesa pessoal.
Nunca precisei usar, mas tenho certeza que poderia me safar de algumas siuações.
Confesso que conheço muito pouco de KV, por isso considero JJ a melhor forma de auto-defesa, é a arte que conheço.
Mas tenho a opinião que qualquer que seja a tecnica empregada(JJ, KV, outras…), ela vai funcionar muito bem no 1 contra 1. A partir do momento que for N contra 1 a coisa fica dificil. A vida real não é como na sessao da tarde que o cara enfrenta 5,6 adversarios e bate em todo mundo.
No 1 contra 1 confio no JJ. Um cara que treina JJ a 6meses se vira muito bem contra qualquer pessoa que não conheca tecnicas de luta. Calro que não estou falando de situações com armas e facas, isso ja exige um tempo de treino bem maior.

[]
[/quote]

Realmente, o JJ é bem simples do ponto de vista execução dos golpes ( sou faixa roxa 3 grau de jj, treinava na Lotus com o Moises), com poucos meses de treino você ganha muita noção. Comparando com o Aikido digo que o aikidoísta precisa treinar muito, 3 a 4 anos para chegar no nível de JJ 1 ano.

Outro ponto, é que de cada 100 alunos de JJ 95 conseguem pegar bem o esquema de movimentação, golpes e finalizações. De cada 100 praticantes de Aikidô, se 10 conseguirem fazer algo é muito …rsss a coisa é bem complexa, seria o EJB 2.1 em termos de dificuldade, comparado à dot.net ( JJ). Entretanto, acredito muito em outros aspectos, como os ditos aqui, controle de Ki, equilíbrio, visão do todo.

Ontem conversando com outro amigo que praticou JJ, nos campeonatos as quedas são feitas de maneira irregulares, querem ir logo para o solo. Um praticante de jj que conhecesse também aikidô, poderia ganhar a competição em pé, antes de começar a luta de solo, caso fosse para o solo, teria os recursos do jj.

Tenho um amigo que é 4dan de judô e praticou Aikidô por 4 anos. Trouxe muito dos movimentos circulares, energia e equilíbrio para aprimorar suas técnicas, hoje ele está indo para china competir nas Olimpíadas.

PS: O que eu quis ilustrar com o post foi que uma arte ou partes de técnicas podem ser complementares. Seria um Seam , JSF + JPA !! :slight_smile:

PS2: O Hapkidô nasceu assim, Daito Ryu + Taekwondo :slight_smile:

eu cheguei a conclusão que porrada não ajuda em nada para aliviar/descarregar a raiva. pq quando o chefe ou colega de trabalho consegue deixar o inidivíduo nervoso é pq essa é uma pessoa atingível. Hj dificilmente preciso descarregar alguma coisa, simplesmente pq decidir não carregar nada.
Para mim esporte é só pra trazer saúde e interagir com outras pessoa fora do meu âmbito profissional.