Ao longo de pesquisas e diálogos com amigos, acabei me interessando pela programação web. Até o momento estudei somente C e C++ ( meus conhecimentos ainda são básicos, lógica, OO e estrutura de dados ), mas como essas linguagens não são propriamente para web, decidi aprender uma linguagem para praticar meus skills em programação, e que seja útil para programação web (back-end), mas não consigo me decidir entre PHP e Java.
Tmb tenho interesse em front-end e futuramente pretendo aprender JS, CSS e Html. Qual linguagem melhor interage com essa parte front-end e/ou que me será mais útil em programação back-end? ( Estou aberto a sugestão de outras linguagens.)
( Não necessariamente aprenderei apenas uma das duas, apenas queria ter uma idéia de por onde seria melhor comecar.)
Vá com calma. Quer programar pra web? Quer mesmo? JavaScript. Toda linguagem tem sua vantagem e sua desvantagem, eu uso Java pra quase tudo, mas n se prenda a só uma tecnologia. Eu usaria JavaScript.
Em relacao a back-end, se for algo simples vá de PHP sem dúvidas. Senao, Java, considerando o que falou, mas recomendo considerar também outras opcoes mais leves e que nao deixam de ser robustas, como .NET Core, Go, Python, Ruby.
Front-end browser a resposta é uma só: JavaScript/HTML/Js. De resto são ferramentas opcionais, como a lib jquery que é bem leve e não sequestra o projeto, framework Angular se for SPA, etc.
Hoje esse mundo é vasto e muitas vezes desconhecido, hoje em dia temos NodeJS que o cara Serve-Side em Javascript, mas, tecnologias melhores para back end (como Java, .NET, PHP, Rails e outras) na minha humilde visão ainda são melhores pelo fato conectividade, estabilidade, desempenho, segurança, mas, tudo isso vale julgar onde e quando utilizar.
Eu quero dizer que você precisa saber:
HTML
Javascript (sem e com frameworks e afins)
CSS
e tecnologias Serve-Side
Java
.NET
PHP
Rails
Não tudo isso ao mesmo tempo, mas, que aprenda a primeira parte de um modo geral (Html, Javascript e Css que são a parte importante de templates e telas) e escolha uma ou duas tecnologias server-side para desenvolvimento para disponibilizar informações.
Em Java e .NET (MVC e Razor Pages) você tem as duas coisas juntas eu acredito que vale muito a pena procurar interessar sobre o assunto, em PHP por exemplo aprender a raiz da programação e depois partir pro Laravel que é um framework muito bom para desenvolvimento WEB.
Não gosto muito da contrapartida de escolha de uma e somente uma tecnologia e hoje para Web o conjunto faz a força!
O fato na minha opinião IMPORTANTE
É dificil escolher as preferencias de desenvolvimento de qualquer pessoa, eu jugo que aprender uma linguagem ou linguagens caia ao gosto de cada um e ao seu sentimento de se sentir bem fazendo isso com aquela linguagem, ou seja, e resumindo, você deve experimentar e saber qual lhe faz bem em todos os sentidos.
Aprenda as duas.
Historicamente, java e php são quase contemporâneos, porém, acabaram sendo utilizados para fins distintos e diferentes.
Além disso, você será obrigado, cedo ou tarde, a aprender corretamente javascript, css e html5.
a menos a vc tenha um objetivo claro, tipo “preciso customizar esse wordpress”, eu acho PHP um conhecimento bom porémde nicho. Faça uma sequência de testes, tipo algumas horas durante uma semana com PHP e depois alguma linguagem como Python, Ruby ou mesmo Perl. Veja qual faz mais sentido para vc.
se o seu objetivo foi web, tente fazer algo como uma TODO List (um campo texto, um botão ADICIONAR, uma tabela embaixo com o texto numa linha + um link para deletar , ai salva onde vc quiser, eh pra brincar mesmo). Teste Ruby Puro, Ruby on Rails, Python com Django, Perl com Dancer, etc, se diverte.
depois se pergunte: qual te da mais prazer?
Pq Java vai ser outra perspectiva ( linguagem compilada versus interpretada, static vs dynamic, etc ) e será interessante de comparar
Dragoon: Não gosto muito da contrapartida de escolha de uma e somente uma tecnologia e hoje para Web o conjunto faz a força!
Concordo plenamente, não vou me limitar a aprender somente uma linguagem, só queria saber por qual seria melhor começar.
É que estou estudando estrutura de dados na faculdade, e acho que a parte back-end me seria mais útil pra dar um gás na facu. Mas pretendo sim me aprofundar tmb na parte front-end, essa area de desenvolvimento web me interessa dms.
Gente vcs não entenderam ? o cara está começando agora e quer decidir entre java ou php.
Em primeiro lugar deve saber html5,css3 e javaScript,depois PHP e por Ultimo JAVA,porquê ? porque a curva de aprendizado do java é mais extensa,agora se quer aprender uma linguagem com curva de aprendizado rápida vai de Python.