Permissões de acesso pro grupo de usuários

Boa noite, pessoal.
Estou desenvolvendo uma aplicação onde haverão vários grupos de acesso, tal como clientes, fornecedores, administradores, suporte, atendimento, etc. Eu gostaria de saber se existe alguma forma padronizada de desenvolvimento para fazer este processo. Pesquisei um pouco no google, porém, não obtive muito sucesso, então resolvi perguntar por aqui.

Não existe padrão, você deve analisar as políticas de segurança e requisitos da empresa ou setor.

Numa tentativa de generalizar, salvo algum engano, se fizer sentido pro seu caso você pode ter mais ou menos isso:

Perfis (ex.: Administrador de Contratos)
Usuarios (ex.: Fulano)
Usuarios do Perfil (IdPerfil, IdUsuario)
Funcionalidades (ex.: Cadastro de Contratos de Concessões)
Acesso a Funcionalidades do Perfil (IdPerfil, IdFuncionalidade, Inclui, Altera, Exclui)

Muito obrigado, javaflex.
Vou tentar usar a criatividade então… Eu estou fazendo baseado nos grupos de acesso, pensei que houvesse algo mais simples, mas já que não existe padrão, vou continuar fazendo do jeito que estou fazendo.

Muito obrigado pela ajuda.

Depende do que exatamente você quer chamar de padrão, mas para funcionalidades de controle de acesso cada empresa costuma ter seu próprio processo, por isso é necessário fazer o levantamento dos requisitos de onde seu sistema será usado.