Opnição sobre trabalho remoto (HomeOffice)

Olá pessoal, pretendo pedir ao meu chefe a opurtunidade de trabalho remoto, e gostaria de discutir com vocês um pouco.

Situação:
Atualmente trabalho como programador de um empresa de contabilidade.
Sou o único desenvolvedor e tenho 2 projetos em fase de testes de produção. Porém minha renda não é lá grande coisa, na verdade está bem abaixo da média(como de costume --’). Com isso tenho procurado uma fonte de renda extra, fonte esta que se trata de desenvolvemento de sistemas para outras empresas.

Devido a isto e como também sempre tenho tempo livre na empresa, surgiu me a idéia de trabalhar remoto para que assim possa conciliar os dois trabalhos.

Para discutir:
Gostaria de saber a opnião de vocês a respeito disso, se é vocês acham viável. E se devo usar a baixa renda e adição de trabalho externo como argumento para pedir isto para meu chefe.

Nota: Não faço trabalho pessoal na empresa, porque o pessoal fica pescoçando para ver o que estou fazendo.

Se vc tá querendo trabalhar de casa, pra não trabalhar, está fazendo errado.

Acho que me entendeu mal ou me espressei errado.
Mas em resumo o ponto é que o tempo livre que tenho na empresa, eu estarei usando para trabalhar em projetos pessoais.

Mas então se isso não é um problema para seu chefe, por que quer ir pra home office?

Pelo que ele disse, ele tem medo de bisbilhoteiros nos outros serviços que ele fizer.

Matheus, eu tenho 15 anos de trabalho em casa, e posso te dar umas dicas:
1-Se prepare para ser cobrado.Quando se trabalha em casa, alguns clientes pensam que você estará SEMPRE disponível.Isso inclui sábado,domingos e feriados.Já passei natal e ano-novo escrevendo código.Parava para comer a ceia em família e voltava para o PC para escrever e testar mais código.
2-Se prepare para cobrar de você.Não adianta fazer corpo mole.O trabalho vai estar te esperando.Quanto antes resolver, melhor.
3-Expanda o seu conhecimento.Leia muito.Cansou?Leia mais.
4-Cuidado com a saúde.Devido a praticidade, é impossível ficar totalmente regrado(almoçando e jantando nos horários), principalmente quando uma dead line se aproxima.É normal atacar umas pizzas e potes de sorvete, mas tenha um tempo para queimar isso, ou isso ‘queimará’ você no longo prazo.

3 curtidas

Trabalho em casa. Percebi que sou cobrado mais do que quando trabalho na empresa. Mesmo assim trabalho duas semanas e meia em casa e uma semana e meia na empresa.

Eu prefiro, e nunca deixei de entregar no prazo.

1 curtida

Bom, seguindo essa linha de racicionio dos comentários, eu também trabalho fulltime de home office desde 2015. Quando a gente trabalha de casa, a gente tem que ser mais pró-ativo e mostrar mais trabalho, pois devemos passar a confiança para o chefe que estamos entregando o mesmo tanto. Para isso, é preciso mostrar resultado, diferente de quando trabalha na empresa, que estando presente já não se mostra ausente (redundante mas acho que faz sentido :slight_smile: ).

Quando vc trabalha de casa, se voce ficar sem se comunicar por 2 dias, já é estranho para os outros que trabalham na empresa, mesmo que vc fique trabalhando na sua, os outros não sabem disso. Por isso é preciso se mostrar presente e ativo.

Um outro ponto é, vc precisa ter o perfil para trabalhar sozinho, nem todos conseguem. É preciso saber se virar mais e encontrar as soluções dos problemas sozinho, diferente de quando se está na empresa e pergunta pro colega do lado. (Sei que vc disse que é o único desenvolvedor da empresa, mas é importante para o restante que está lendo).

Uma vantagem de trabalhar de casa, é que você cansa bem menos, do que se for para a empresa todo dia. Com isso, voce fica muito mais disposto a trabalhar a noite, seja freelance, ou projeto pessoal, ou até mesmo estudar alguma coisa.

Agora só reforçando o que disse acima, não acho ético, nem profissional, pedir home office pra realizar outros serviços no horário de trabalho, sem que ninguém veja, até mesmo se for no seu tempo livre.

4 curtidas

No meu caso a empresa tem esta liberdade, mas não são para todos. A empresa tem que ver você evoluir.

Na verdade eu não pedi. O líder que deu esta opção.

Vlw pessoal. @igor_ks gostei da parte: [quote=“igor_ks, post:7, topic:350083”]
Quando vc trabalha de casa, se voce ficar sem se comunicar por 2 dias, já é estranho para os outros que trabalham na empresa, mesmo que vc fique trabalhando na sua, os outros não sabem disso. Por isso é preciso se mostrar presente e ativo.
[/quote]

Então pretendo falar com chefe hojê e como você mencionou vou comentar algo sobre colocar um skype ou alguma aplicativo de comunicação com os líderes dos setores para que possamos comunicar sempre que necessário.

Aproveitando o tópico, vcs poderiam mencionar quais foram os passos necessários para conseguir uma vaga como home-office ou divulgar empresas que tenha essa possibilidade?
Sou de SP, mas confesso que, com exceção de home-office para fazer deploy em horários nada convencionais, nunca vi uma vaga 100% home-office.

Em descrição de vaga nunca vi. Somente depois que entrei na empresa que me falaram.