Pessoal, eu sei que talvez vocês estejam saturados dessa pergunta, mas o que vocês me recomendam para treinar programação?

Eu sou iniciante em programação, comecei a estudar essa semana, estou começando pela lógica de programação e quero ir para javascript em breve.

O que vocês me recomendam para colocar em prática tudo o que eu estou vendo nas aulas online que venho assistindo? Exercícios? Quais? Criar projetos? Por onde começar?

Obrigado!!

Se você quer praticar, na minha opinião o melhor caminho é fazer projetos pessoais. Mas cuidado não pode ser nada muito complexo para o seu nível de conhecimento, o ideal é projetos simples e aumentando a complexidade. Você pode recriar algumas ferramentas simples, fazer algum programa que resolva alguma necessidade sua etc. Nessa parte tem que ter um pouco de criatividade para pensar em projetos. Agora se você quer praticar resolvendo problemas diversos, usando mais lógica tem esse site:
https://www.urionlinejudge.com.br/judge/pt
Ele tem vários desafios de programação, talvez seja uma boa para praticar lógica de programação, nele tem probleminhas simples e bem complexo!

1 curtida

Esse URI eu achei bem interessante! Quando estiver iniciando em javascript eu vou utilizá-lo, pelo que vi ele não aceita pseudocódigo, só as linguagens de alto nível para resolver os exercícios. Por enquanto vou tentar elaborar alguns projetinhos pequenos, pensei em começar a programar um sistema de banco, escola ou uma calculadora.

Sim, não tinha me tocado que você estava usando pseudocodigo!

Pode ser um boa ideia, uma versão simplificada dessas ferramentas é um bom ponto de partida, pode também criar um programa que resolva equações do 1° e 2°grau etc.