[OPINIÃO] Transferência entre aplicação desktop e celular

Estou com um dilema muito complicado de ser resolvido. Temos um ERP onde nele fica uma rotina que faz a transferência de arquivos de texto entre máquina e celular utilizando TTethering (biblioteca do Delphi), mas estamos com alguns problemas: alguns dispositivos não são reconhecidos pelo desktop, aplicação mobile trava do nada sem motivo aparente, erros que não conseguimos debugar (e quando debugamos a IDE não nos fornece um log descente), entre outros.
Diante disto, surgiu uma possível necessidade de migração do Delphi para o Android Studio. Mas como há uma parte do processo é realizado pelo ERP que é feito em Delphi, eu acredito que poderíamos vir a ter problemas devido a isto.

A minha necessidade: preciso de opiniões.
Qual a melhor forma de fazer? Bluetooth seria a solução? Existe bibliotecas no Android que ajudam a conectar com os componentes do Delphi? Transferência de arquivo texto entre VCL e app’s do Android Studio é possível? Alguém já passou por algo semelhante? Se sim, qual a solução?

Obrigado!

O que impede uma migração completa? Não querem reescrever as partes Delphi?

Você precisa substituir seu método de transferência por algo mais agnóstico, como Sockets/TCP e trafegando dados em algum formato serializado (como XML e JSON). Assim, quem envia ou recebe os dados não precisa ter uma tecnologia específica.

Se a comunicação precisa ser direta, tente bluetooth ao invés de ethernet (wireless ou com fio).

Em ambos os casos, veja se precisa de algum mecanismo de autenticação, para garantir que está enviando para o destino certo.

Abraço.

1 curtida