Oracle fixa o preço do MySQL nas nuvens

Oracle pone el precio de MySQL por las nubes

Fonte: http://www.meneame.net/story/oracle-pone-precio-mysql-nubes

Obs: MySQL continua tendo uma versão Community, que continua gratuita ( por enquanto ). O que é noticiado é a assinatura anual que é exigida para as versões Standard, Enterprise e Cluster, que incluem suporte, funções mais avançadas e “software adicional” nas edições Enterprise e Cluster.

É: todo mundo mete o ferro na hora de ver o preço.
Mas já viram a qualidade do serviço oferecido? Lhes digo: vale CADA centavo.
Só pra lembrar, a MySQL vivia de prestação deste tipo de serviço, a Sun continuou e a tendência com a Oracle é melhorar.

Já tive de lidar com os serviços da MySQL e lhes digo: marvilhoso. Os caras te ajudam em tudo o que podem e mais. Algo que chamou minha atenção: sabem em que idioma fui atendido diretamente da sede? Português.

A gente vê que o preço não é tão absurdo assim quando se põe do lado oposto (esqueçam que são clientes e pensem como consultores). 2000 por ANO, sendo um serviço 24x7 gente, não é tão caro assim. Eles otimizam suas consultas, monitoram seu BD, oferecem ferramentas, resumindo: da trabalho, tem custo, tem de cobrar mesmo.

Estão semelhantes aos preços que a EnterpriseDB cobra pelo PostgreSQL, que gira em torno de 3k por socket. Em ambos os casos isso é apenas o preço do suporte, e paga quem quer. Nada impede você de usar as versões community tanto do PostgreSQL quanto do MySQL, que não há suporte incluso.

As únicas diferenças entre ambos é que a versão comunity do MySQL é pelado, já o PostgreSQL possui todas as funcionalidades em ambas versões. Aliás o PostgreSQL vende apenas o suporte, e não versões diferentes.

Até então nada que possa parecer o fim do mundo.

Tem que tomar cuidado com esse tom alarmista com relação a tudo que a Oracle faz. Nem tudo é o fim do mundo e nem tudo é negativo.

Também concordo que esse passo da Oracle de agora não muda em praticamente nada.

E quem se incomoda com essa coisa de versões diferentes do MyQL Community e pago, tem que reclamar com a MySQL AB não com Sun ou Oracle; isso vem de bem antigamente.

O jeito é esperar e ver quanto vai custar a JVM com funções superiores a versão open, acabou o tempo de “graça” se é bom, tem que ser pago.

Ai ai…

só por curiosidade: vocês estão falando ai que o MySQL Community é todo capado e tal, mas por algum acaso algum dos recursos que estão presentes só na versão paga são vitais pra vocês?

Aliás, vou além: alguém já os usou de fato pra poder dizer que o Community é capado só por não os possuir?

Na boa, esta postura impensada anti-oracle ou qualquer tentativa de se tentar fazer dinheiro com open source é muito, muito, muito imatura.

[quote=kicolobo]Ai ai…

só por curiosidade: vocês estão falando ai que o MySQL Community é todo capado e tal, mas por algum acaso algum dos recursos que estão presentes só na versão paga são vitais pra vocês?

Aliás, vou além: alguém já os usou de fato pra poder dizer que o Community é capado só por não os possuir?

Na boa, esta postura impensada anti-oracle ou qualquer tentativa de se tentar fazer dinheiro com open source é muito, muito, muito imatura.[/quote]

++

Fonte: http://www.meneame.net/story/oracle-retira-motor-innodb-mysql-classic-edition-eng

Se é “vital” ou não não significa que não há diferença entre as versões.

Não entendi se teu “chilique” foi sobre meu post, já que eu fui o único que falei das diferenças entre as versões. Mas se tu ler bem meu post vai ver que eu falei ser aceitável tais diferenças, e que inclusive os preços da Oracle estão próximos ao que a EnterpriseDB cobra pelo suporte do MySQL. E que a diferença entre o que a MySQL AB e a EnterpriseDB faz é que no Pgsql não há uma versão community e outra Enterprise, são todos iguais, você compra apenas o suporte.

Se é “vital” ou não não significa que não há diferença entre as versões.

Não entendi se teu “chilique” foi sobre meu post, já que eu fui o único que falei das diferenças entre as versões. Mas se tu ler bem meu post vai ver que eu falei ser aceitável tais diferenças, e que inclusive os preços da Oracle estão próximos ao que a EnterpriseDB cobra pelo suporte do MySQL. E que a diferença entre o que a MySQL AB e a EnterpriseDB faz é que no Pgsql não há uma versão community e outra Enterprise, são todos iguais, você compra apenas o suporte.[/quote]

Sensível garcia-jj,

não estava me referindo ao seu post especificamente, mas sim a uma postura que observo recorrentemente na comunidade open source. Sendo assim, amadureça um pouquinho e perceba que o universo não gira em torno do seu umbigo.

Beijo pra vc! :slight_smile:

Boa tarde,

Felizmente pra uns, infelizmente para outros, todos nós e não é diferente nas empresas, precisam gerar renda pra se manter. O fato da Oracle remover o INNO do Mysql community, é direito da empresa, acredito eu não ser de meu mérito julga-los por tal.

A versão community, de licença GPL, já não é das mais agradáveis de utilizar, não pelo SGDB. Mas pelo contrato imposto (GPL).

Existem outros SGDB, que dão as garantias, de funcionamento e indo além de licença. Para serem usados, para desenvolvimento de sistemas, de pequeno porte. Aos sistemas, de grande porte, não acredito que o valor imposto vai ser problema.

Algumas mudanças, quanto a custo, eram inevitaveis. Não é atoa, que a Oracle, conseguiu assimilar a SUN, e agora tem que fazer os produtos matidos por ela, gerem divisa afim de mater o portifolio. Aos desenvolvedores e clientes, como o conforto de um atendimento como, já mencionado.

A única coisa que me desapontou, é equipes de desenvolvimento, que usam GPL inserir componentes proprietários. E nos obrigarem enquanto desenvolvedores, “engolir” o GPL, sedo que os mesmos não são 100% livres.

[]s

2

2 again

Corrigindo o KaosBr, não retiraram o InnoDB da versão Community, mas da versão Classic, uma versão proprietária que era gratuita (gratuito <> livre).

Interessante que vejo muita gente que nem sabia que existia essa versão Classic agora ficar lamentando. A justificativa da Oracle foi procedente, essa versão mal vendia, porque ou era canibalizada pela versão Community, ou pela versão Enterprise. E agora a Oracle está tentando posicioná-la em um nicho específico.

Quem usa somente a versão Community, não vai sentir falta. Quem já paga suporte, também não vai sentir falta.

2

2 again

Corrigindo o KaosBr, não retiraram o InnoDB da versão Community, mas da versão Classic, uma versão proprietária que era gratuita (gratuito <> livre).

Interessante que vejo muita gente que nem sabia que existia essa versão Classic agora ficar lamentando. A justificativa da Oracle foi procedente, essa versão mal vendia, porque ou era canibalizada pela versão Community, ou pela versão Enterprise. E agora a Oracle está tentando posicioná-la em um nicho específico.

Quem usa somente a versão Community, não vai sentir falta. Quem já paga suporte, também não vai sentir falta.

[/quote]

Post encerrado e explicado, o porta da voz Oracle no GUJ MarcosAlex, guru futurologista e consultor já explicou tudo, eu não preciso mais ver outros comentários, dá-se por encerrado esta conversa, só de canja, MarcosAlex quanto vai custar a JVM Plus da Oracle?

Bom dia,

[quote=marcosalex]
Corrigindo o KaosBr, não retiraram o InnoDB da versão Community, mas da versão Classic, uma versão proprietária que era gratuita (gratuito <> livre).[/quote]

Correção muito, bem vinda, para o trecho:

[quote=KaosBr]
Felizmente pra uns, infelizmente para outros, todos nós e não é diferente nas empresas, precisam gerar renda pra se manter. O fato da Oracle remover o INNO do Mysql community, é direito da empresa, acredito eu não ser de meu mérito julga-los por tal. [/quote]

[]s

[quote=kicolobo]Ai ai…

só por curiosidade: vocês estão falando ai que o MySQL Community é todo capado e tal, mas por algum acaso algum dos recursos que estão presentes só na versão paga são vitais pra vocês?

Aliás, vou além: alguém já os usou de fato pra poder dizer que o Community é capado só por não os possuir?

Na boa, esta postura impensada anti-oracle ou qualquer tentativa de se tentar fazer dinheiro com open source é muito, muito, muito imatura.[/quote]

Concordo plenamente.

O pior mal (ao meu ver) que há em muitos dos membros de comunidades Open Source é que, além de usar e não contribuir em nada (documentação, código, etc - essa de evangelizador não vale), não estão dispostos a pagar e ficam “chateados” quando o responsável pelo software cobra pelo suporte / ferramentas adicionais.

Acordem! Open Source / Software livre é apenas um outro modelo de negócio, tão capistalista quanto, no qual você pode ter suporte pago ou não ter suporte se não quiser pagar, e é isso. Deixem de romancear e idealizar o software livre / open source.

Todos possuem contas para pagar. No fim das contas, tudo gira em torno de dinheiro.

[quote=inacio.ferrarini][quote=kicolobo]Ai ai…

só por curiosidade: vocês estão falando ai que o MySQL Community é todo capado e tal, mas por algum acaso algum dos recursos que estão presentes só na versão paga são vitais pra vocês?

Aliás, vou além: alguém já os usou de fato pra poder dizer que o Community é capado só por não os possuir?

Na boa, esta postura impensada anti-oracle ou qualquer tentativa de se tentar fazer dinheiro com open source é muito, muito, muito imatura.[/quote]

Concordo plenamente.

O pior mal (ao meu ver) que há em muitos dos membros de comunidades Open Source é que, além de usar e não contribuir em nada (documentação, código, etc - essa de evangelizador não vale), não estão dispostos a pagar e ficam “chateados” quando o responsável pelo software cobra pelo suporte / ferramentas adicionais.

Acordem! Open Source / Software livre é apenas um outro modelo de negócio, tão capistalista quanto, no qual você pode ter suporte pago ou não ter suporte se não quiser pagar, e é isso. Deixem de romancear e idealizar o software livre / open source.

Todos possuem contas para pagar. No fim das contas, tudo gira em torno de dinheiro.

Até!

Inácio Ferrarini
Oracle Certified Professional, Java Programmer 6[/quote]

Cara… e que continue assim… O problema é que no início do crescimento do Open/Free, a comunidade parecia um monte de rebelde que estava lutando contra a tirania da Microsoft… Aí é fods… criou-se um bando de sonhador, querendo “USAR” Open e depois “VENDER” pra ganhar suas graninhas…

Quando li o título da notícia achei que era algo sobre MySQL para Cloud rs.

Cada um deve julgar o que é caro ou não pro negócio dele e avaliar se tem outras opções à altura caso não esteja contente.

[]s

[quote=adriano_si][quote=inacio.ferrarini][quote=kicolobo]Ai ai…

só por curiosidade: vocês estão falando ai que o MySQL Community é todo capado e tal, mas por algum acaso algum dos recursos que estão presentes só na versão paga são vitais pra vocês?

Aliás, vou além: alguém já os usou de fato pra poder dizer que o Community é capado só por não os possuir?

Na boa, esta postura impensada anti-oracle ou qualquer tentativa de se tentar fazer dinheiro com open source é muito, muito, muito imatura.[/quote]

Concordo plenamente.

O pior mal (ao meu ver) que há em muitos dos membros de comunidades Open Source é que, além de usar e não contribuir em nada (documentação, código, etc - essa de evangelizador não vale), não estão dispostos a pagar e ficam “chateados” quando o responsável pelo software cobra pelo suporte / ferramentas adicionais.

Acordem! Open Source / Software livre é apenas um outro modelo de negócio, tão capistalista quanto, no qual você pode ter suporte pago ou não ter suporte se não quiser pagar, e é isso. Deixem de romancear e idealizar o software livre / open source.

Todos possuem contas para pagar. No fim das contas, tudo gira em torno de dinheiro.

Até!

Inácio Ferrarini
Oracle Certified Professional, Java Programmer 6[/quote]

Cara… e que continue assim… O problema é que no início do crescimento do Open/Free, a comunidade parecia um monte de rebelde que estava lutando contra a tirania da Microsoft… Aí é fods… criou-se um bando de sonhador, querendo “USAR” Open e depois “VENDER” pra ganhar suas graninhas…[/quote]

Certo! Independente de se é justo ou não, o próprio modelo GPL possibilita isso. Ou seja, ninguém foi pego desavisado. Desde o início se sabe que é permitido que empresas usem o software livre / open source para ganhar dinheiro.

A GPL faz poucas ressalvas, se nao me engano, que se você distribuir algo baseado em software livre, dê ao usuário final a possibilidade de modificar a versão dos artefatos baseados em SL (uso de bibliotecas dinâmicas, etc) ou distribua o fonte junto. Outras licenças (BSD, MIT, etc) são ainda mais leves nesse ponto.

“Tirania”? Bom … é uma empresa querendo ganhar dinheiro, nunca se discutiu a tirania da Cola-Cola ou da McDonalds … você é livre para comer lá ou não, você é livre para usar m$ ou não.

A Oracle virou o alvo da vez … (todos sabem que windows deixa a desejar e fim da história). Até quando vamos precisar endemonizar empresas?

Resumindo: Empresas usam Software Livre para ganhar dinheiro porque o próprio Software livre permite isso.

O real problema pra mim é a galera pré-adolescente que confunde open source com filantropia.

To vendo num futuro proximo, tudo mundo colocando o rotulo de “evil” na Oracle igual fazem com a Microsoft hehehe
Mas enfim, quanto que falaram que custa? 2000 por ano?? Pra uma empresa isso nao eh nada, pra ter suporte e etc etc etc etc.

//Daniel