Onde Salvar as Informações do Site

Olá pessoal! Tenho uma dúvida um tanto quanto simples e sei formas de fazer o que irei perguntar mas gostaria de saber como vocês fazem.

Como desenvolvedores PHP Moderno, onde e como vocês salvam as informações do site que se encontram no head ? Sendo elas: Título, descrição, tags, autor e etc…

Vocês salvam num banco de dados ou num arquivo externo ?

Depende. Para um site simples, geralmente no próprio html das páginas ou nos arquivos de template (se está usando um framework que usa templates, como Zend ou Laravel). Se essas informações precisam ser dinâmicas (ex: exibir o nome de um produto), podem vir no banco e ser configuradas na construção da página, usando echo ou algum recurso do template.

Abraço.

Acho que não expliquei bem. Por exemplo o Título do site mesmo, não a navbar do navegador. Por que será possível ser alterado pelo painel de controle do cliente as informações do site.

Foi o que entendi, e os método que sugeri servem. Da mesma forma que você pode usar echo no conteúdo da página (dentro do body) quando estiver renderizando o php, pode fazer isso com as tags no head. A ideia geral é a seguinte:

<html>
<head>
<title><?php echo $header_data['page_title']; ?></title>
// resto do head
</head>
<body>
// resto da página

Ou, se estiver usando echo para gerar as tags, algo como:

echo "<title>" . $header_data['page_title']; . "</title>";

$header_data é preenchido pelo php e vem do banco de dados, da mesma forma que outros dados na página. Como disse antes, alguns frameworks já vem com método para fazer isso.

Abraço.

Entendi. Bom, o problema não é exibir o título da Postagem na camada de visão. Até por que sei como fazer isso através do controlador jogando pra camada de visão sendo assim dinâmico. Porém tem o Título do site por exemplo:

Blog TerraSkill

Onde eu salvo informações assim ? Por que não quero deixar o título do site fixo no HTML(Visão) e sim salvar em algum lugar, para que o dono do site, através do Painel de controle possa alterar o Título. Ai a dúvida é: Onde salvo essa informação para que ela possa ser alterada ? Num arquivo externo separado ou no Banco de Dados ?

Espero que tenha entendido e desculpe se estou prolongando. Agradeço!

Ah, sim, eu entendi diferente.

Isso fica a seu critério, não acho que exista um jeito perfeito, pois cada jeito tem suas particularidades. Se forem poucas coisas, um pequeno arquivo de configuração pode resolver.

Eu geralmente crio uma tabela para armazenar essas configurações, já que vão junto com o perfil do usuário nos sistemas que mexo, e incluem outras coisas (ex: cor de fundo, logo/avatar, etc). É tão ou mais simples que mexer em arquivos, pois não depende de caminhos (path) e tal.

Abraço.

1 curtida

Obrigado amigo ajudou bastante!

Estou aprendendo a usar o componente CSV da League que ajuda a criar tabelas, arquivos XML e etc, que acredito que vá ajudar a guardar essas informações. não sei se conhece mas fica a dica!

Abraço!