Pessoal alguém tem alguma ideia no que eu posso implementar no meu software de controle de estoque eu pensei em adicionar a parte de cálculos (financeiro) tipo pagamento a vista ou parcelado, mais se eu fazer isso vai entrar na área de nota fiscal é por isso que eu preciso de outras ideias porque essa do financeiro não vai me ajudar.
Obrigado
Oque implementar em um software de controle de estoque?
12 Respostas
Arruma um cliente pra colher os requisitos, senao vai criar algo que nao vai servir pra ninguem.
Mesmo dentro do controle de estoque você precisa colocar a opção de estoque pelo preço medio que é o mais usado.
Agora tem empresas pequenas que querem apenas o estoque fisico.
São sistemas diferentes que se interligam quando fala em Financeiro, Fiscal, Estoque, Producao, Vendas, enfim…
Pode parecer bobagem, mas estoque fisico é facil, já o financeiro é mais trabalhoso.
Exatamente, uma coisa que deixaria o sistema atrativo, seria fazer o custo semanal/mensal e um comparativo do que foi gasto de última vez.
Se mudou o fornecedor, se o dólar aumentou, se diminuiu…
Então eu poderia fazer tranquilo a parte do financeiro sem me preocupar com nota fiscal? Porque oque acontece é que a loja para quem eu fiz o software é uma loja simples, no caso eu cheguei a trocar uma palavra com o dono e ele disse que queria uma funcionalidade para saber a quantidade de dinheiro que estava entrando por mês e também a parte de parcelamento, o problema é que isso é também para meu Trabalho de Conclusão de Curso e ano passado mencionaram que para usar ou trabalhar com a programação do financeiro é necessário ter uma pessoa formada em contabilidade e que isso também entraria no ramo de nota fiscal.
Eu só não sei se financeiro seria a mesma coisa do que “Gerenciamento de quantos a empresa esta faturando mensalmente ou anual”…
Para mim que o financeiro seria a forma que o usuário paga que no caso pode ser a vista ou parcelado…
Caso poder me dar mais um feedback eu agradeço. Obrigado
No caso eu vou na loja sempre e eu sou o desenvolvedor do software deles, eu faço a coleta de requisitos todas as vezes, no caso que eu estou a desenvolver de maneira Incremental e Iterativa. O grande B.O é que isso é para meu Trabalho de Conclusão de Curso e que a empresa é uma empresa simples de materiais de construção, e que eu preciso comprovar que se eu for fazer do financeiro que é contas a pagar e a receber (pagamento a vista, ou parcelado oque é mole de fazer) não precisará de nota fiscal porque o gerente da empresa só quer um controle de quanto a empresa dele lucra mensalmente e anualmente e não para fins de fiscal…
Então daria tranquilo para fazer isso, mais o ponto chato é a nota fiscal, se eu desse um jeito de não entrar em nota fiscal, eu programaria oque tu chegou a mencionar, até porque a nota fiscal fica por conta de empresa e não para mim no caso… A ideia seria um Gerenciamento de quanto a empresa estaria lucrando mensalmente e anualmente… Mais todas as ideias são bem vindas… O meu cliente também deseja que o software tenha uma funcionalidade de entregas então ele iria calcular a quantidade que o usuário digitar em Km percorridos vezes a o preço em reais que esta a gasolina. Ele teria como cadastrar todas as entregas e calcular quanto que ele iria cobrar em R$, depois do feito ele poderia marcar a entrega como concluída e a tela iria mudar de Entregas Pendentes para Entregas Concluídas. Oque acha da ideia irmão?
Vai fazendo e entregando o que o cliente priorizar, nao tem mistério.
Pra quem esta de fora não é simples responder isso, Mas sim, as vezes a empresa quer somente o financeiro ( Contas a Pagar, Contas a Receber, Fluxo de Caixa )
Fiscal ( Faturamento, Escrita Fiscal, Contabilidade), e não precisa ser formado em Contabilidade, basta adquirir tudo o que envolve cada um desses sistemas e fazer o que a lei e seu Cliente exigem.
Quanto Fatura, isso é obtido pelo sistema de Faturamento, mas como tudo desemboca na Contabilidadem nela tambem terá uma conta especifica com os valores, mas nada impede de colocar no Contas a Receber consultas e/ou relatorios.
Correto
Mas como Eu postei anteriormente, tudo se interliga ou deverá se interligar.
Se que pensar mais amplamente, visualiza a Entrada e a Saida;
Entrada
Pensa em tudo o que entra na Empresa, então pensa na Nota Fiscal ou uma compra qualquer.
Essa mesma entrada deverá servir para alimentar o sistema de Contas a Pagar, Fluxo de caixa, o Estoque, a Escrita Fiscal e tambem a Contabilidade (alias, tudo vai para ela).
Em sistema de Compras normalmente constam as cotações, somente depois de concluidas
que vão para a chamada Entrada.
Saida
Faturamento (Emissao NF) depois de Faturado envia os dados para o Contas a Receber, Fluxo de Caixa, Estoque (saida mercadoria), Escrita Fiscal, Contabilidade.
A empresa pode querer um sistema de Vendas tambem, normalmente é nele que são controladas as comissões dos Vendedores.
É claro que você não precisa começar fazendo todos esses sistemas, pode sim começar pelo Estoque e pelo financeiro, depois vai fazendo os outros e as ligações entre Eles.
Nem to falando de Produção, Logistica (Esse já será uma outra parte para quem sabe no futuro alguem cote contigo).
Fato é que é ruim para a Empresa ter que digitar a mesma Entrada, o mesmo dado mais de uma vez, isso não faz sentido nem para Eles nem para quem programa.
Então uma unica Entrada de dados, deverá ser a base de tudo que engloba ou englobará.
Então você quer dizer que eu posso fazer funcionalidades de contas a pagar e a receber que não entrará na parte de nota fiscal?
Mais para você oque envolve fluxo de caixa? Oque é para você? Eu não tenho muito conhecimento na parte de finanças, mais como você mesmo disse eu não vejo problema fazer um pequeno gerenciamento dos pagamentos a vista ou a prazo (que para mim seria contas a pagar e a receber)…
Há muitos professores na area da gestão e justamente por isso minha preocupação em nota fiscal porque eu não quero entrar nisso agora…
Podê, pode. O bom dessa área de informatica é isso. Mas se Futuramente seu Cliente querer a parte fiscal, precisa ver se Ele não será obrigado a digitar 2 ou mais vezes o mesmo dado para os outros sistemas.
Isso ai com uma boa pesquisa na internet você acha muita coisa documentada.
Mas o fluxo de caixa em resumo é tudo o que entra e sai, puxando o saldo do dia anterior, Na contabilidade é claro tambem dá pra ver isso. Mas ele é mais simples e direto.
Se deseja desenvolver sistemas comerciais uma hora terá que entrar nisso, talvez agora seja uma boa hora para entender conceitos e pensar no futuro.
Pode fazer o que atende o Cliente e ganhar seu $ rapidamente, mas com certeza terá grandes dores de cabeça no futuro.
Toda vez que a gente programador deixa o Cliente dizer como Ele acha que tem que ser as coisas, sofreremos por coisas especificas do mundo dele, já quando levamos uma solução já estudada e praticada em outros lugares, se ele se convencer melhor pra quem programa.
Então a parte da nota fiscal não tem nada haver com a função de finanças. Na verdade até tem mais então pode ter sistemas que não tem nota fiscal embutidas e outros que tem. Mais então no meu TCC eu poderia deixar especificado que isso poderia ser visto futuramente na parte da nota fiscal. Mas por enquanto oque o cliente pediu é a parte de contas a vista e parcelamento?. Dessa maneira eu não entraria em fluxo de caixa e nem em nota fiscal pelo menos não agora…
Correto, mas entenda o cenário global de tudo que expliquei.