Pediram-se para fazer uma especificação de telas para plano de testes. Alguém conhece ou tem um modelo para me ajudar??
Nao consegui entender sua duvida… vc pode ser mais especifico?
CV, sou novo na área… minha equipe está terminando um projeto (e eh em asp.net com C#). Aí pediram para fazer uma especificação das telas do sistema para começarem os testes.
Só q estou meio perdido sobre como começar.
[quote=“cezarsg”]CV, sou novo na área… minha equipe está terminando um projeto (e eh em asp.net com C#). Aí pediram para fazer uma especificação das telas do sistema para começarem os testes.
Só q estou meio perdido sobre como começar.[/quote]
Bem, você quer fazer protótipos de interface humana (isso que eu entendo por especificação de telas :?: ) ?
Se for isso então o ideal seria você falar com seu cliente sobre o que ele quer em cada tela referente a tal funcionalidade (caso de uso ou user story).
Por exemplo na funcionalidade cadastrar usuário deve ter 3 campos (nome, telefone, endereco) :shock: …
Se você quiser especificar testes da sua aplicação, monta uma tabelinha mais ou menos assim :
funcionalidade | campos requeridos | resultado esperado | resultado obtido | etc …
Cara se não for nenhum desses dois casos o seu problema, por favor formule novamente sua pergunta.
Na verdade, as telas já estão prontas, com funcionalidades básicas de inserção, pesquisa, deleção, edição.
Essa especificação seria para fazer testes com o fluxo de dados, q o usuário der entrada nos formulários, testar intervalos permitidos, tipos de dados aceitos…
Idéia: tire um screenshot da tela, e ponha no topo de uma página.
Embaixo disso, coloque uma lista dos valores que devem ser preenchidos no formulário, e as tentativas que devem ser feitas (deixar em branco, 0, -1, 1, e por aih vai).
Teste os botoes que podem ser clicados, tambem!