Oracle e IBM anunciam que trabalharão juntas no OpenJDK

20 respostas
bitjesse

Oracle e IBM anunciam que a IBM está juntando-se ao projeto OpenJDK.

Os principais objetivos anunciados são:

• Fortalecer o OpenJDK
  • Fortalecer o JCP.
  • Acelerar o desenvolvimento do Java 7 e 8

Com isso a IBM deixa de contribuir para o Apache Harmony, mas continuará envolvida em outros projeto da Apache.

Fonte: http://blogs.sun.com/mr/entry/ibm_to_join_openjdk

[color=darkblue]Edit (davidbuzatto):[/color]
Pessoal, além do Gessé, vários outros usuários postaram a notícia.
A notícia do Gessé foi aprovada pois foi ele que postou primeiro.
Acho que todos contribuiram com suas impressões, sendo assim, segue o que cada um postou.

MiguelCP:
Oracle e IBM anunciaram hoje em conjunto que a IBM vai colaborar com a comunidade OpenJDK para desenvolver a plataforma Java, a partir do roteiro recentemente revisto para JDK 7.

Durante a conferência de imprensa que acompanha Hasan Rizvi, vice-presidente sênior da Oracle, afirmou que a IBM e a Oracle estão procurando, em conjunto, “acelerar o ritmo de evolução da Plataforma Java”. Além disso, a IBM e a Oracle vão trabalhar juntos para continuar a reforçar a JCP, que continuará a ser o corpo primários de padrões para o trabalho nas especificações Java.

http://aljug.blogspot.com/2010/10/oracle-e-ibm-juntos-no-projeto-jdk-7.html

Adelar:
A IBM irá começar a trabalhar no OpenJDK junto com a Oracle, iniciando pelo JDK 7.

Mais detalhes no link http://blogs.sun.com/mr/entry/ibm_to_join_openjdk
Vem coisa boa aí

ignacioalex:
Engenheiros da IBM trabalharão na implementação do OpenJDK juntamente com a Oracle:

http://www.oracle.com/us/corporate/press/176988
http://blogs.sun.com/mr/entry/ibm_to_join_openjdk

Reforços para o JDK 7 e 8? Pelo menos uma notícia boa! Espero que cheguem a tempo e com qualidade.

A propaganda que estão fazendo é que também vão fortalecer o JCP durante o processo.

20 Respostas

G

Muito Bom, gosto de programar em Java, quero vê-lo cada vêz mas forte nas mãos da Oracle.

furutani

Muito legal. Uma parceria de peso, tomara que gere bons frutos.

G

Quem diria… IBM e Oracle remando o mesmo barco. Juro que eu não esperava por isso.

E a Apache? Será que veremos em um futuro próxima a Apache no OpenJDK? Pelo que lembro o Harmony surgiu por causa do velho assunto do TCK e por causa da GPL, causando uma série de atritos entre a ASF e a Sun. A Oracle sempre teve uma boa amizade com a ASF, será que agora vão entrar em um acordo ou a Apache continuará a saga?

Flavio_Almeida

Não sei se os colegas já sabem, mas o garbage colector G1 do Java 7 já está presente no java 6 desde a versão 21.
Digo isso porque esta era uma das melhorias que mais esperava, justamente por permitir compressão de ponteiros em plataforma 64 bits.

Abraços

j0nny

Legal saber sobre a ‘aceleração’ do Java 7 e Java 8.

M

Uma boa mudança, já que todo mundo reclamava que a Sun centralizava demais as decisões sobre o rumo da plataforma, a Oracle está dividindo o trabalho.

Os profetas do caos é que devem estar preocupados e decidindo se já podem descer da montanha… :lol:

evandro.santos

Para mim a IBM sempre foi contra a Sun (SWT x Swing, Eclipse x Netbeans), se a IBM trabalhar junto com a Oracle a comunidade Java só tem a ganhar.

Paulo_Silveira

Realmente uma notícia animadora. Vamos acompanhar o desenrolar.

maior_abandonado

foi uma surpresa… uma grande e otima surpresa… vamos ver se isso acelera as coisas…

M

Meio off topic, mas outro sinal de colaboração das duas empresas, um recurso do Data Pilot do Open Office foi redesenhado em colaboração com a equipe do Lotus Symphony (o fork do OpenOffice da IBM)

http://blogs.sun.com/GullFOSS/entry/behind_the_scenes_datapilot_improvements

Rafael_Afonso

Uma coisa que ninguém ainda comentou aqui foram as implicações para o Android. A IBM estava investindo no Apache Harmony que é a base da API do Android. Agora com a debandada da IBM apra o OpenJDK só vai ter o próprio Apache e talvez o Google. Para quem quiser ver algumas repercussões pode ver aqui e aqui.

M

O usuário android que frequenta o forum deve estar muito ocupado tentando hackear seu device ou procurando alguma coisa que preste no market. :twisted:

V

Muito bom mesmo, espero que Elas deixem de lado algumas “desavenças comerciais” e trabalhem juntas a favor do fortalecimento da JCP.
Seria muito interessante ver como essas gigantes iriam resolver os problemas existentes.

j0nny

O usuário android que frequenta o forum deve estar muito ocupado tentando hackear seu device ou procurando alguma coisa que preste no market. :twisted:

Vc não se cansa de fazer troll hein?
Ao menos ficou feliz em defender seu iPhone?
Se sim,conseguiu seu dia, e se não tem nada a contribuir, não seria legal postar…

J

Eu achei esquisito. Se estivesse trabahando no jdk7 faria algum sentido, mas no “OpenJDK”?? A não ser que venha por ae outro unix com vm embarcada.

yoshikichi

Legal, isso será muito importante para o java, bom espero q de bons frutos.
ABS

M

Engraçado que quando o Android Market permitiu apps pagos no Brasil você sumiu, por que será? :roll: Não era esse o grande problema do Android? :lol: :lol:

Falar nisso, ele continua crescendo muito mais rápido que seu iOS. hehehehe

fredferrao

Engraçado que quando o Android Market permitiu apps pagos no Brasil você sumiu, por que será? :roll: Não era esse o grande problema do Android? :lol: :lol:

Falar nisso, ele continua crescendo muito mais rápido que seu iOS. hehehehe

:shock: :shock: :lol:
Nussa, to tão desligado que nem tinha visto os apps pagos no market :shock: :shock: :lol:
hehe faz dias que não entro la, basicamente ja tenho tudo que preciso.

Sobre o tópico, para não desvirtuar muito, realmente os profetas dos CAOS, estão cada vez mais QUEBRANDO A CARA, com relação ao futuro do java.
Porque tudo que vi até agora, o que falaram no JavaOne tambem, é só sobre investimentos e melhorias na plataforma, datas para o JDK7, que antes era apenas uma nuvem negra no limbo, reformulação do JavaFX, etc. Ao contrario dos profetas.

S

Sobre iPhone, o meu ficou bem mais maneiro depois que fiz o dual boot com android.
Estava doido para usar android e não ter que comprar um celular…o meu virou um iDroid

M

O Julio falou uma coisa que eu não tinha atentado: por que o OpenJDK e não o JDK oficial?
Sinistro!!!
Mais sinistro ainda o projeto Harmony apoiar a união e comemorar a Oracle incorporar recursos da JVM deles no Java.

Criado 12 de outubro de 2010
Ultima resposta 15 de out. de 2010
Respostas 20
Participantes 17