Open Source, Crowdfunding, FreedomSponsors e Jenkins

E aí pessoal, beleza?

Essa é a minha primeira postagem no grupo.

Estou vindo aqui porque quero compartilhar um projeto que criei - o FreedomSponsors - que com certeza interessa pra muita gente aqui.

Como é minha primeira postagem, deixa só eu aproveitar pra me apresentar antes.

Meu nome é Tony França, mais conhecido como Tony Lâmpada.
Sou cearense, engenheiro de computação formado ITA, trabalho com Java desde 2000, e já publiquei um artiguinho na MJ (alguém aí lembra? Busca fonética…)
Mais informações nos meus blogs:

Há pouco mais de 1 mês, lancei o http://www.freedomsponsors.org

O FreedomSponsors, ou FS, é uma plataforma de crowdfunding (“financiamento pela galera” - numa tradução livre) pra projetos open source.

Mais especificamente, pra issues de projetos open source.

Tenho certeza que muita gente aqui costuma frequentar bug trackers (JIRA, Bugzilla, Github…) de projetos open source. Ou só navegando, ou até mesmo contribuindo com novas issues, bug reports e tal.
E tem horas que a gente queria que aquele bug que tá atrapalhando tivesse uma prioridade mais alta pela galera que mantém o projeto né.

Quando o bug tracker suporta, até dá pra votar na issue (a maioria dos JIRAs tem isso).

O FS serve pra isso. Pra vc “votar” nas issues. Só que o voto vem acompanhado com uma oferta de dinheiro.
Tá ligado cartaz de filme de velho oeste?

PROCURA-SE
HHH-2339 merge instrumentation class fails
VIVO OU MORTO
Alias, MORTO apenas
Recompensa: $50

Depois que vc cadastra sua oferta lá no FS, vc avisa no bug tracker original (posta um comentário)
Outras pessoas podem acabar se animando pra “patrocinar” a issue também.
A issue vai acumulando “dinheiro em potencial” - bem mais legal que simples votos né :wink:

Depois o desenvolvedor resolve o bug, e avisa lá no FS.

Os patrocinadores são notificados: “Psiu, o fulano falou que resolveu teu bug lá. Veja aí se tá ok. Se tiver paga o cara :-)”

E aí é bem assim. O patrocinador paga se ele quiser, se ele tiver feliz com o resultado.
Isso é importante: Não tem nada na plataforma que obriga ninguém a nada. Não tem pagamento adiantado, compra antecipada de credito, nada disso. O patrocinador paga direto pro programador, via Paypal. O FS mesmo nem vê essa grana.
Ou melhor, “vê” 3% dela. Num pagamento de 10 reais, 9,70 é do programador, 0,30 vai pro FS pra cobrir os nossos custos que a gente tb eh filho de Deus e o leite do meu filho custa uma nota! hehe

Eu sou um cara apaixonado por open source, e sempre contribuí muito menos do que eu gostaria.
Mas espero que o FS possa compensar isso em muitas vezes a mais do que eu seria capaz do que somente com código.
Acredito muito que se esse negócio “pegar”, tem um potencial bacana pra realmente ajudar o mundo open source a girar mais rápido. Programadores poderiam conseguir dedicar mais tempo aos projetos que eles curtem. As ofertas em aberto exerceriam uma leve pressão pra que os projetos soltassem releases mais frequentes. Enfim, é um mundo onde todo mundo ganha.

O FS ele próprio é aberto no github (mas não é Java viu, é em Python! hehe)
Temos muita coisa pra melhorar e toda contribuição é bem vinda! Veja lá --> https://github.com/freedomsponsors/

Exceto o plugin do JIRA, que é Java.
Ah sim, o plugin!
A gente desenvolveu um plugin do JIRA que adiciona um link “Sponsor this issue on FS” na página da issue.
Ontem, sabe qual o projeto instalou esse negócio? O JENKINS. O JENKINS $$#@$#@$!!! Pergunta se eu tô feliz :slight_smile:

Inclusive, se alguém aí participa de algum projeto open source que usar JIRA, é quiser instalar também, é só pegar lá do Github.

Bom, era isso, só queria apresentar o FS aqui no grupo :slight_smile:

Curtiu a idéia? Acredita que a gente pode mudar o mundo pra melhor?
Então, se cadastra lá no site, e espalha a notícia pros seus amigos!
Bate um papo com seu chefe e manda ele começar a patrocinar umas issues que tão atrapalhando a vida da equipe de dev… =)
Se tiver a fim de ajudar no projeto tb, cola lá no github que toda ajuda é bem vinda!

Grande abraço!
Vamo que vamo!
Tony Lâmpada

Muito boa sua idéia Tony, espero que dê certo.

tonylampada
Bastante interessante a ideia. Se realmente funcionar (e o pessoal colaborar - financeiramente, inclusive), tem boas chances de vingar.

Se tiver conta no GDh (http://www.hardware.com.br/comunidade/), acho que seria válido postar na sala de Linux lá, que costuma ter bastante gente interessada em OpenSource (http://www.hardware.com.br/comunidade/v-f/17).

Abraço.

tenho a mesma opiniao que o terra skill. excelente ideia. se vai pegar, ai depende daqueles fatores que nao sabemos dizer ao certo.

parabens pela inciativa!

Fantástico!!! Excelente ideia!!

Parabéns pelo projeto! :slight_smile:
Muito boa mesmo a idéia!

Porém, fiquei me questionando algumas coisas, tu falou o seguinte

Se o patrocinador se utilizar da solução e não quiser pagar? O que acontece?

Parabéns pela iniciativa!

Espero que dê certo esse projeto sim!

Pessoal, obrigado pelas palavras de apoio, valeu mesmo! :smiley:

@diegozero, essa é uma possibilidade.
Eu chuto que, na prática, isso deverá acontecer sim, mas numa minoria das vezes.
Lógico que é um chute, o tempo vai dizer.

Mas essa pergunta tá prevista no FAQ :slight_smile: --> http://blog.freedomsponsors.org/faq/

Colando o conteúdo relevante aqui:

[quote]⇑ I resolved an issue, but the sponsor just didn’t pay me. Is there anything I can do?

Well, to actually get paid, no, not really.
But you can add comments to every issue and every offer (offer, and issues are separate things. One issue can have many offers.)
So you can add a comment to that offer and write whatever you want. It will be forever linked to that sponsor?s account.[/quote]

Não resoooolve o problema, mas acho que ajuda bem.
Prefiro deixar assim, do que fazer o justo pagar pelo pecador (com créditos pré-pagos, por exemplo).

Mto bom!!
Tem pessoas que ja tem um prazer de colaborar com projetos open source sem troca de nada. Agora eles podem ganhar um dinheirinho a mais :slight_smile:

É esse o espírito @igor_ks :slight_smile:

Acho que deverá ter gente que só vai pegar as issues patrocinadas. O que tá ok tb.
E vai ter gente que vai continuar trabalhando no projeto pq curte, independente de recompensa.
Minha aposta é que, naturalmente, o segundo grupo vai fazer mais dinheiro que primeiro.

boa ideia tony. acho que cabe umas críticas (construtivas, claro) 8) mais tarde eu volto e comento :wink: