O autor do livro Effective Java, que todo programador Java deve ler no mínimo uma vez, conversa sobre vários assuntos, indica seus livros prediletos, aborda a proxima edição do Effective Java e outras coisas mais.
O livro é muito bom, segue a fórmula do também premiado Effective C++ do Scott Meyers, mas do contrário de seu antecessor, está demorando receber as devidas correções/adaptações.
Especialmente por que o Java é uma linguagem que muda muito mais rapidamente. Dicas como o typesafe enum Pattern, StringBuffer e outras mais já poderiam ter sido remodeladas a tempos. E hoje ainda tem como usar efetivamente recursos como anotattions.
De qualquer forma, o livro ainda é muito bom.
Ah sim, a entrevista aí no link também é muito interessante!
A: I’m really bad at predicting the future. It’s clear that multicore machines will be mainstream in the very near future and that programs will have to change to take full advantage of them.
Acho que em uma linguagem como essa não existe um livro “for dummies”! Mas estou gostando dos livros da linha da “The Pragmatic Programmers”, estou lendo o “Agile Web Development with Rails” e tenho o “Programming Ruby” e indico os dois com certeza! Então, se seguir a mesma linha, esse livro (link abaixo) deve ser muito bom também: