Orientacao objecto em php

Ola pessoal tudo bem? Bom e o seguinte tenho uma duvida em relacao a desenv. Web com java e php. O que preciso saber e si a orientacao objecto em php funciona do mesmo jeito que em java onde definimos CLASS com seus atributos e comportamentos e rebendo dados da view.
EX: UM SISTEMA EM PHP QUE REGISTA DADOS PESSOAIS, TERIAMOS ALGUMA ESTRUTURA EM PHP QUE REPRESENTA ESTA ENTIDADE?

Obs: TENTEI SER MAIS CLARO POSSIVEL, AGRADECO DESDI JA A VOSSA AJUDA, ABRACOS.

Vamos lá, o conceito de classe é suportado por todas as linguagens que dão suporte à orientação a objetos, mesmo que você não declare, de forma explícita, uma classe.
Como ocorre no javascript (Exemplo).

Portanto, sim, em PHP é isso mesmo: classe é a representação de um conjunto de objetos que contém um nome (não necessariamente, mas, para fins didáticos, vamos aceitar isso), atributos (as qualidades de um grupo de objetos) e métodos (as ações que tais objetos podem fazer).

Agora, uma classe não recebe, necessariamente, dados da view. Ela pode estar diretamente ligada a manipulação de alguma informação, fora do contexto da view (conversão de dadas, validação de informações, etc).

Precisa de mais detalhes para isso, mas, sim, você consegue fazer em PHP.
Dados pessoais = nome, data de nascimento, telefone, email, tipo sanguíneo, cor dos olhos, cabelos, fator RH, doador de órgãos, fumante, religião, doença cardíaca, etc, etc, etc.
Isso tudo pode ser representado em classes.

1 curtida

E o seguinte, estou projectando um site e-commerce entao posso usar o conceito de classes de forma explicita que representa as entidades como por exemplo entidades pedidos, produto, pessoa e executar toda a logica e devver para banco de dados para armazenar estas informacoes?

Nao sei muito ainda sobre o php, mas como ja programo em java vi que ha muita semelhanca?

Se desliga dos vícios do Java, PHP é uma linguagem dinâmica. Dá uma estudada sobre PDO, exemplo: http://rberaldo.com.br/pdo-mysql/

1 curtida

Nao, sei que java tem sei pontos fortes no que sai ganhar em algum parte em relacao ao php, pelo sei robustez e é recomendado para sistemas corporativo… Mas vou pesquisar mais sobre o php, abracos amigo.

Cada um tem suas particularidades, com vantagens e desvantagens. Como em PHP a tipagem é dinâmica, podemos aproveitar o lado bom disso, menos burocracia e mais foco em entregar funcionalidades.

1 curtida

Foi por isso mesmo que resolvi aprender sobre ele, obrigado amigo me ajudou muito abracos.

Se a intenção é um sistema simples, pequeno e de baixa ou média complexidade, sinceramente, eu nem cogitaria usar classes, no PHP.
Porem, se você quer um framework, sugiro o Laravel e, neste caso, sim, estudar POO.
Tem uns cursos bons na udemy e tem várias apostilas pela web afora.

1 curtida