PHP ou .Net

Olá a todos,
Estou iniciando em programação, e preciso desenvolver um projeto como se fosse uma gestão de frotas, a intenção é que o projeto seja comercializado no futuro, porém eu não sei se escolho aprender .Net ou PHP para desenvolver esse projeto, sei que a escolha depende da minha necessidade, mas saberiam me dizer as vantagens e desvantagens de uma e de outra linguagem, qual seria a melhor linguagem relacionada a custo X benefício? Já pesquisei alguns tópicos, más nenhum me ajudou a ter uma decisão clara.

Obrigado!

Ambos são leves e produtivos, mas considerando o uso do Visual Studio Community, o Asp.Net Core acaba se tornando muito mais produtivo do que PHP com qualquer de suas ferramentas free.

Asp.Net Core por ser compilado é mais rápido para grandes processamentos. PHP o natural dele é ser interpretado, mas se for só pra basicamente ler e cuspir dados via SQL não faz diferença na prática.

Se for um projeto de baixo investimento, PHP consegue mais opcoes de hospedagem econômica.

No geral eu prefiro Asp.Net Core com razor engine, mas experimente fazer um CRUD simples com ambas as opções, assim vai ter segurança da escolha.

1 curtida

Muito obrigado, vou seguir o conselho!

1 curtida

Olá Rafael, o Market Share do PHP é bem maior 78% contra 11% do ASP. No custo-benefício com relação a hospedagem o PHP também ganha. Qualquer servidor Linux suporta a linguagem e por não exigir licença o preço dos planos são menores.