Padrões e melhores práticas para desenvolver interface gráfica para o usuário

Boa noite,

Pessoal, gostaria de saber se existe algum material com as melhores práticas para desenvolver interface gráfica para o usuário.
Tipo, qual o design que deve ter uma tela de cadastro, ou de listagem.

Desenvolvo em java há dois anos e nunca encontrei algum material com as melhores práticas para design de GUIs.

Se já houver algum tópico a respeito me desculpem, mas não encontrei nada na Internet.

Desde já agradeço.

acredito que vai ser meio complicado vc encontrar as melhores praticas para o desenvolvimento de GUI.

vc pode encontrar as melhores ferramentas, os melhores meios e metodos para se construir uma interface. Mas não padrões de desenvolvimento que explicam como a GUI deve ser.

Você poderá encontrar materiais mais amplos como a de acessibilidade e interatividade e tals, mais nada especifico a interface grafica Java.

Nunca vi nada igual…

t+

Use os HIG da Apple. Sao otimos.

Olá

http://java.sun.com/products/jlf/ed2/book/

[]s
Luca

Pessoal,

Obrigado pelas dicas, estava faltando procurar pelo termo certo. Procurei por design gui, design patterns e nada. Se soubesse que essas melhores práticas se chamam HIG já teria achado.

CV, realmente os HIGs da Apple são muito bons.

Luca, vou dar uma olhada mais afundo nos HIGs da Sun.

Atualmente estou desenvolvendo um framework usando MVC e DAOs para desktop. Basicamente eu defini as telas como Entrada e Listagem. Para os cadastros e movimentações, a primeira tela é a de pesquisa. Fiz isso para evitar que o usuário cadastre a mesma coisa, assim, antes de cadastrar, o usuário tem a opção de pesquisar.

Vcs acham isso uma boa prática, ow eu devo abrir a tela de cadastros direto? Alguma outra sugestão?

Abraços!

http://developer.yahoo.com/ypatterns/

Design patterns lib do Yahoo…

mto bom… mas foco mais web

User Interface Design for Programmers by Joel Spolsky.

Terminei de ler faz três semanas. É um ótimo livro. Não te dá coisas específicas, sobre como alinhar labels ou coisas do tipo, mas te mostra vários conceitos.

E custa menos de 20 dólares!