Pedido de ajuda de um estudante

8 respostas
Stsz.andre

Olá, sou estudante de sexto período de Sistemas de Informação em Juiz de Fora e gostaria de algumas dicas de profissionais já experientes na área.

Como sou estudante não tenho conhecimento das necessidades do mercado de T.I. com tanta clareza como os que realmente o vivenciam. Tenho dúvidas com relação a linguagens, certificações e o melhor caminho a seguir na área.

No momento tenho noções de programação Java, Java desktop e web, pois é a linguagem mais focada no meu curso.
Gosto da linguagem, o fato de ser fortemente tipada me agrada muito (muito mais que php por exemplo), mas tenho dúvidas.
Vale a pena investir em java?

Com relação as certificações, eu não faço a menor ideia de quais posso tirar.
Quais certificações tem peso na hora da contratação?

Enfim, o que um estudante (futuro recém formado) deve focar para crescer na área de T.I.?

Agradeço desde já =).

8 Respostas

igor_ks

Com certeza todos que responderão aqui, defenderão Java e sua resposta para a pergunta

será Sim!

Afinal muitos aqui vivem graças a essa linguagem :slight_smile:
Mercado tem bastante, e entre as linguagens de programacao, é uma das que paga melhor e tem mais empregos sobrando…

Certificacoes: OCPJP (Oracle Certified Professional, Java Programmer)
Essa é a inicial e que tem grande peso pra quem não tem experiencia ainda e esta tentando entrar para o mercado de trabalho

Depois tem outras de Web Component, EJB, JPA, Architect que também tem bastante peso

Recomendo voce comecar a estagiar agora, enquanto está na faculdade, para não sair da faculdade sem experiência nenhuma. Eu comecei a trabalhar com programacao qdo tava no segundo ano da faculdade, sai com praticamente 3 anos de experiência, o que deu uma grande bagagem pra não sair um recém formado desesperado por emprego. Foi difícil levar, mas foi MUITO compensador.

Stsz.andre

igor_ks:
Com certeza todos que responderão aqui, defenderão Java e sua resposta para a pergunta

será Sim!

Mercado tem bastante, e entre as linguagens de programacao, é uma das que paga melhor e tem mais empregos sobrando…

Essa é a inicial e que tem grande peso pra quem não tem experiencia ainda e esta tentando entrar para o mercado de trabalho

Depois tem outras de Web Component, EJB, JPA, Architect que também tem bastante peso

Recomendo voce comecar a estagiar agora, enquanto está na faculdade, para não sair da faculdade sem experiência nenhuma. Eu comecei a trabalhar com programacao qdo tava no segundo ano da faculdade, sai com praticamente 3 anos de experiência, o que deu uma grande bagagem pra não sair um recém formado desesperado por emprego. Foi difícil levar, mas foi MUITO compensador.

Obrigado pela resposta!

Poderia me dizer um pouco mais sobre a certificação?
Quanto custa, bons materiais de estudo e etc?

A

Qual sua idade?

Penso que para quem está começando tirar a certificação de OCJP é nota dez, pois se aprende muito e é valorizado ao fazer uma entrevista, quando se está começando… Seu preço deve estar hoje na faixa de uns 500k, visto que obrigatoriamente você tem de tirar uma certificação de pré-requisito, coisa que a Oracle inventou que não existia quando era a Sun.

A

igor_ks:

será Sim!

Na verdade, houve mudanças no quadro de certificações da Oracle, e isso já faz um tempo… A primeira certificação não é mais a OCJP, agora, obrigatoriamente tem de tirar a de associado, OCJA. Antes podia-se iniciar na OCJP, hoje não mais, tal como hoje em dia é obrigatório curso homologado pela Oracle para se tirar a certificação de Arquiteto.

Quanto a certificação de JPA e JSF até hoje não conheci ninguém tivesse…

Com certeza a mais cobiçada é a de Arquiteto.

Stsz.andre

andredecotia:
Qual sua idade?

Penso que para quem está começando tirar a certificação de OCJP é nota dez, pois se aprende muito e é valorizado ao fazer uma entrevista, quando se está começando… Seu preço deve estar hoje na faixa de uns 500k, visto que obrigatoriamente você tem de tirar uma certificação de pré-requisito, coisa que a Oracle inventou que não existia quando era a Sun.

500k = R$ 500,00?

igor_ks

Isso pra quem quer tirar a certificação de Java 7, mas pra quem quer tirar da 6 ainda não precisa da OCJA.

O nosso querido jakefrog, agora conhecido como Hebert Coelho (rs) tirou ela recentemente. (Mas só ele que conheço que tirou também)

Stsz.andre :
Exam Number: 1Z0-851
Associated Certifications: Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer
Exam Price: US$ 300
More on exam pricing

Fonte: Oracle.com (ohhhh) - Melhor que usar o google, ir direto na fonte segura

Ruttmann

Isso pra quem quer tirar a certificação de Java 7, mas pra quem quer tirar da 6 ainda não precisa da OCJA.

O nosso querido jakefrog, agora conhecido como Hebert Coelho (rs) tirou ela recentemente. (Mas só ele que conheço que tirou também)

Stsz.andre :
More on exam pricing

Tá certo o negócio, mas não é 300 dolares não, são 150 dolares…

Isso convertido e com imposto(pagando com CCI), saí uns 350 reais mais ou menos…

:wink:

A

Stsz.andre :
More on exam pricing

Oi Igor, bom dia, obrigado pela informação…

O problema é usabilidade do site da Oracle, hoje já está um pouco melhor…

Realmente, já faz um tempo que eu não o acesso mais, parece que até mudou o nome para Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer agora, pelo que eu entendi mesmo, a versão 6 não tem o requisito da certificação de associado, fonte: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_851. Já a 7 tem, e, mudam alguns critérios como o passing score que aumenta de 61% para 77%, fonte: rs http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_803.

Criado 25 de setembro de 2012
Ultima resposta 28 de set. de 2012
Respostas 8
Participantes 4