Plataforma para grid/cloud

Ultimamente tenho trabalhado com sistemas distribuídos rodando na Amazon EC2. Como plataforma de grid ja usamos Oracle Coherence e Gigaspaces. Alguem tem experiencia com outras ferramentas para distribuir dados/processamento entre varios servidores de maneira dinamica? Estamos estudando outras possibilidades por isso gostaria de ouvir outras opinioes de quem estiver fazendo algo parecido.

Não sei se entendi direito, mas você procura algo como o XenApp?

Não exatamente. Este XenApp me parece que serve para virtualizar aplicacoes windows, mas nao necessariamente escalar processamento horizontalmente (ex.: sua macro do excel sempre vai ser executada em um unico excel, independente de onde ele se encontra).

O tipo de ferramenta que eu preciso permite que voce escreva a aplicação como um todo de tal forma que dados e processamento sao espalhados entre servidores disponiveis de maneira transparente (no caso do excel seria algo como ter a planilha disponivel na rede e diferentes computadores executando cada parte da macro). Isto permite que voce inclua novos servidores se a demanda de processamento ou requisicoes aumentar, sem precisar modificar sua aplicacao para isso.

Um dos crânios da empresa onde eu trabalhava contribua pro JPPF.