Polêmica! EJB 3 x WS partindo de Contract First

6 respostas
felipeguerra

Senhores,

Existe alguma implementação de referência que agregue EJB 3 à um serviço que nasceu do WSDL (JAX-WS/JAX-B, via utilitário ant)?

6 Respostas

felipeguerra

Acho que a pergunta correta seria: o quão SOA é uma aplicação cheio de EJBs e que estão assinaladas com @Webservice, @Webmethod?

felipeguerra

é uma pena o pessoal das antigas ter sumido do GUJ.

Alexandre_Saudate

Caaaalma, não precisa ficar nervoso pela demora :wink:

Não entendí muito bem a primeira pergunta (me parece que você quer saber a respeito do modelo contract first x contract last).

Isso depende bastante. Pra ser purista, eu diria que o ideal é você ter um modelo canônico, gerar seus serviços a partir dele e, então, fazer o match com seus EJB’s e beans de entidade (essa última é a parte mais fácil!). Mas, infelizmente, isso é um pouco mais complicado de ser feito e varia BASTANTE entre servidores de aplicação. Então, na verdade, depende de qual o real tamanho do sistema. Vale a pena ser purista quando estamos falando de meia dúzia de serviços?

[]'s

felipeguerra

Rs…blz, esse era o X da questão, vou reavaliar minha postura sobre esse assunto daqui pra frente.

abraço.

Leonardo_Gaona

asaudate, acho que vale a pena sim ser purista por meia dúzia de serviços.

Sabe como são as coisas, surge um serviço novo aqui, um outro ali, um novo domínio e quando paramos pra observar, existe uma penca de serviços baseados em code-first.

Não pude me aprofundar muito em WS-*, mas pelo pouco que pude ler, acredito que seja o mais adequado, por mais trabalhoso que possa ser em um primeiro momento.

Abraço,

Alexandre_Saudate

Leonardo Gaona:
asaudate, acho que vale a pena sim ser purista por meia dúzia de serviços.

Sabe como são as coisas, surge um serviço novo aqui, um outro ali, um novo domínio e quando paramos pra observar, existe uma penca de serviços baseados em code-first.

Não pude me aprofundar muito em WS-*, mas pelo pouco que pude ler, acredito que seja o mais adequado, por mais trabalhoso que possa ser em um primeiro momento.

Abraço,

Então… eu quis dizer em sistemas que se sabe de antemão que não vão crescer, por exemplo, serviços que são colocados em sistemas não-SOA, em empresas pequenas. Já se sabe de antemão que esses serviços serão um tanto quanto “órfãos” :wink:

[]'s

Criado 3 de agosto de 2011
Ultima resposta 6 de set. de 2011
Respostas 6
Participantes 3