Pessoal estou com uma duvida aki sobre aplicativo jar

Acabei de terminar um.projeto no netbenas com MySQL. Como fasso pra rodar esse app em outra maquina junto com o banco de dados. E tbem to usanso o ireports pra fazer um relatório de serviço. Como fasso tudo isso rodar em.outra maquina.

Primeiro, vc configura o mysql na máquina que vc vai rodar. Depois vc roda o seu jar. Se o projeto for web, vc roda em um algum servidor web (tomcat, jboss, jetty, glassfish…)

Então tenho tenho que instalar o xamp com o banco de dados la na outra maquina e so isso certo.

eh web? pq se for web, eh so acessar o ip da maquina que esta rodando o projeto via browser.
se voce quiser implantar o projeto em outra maquina sendo web, vai ter que instalar o mysql nessa maquina, e o servidor web e fazer o deploy do app nele. Ai todo mundo acessa a aplicacao via browser usando ip da maquina.

Se for desktop, aperta o botao clean build do netbeans, dentro da pasta do seu projeto ele cria uma pasta dist. copia essa pasta dist para a maquina que voce quer rodar e pronto.

detalhe 1:
a maquina que voce vai rodar, precisa ter a jre instalada.

detalhe 2:
se voce estiver usando a url do banco de dados com jdbc:mysql://localhost, vai precisar trocar para o ip da maquina que esta o banco de dados.

E dosktop sim e e com banco de dados ai com essa url. Mas ainda vou precissar instalar xamp la na máquina junto com o banco todo certo

Vc não precisa instalar o xamp. O xamp vai instalar várias coisas, além do MySQL. Instala só o MySQL, que é o que vc precisa.

MySQL e coloco o bando dentro eso isso e

@marcoacsilva entao e so instalar o MySQL ma maquina e passar o bd pra esse MySQL e configurat o ip da maquina no url la do localhost certo

sim

O MySQLmyadmin certo

voce pode instalar somente o mysql. coloca a mesma versao que voce usou no desenvolvimento. eu uso a 5.7. Alem do mysql voce pode colocar o mysql gui tools ou o workbench, pois vai servir para caso voce precise executar consultas no banco.

isso e a jre referente a versao que voce usou para desenvolver. so isso