E ai pessoal?!?!?!
Eu gostaria de saber se há algum padrão para desenvolvimento de código recomendado pela Sun ou outro orgão sério? :roll:
Eu procurei aqui no GUJ, mas o PDF está fora do ar.
Se alguem puder passar o link onde eu possa ver…
E para lhe ajudar, use uma IDE como o Eclipse ou o NetBeans (entre as mais famosas), que suportam um plugin para um pacote chamado CheckStyle. Ele verifica, entre outras coisas, se você está saindo “fora” do tal padrão. (Enche o saco no começo, na verdade, mas depois você se acostuma. É igual a escovar os dentes).
Eu costumo deixar como tamanho máximo de linha o número de caracteres que evite barra de rolagem horizontal no meu editor. Daí, quando alguém que usa resolução menor que eu abre meu código, me xinga.
O tal do limite de 79 ou 80 colunas é bom quando eu mando o código para o pessoal que está em cliente e tem apenas um terminal Telnet/SSH e o editor vi para corrigir eventuais problemas no código.
(Isso não é tão incomum assim se a máquina de produção é Unix, e o melhor editor “gráfico” que o cara tem é o “dtterm” - o equivalente do Notepad no ambiente Solaris 9 ou anterior).