Oracle Lança Java SE 6 Update 25

15 respostas
otaviojava

A Oracle lançou o Java SE 6 Update 25 (6u25), esta atualização não contém atualizações de segurança para o runtime do Java, mas incluirá a plataforma de suporte mais amplo, com SP1 e Windows 7, Windows 2008 R2 com SP1, o Oracle Linux 6 e Oracle Solaris 11 Express 2.010.11 também foram adicionados à lista de suporte. Também são suportados pela atualização o Internet Explorer 8, Firefox 4, o Google Chrome 10 e VirtualBox 4.

fonte: http://aljug.blogspot.com/2011/05/oracle-lanca-java-se-6-update-25.html

15 Respostas

Adelar

Baixando :slight_smile:

riquericco

Baixei jah! :smiley:

lina

Oi,

Alguém pode me dizer o que significa isso:

“Embora a fonte do Java esteja licenciada sob a GPLv2, as versões binárias pré-construídas da Oracle estão sob uma licença proprietária.”

?!?!?! Será que existe uma versão paga?

Tchauzin!

Kanin_Dragon

Jovens,

Aguardem a versão 7, pois segundo minhas fontes uma revolução está para acontecer.

abs,

J

lina:
Oi,

Alguém pode me dizer o que significa isso:

“Embora a fonte do Java esteja licenciada sob a GPLv2, as versões binárias pré-construídas da Oracle estão sob uma licença proprietária.”

Tchauzin!

Isso quer dizer que a “Oracle JVM” possui licença proprietária. A jvm opensource vem junto com o “OpenJDK”. OpenJDK não tem as bibliotecas da Oracle(sun) como alguns codecs(base64, jpeg etc…). Até hoje não consegui me acostumar com o openjdk por causa disso.

Sem contar que existe um jogo complicado por detras dessas licenças que já renderam boas discussões aqui no guj.

boaglio

lina:
Oi,

A Oracle comprou a BEA, que vendia a JDK JRockit, logo acho que ela está preparando um produto semelhante.

J

boaglio:
lina:
Oi,

A Oracle comprou a BEA, que vendia a JDK JRockit, logo acho que ela está preparando um produto semelhante.

JRockit vai se fundir com a Oracle vm. O que é fechado são as classes desenvolvidas por ela, tanto é que não podem estar presentes no OpenJDK.

Tchello

Kanin Dragon:
Jovens,

Aguardem a versão 7, pois segundo minhas fontes uma revolução está para acontecer.

abs,

Opa!
Poderia oferecer mais informações?
Que eu saiba será lançada no início do segundo semestre, correto?

Agora me deixou MUITO curioso, libera a informação aeee! rsrs

riquericco

Tchello:
Kanin Dragon:
Jovens,

abs,

Opa!
Poderia oferecer mais informações?
Que eu saiba será lançada no início do segundo semestre, correto?

Agora me deixou MUITO curioso, libera a informação aeee! rsrs

Tb fiquei curioso em saber qls revoluções sao essas! :smiley:
Libera alguma informação haha

Abraços

lina

juliocbq:
boaglio:
lina:
Oi,

JRockit vai se fundir com a Oracle vm. O que é fechado são as classes desenvolvidas por ela, tanto é que não podem estar presentes no OpenJDK.

Oi,

HumMmMmM Interessante! Ainda bem que a Sun antes de ser comprada pela Oracle tornou a licença do Java GPL né?

Tchauzin!

E

O que achei interessante nesse update 25 é a nova opção da JVM -XX:+TieredCompilation (deve ser usada com -server).

A idéia é que ele compile o código inicialmente como se fosse -client, mas conforme as estatísticas de uso vão sendo colhidas, o código é recompilado como se fosse -server.

J

lina:
juliocbq:
boaglio:
lina:
Oi,

Oi,

HumMmMmM Interessante! Ainda bem que a Sun antes de ser comprada pela Oracle tornou a licença do Java GPL né?

Tchauzin!

Oi,

tornou mais ou menos. Existe uma restrição que a empresa pode impor no campo de atuação das outras vms por meio da licença do kit de compatibilidade. Por exemplo a caso da apache em que o harmony não pode ser utilizado em plataformas móveis. A licença do kit impunha essa restrição.

benflodin

Ai gente por isso eu corre e grito a Oracle é uma empresa fantastica! sem eles E=MC2 nunca existiria.

M

Quem tem curiosidade sobre o Java 7, ele está na fase de estabilização e correção de bugs, todos os recursos já foram implementados, dá pra acompanhar o beta:
http://jdk7.java.net/preview/

E o Netbeans 7 já suporta os novos recursos.

Sobre as VMs, a Oracle tinha 4:

1 - A OpenJDK, com código gratuito, abert o e livre (GPLv2)
2 - A VM oficial da Sun, com alguns codecs proprietários e algumas implementações não livres, mas performátias e uma licença gratuita, aberta (CDDL) mas não livre
3 - A JRockit gratuita, mas se não me engano com código fechado
4 - A JRockit comercial, mais rápida de todas, com mais ferramentas

A Oracle está trazendo recursos da JRockit pro OpenJDK, que vai continuar Open. Especula-se que as VMs gratuitas vão se fundir e ficarem com uma licença livre, e a VM proprietária deve ficar pras empresa que precisem de recursos sofisticados e suporte, no esquema que era o MySQL com a Sun ou com a MySQL AB.

Mas não achei no site da Oracle referência à JRockit comercial, não sei o que virou. A JRockit gratuita já testei antes, tem alguns recursos de monitoramente melhores que o da Sun, em alguns casos dizem ser mais rápida, mas não percebi diferença no dia a dia.

Elizeu_Santos

marcosalex:
Quem tem curiosidade sobre o Java 7, ele está na fase de estabilização e correção de bugs, todos os recursos já foram implementados, dá pra acompanhar o beta:
http://jdk7.java.net/preview/

E o Netbeans 7 já suporta os novos recursos.

Sobre as VMs, a Oracle tinha 4:

1 - A OpenJDK, com código gratuito, abert o e livre (GPLv2)
2 - A VM oficial da Sun, com alguns codecs proprietários e algumas implementações não livres, mas performátias e uma licença gratuita, aberta (CDDL) mas não livre
3 - A JRockit gratuita, mas se não me engano com código fechado
4 - A JRockit comercial, mais rápida de todas, com mais ferramentas

A Oracle está trazendo recursos da JRockit pro OpenJDK, que vai continuar Open. Especula-se que as VMs gratuitas vão se fundir e ficarem com uma licença livre, e a VM proprietária deve ficar pras empresa que precisem de recursos sofisticados e suporte, no esquema que era o MySQL com a Sun ou com a MySQL AB.

Mas não achei no site da Oracle referência à JRockit comercial, não sei o que virou. A JRockit gratuita já testei antes, tem alguns recursos de monitoramente melhores que o da Sun, em alguns casos dizem ser mais rápida, mas não percebi diferença no dia a dia.

tomara que ocorra a fusão

Criado 3 de maio de 2011
Ultima resposta 5 de mai. de 2011
Respostas 15
Participantes 12