Open Source, Crowdfunding, FreedomSponsors e Jenkins

E aí pessoal, beleza?

Essa é a minha primeira postagem no grupo.

Estou vindo aqui porque quero compartilhar um projeto que criei - o FreedomSponsors - que com certeza interessa pra muita gente aqui.

Como é minha primeira postagem, deixa só eu aproveitar pra me apresentar antes.

Meu nome é Tony França, mais conhecido como Tony Lâmpada.
Sou cearense, engenheiro de computação formado ITA, trabalho com Java desde 2000, e já publiquei um artiguinho na MJ (alguém aí lembra? Busca fonética…)
Mais informações nos meus blogs:

Há pouco mais de 1 mês, lancei o http://www.freedomsponsors.org

O FreedomSponsors, ou FS, é uma plataforma de crowdfunding (“financiamento pela galera” - numa tradução livre) pra projetos open source.

Mais especificamente, pra issues de projetos open source.

Tenho certeza que muita gente aqui costuma frequentar bug trackers (JIRA, Bugzilla, Github…) de projetos open source. Ou só navegando, ou até mesmo contribuindo com novas issues, bug reports e tal.
E tem horas que a gente queria que aquele bug que tá atrapalhando tivesse uma prioridade mais alta pela galera que mantém o projeto né.

Quando o bug tracker suporta, até dá pra votar na issue (a maioria dos JIRAs tem isso).

O FS serve pra isso. Pra vc “votar” nas issues. Só que o voto vem acompanhado com uma oferta de dinheiro.
Tá ligado cartaz de filme de velho oeste?

PROCURA-SE
HHH-2339 merge instrumentation class fails
VIVO OU MORTO
Alias, MORTO apenas
Recompensa: $50

Depois que vc cadastra sua oferta lá no FS, vc avisa no bug tracker original (posta um comentário)
Outras pessoas podem acabar se animando pra “patrocinar” a issue também.
A issue vai acumulando “dinheiro em potencial” - bem mais legal que simples votos né :wink:

Depois o desenvolvedor resolve o bug, e avisa lá no FS.

Os patrocinadores são notificados: “Psiu, o fulano falou que resolveu teu bug lá. Veja aí se tá ok. Se tiver paga o cara :-)”