olá pessoal,
eu seio que ainda tenho muito que estudar de padrõe sde projeto e tudo mais…
mas desde ja gostaia de entender um pouco a difrença, ou melhor , a relação…euntre os padrões J2EE…e aqueles outros padrões básicos…
por exemplo…
padrões estruturais:
Adapter
Proxy
Bridge
com relação a
Business Delegates
Façades
DAOs por exemplo…
onde posso achar , se existir, a relação entre eles??
Como nós, dislexos, temos que ser unidos, vou tentar te responder ( :lol: )
Os padrões J2EE são focados no usod a plataforma, apenas isso. Muitas vezes eles apenas adaptam um padrão existente, e as vezes eles criam padrões que podem ser reutilizados em qualquer outra plataforma. Numa navegada pelo catálogo você acha coisas como SessionFaçade, que é uma adaptação do padrão Façade, da GoF.
Resumindo: mantenha um catálogo de padrões o mais completo possível no seu bookmark e quando estiver esperando aquele build de 5 minutos dê uma lidinha em um ou outro.
Sobre iso eu ate tinha uam ideia que seria masi ou menos assim…pois estou lendo um livro muito bom 9que aconselho a todos : J2EE 21 dias )…que fala a respeito disto…
Quandoo façade , da para identificar na boa…
mas e quanto aos outros que citei??
as vezes achoque fica meio confuso por exemplo identifcar o padrão j2EE “Busines Delegate” , em relação a qual ele se encaixa : bridge ou proxy ???
e quanto aos Adpater?? o que representaria eles no contexto J2EE???
Os padrões da Sun não encessariamente tem a ver diretamente com os padrões da GoF. Veja o qe eu escrevi:
Existem padrões que são adaptações e padrões que são totalmente novos, não encessariamente existe uma relação de 1 para 1 com os padrões clássicos (i.e. GoF)