Por onde de fato começar?

5 respostas
Joe_Fher

Olá, tenho certeza que essa deve ser uma das perguntas mais comuns que vocês leram em diversos âmbitos. Eu inclusive dei uma olhada em diversos tópicos, mas a maioria já tinha um “certo” norte.

Faz cerca de 1 ano que decidi aprender a programar, aprendi lógica e tudo mais. Então comecei a aprender uma linguagem, mas logo eu mudei para outra e assim foi, faz uns 6 meses que estou pulando de uma para outra, sem nem aprender o Básico completo de algumas delas.

Eu sei que meu problema talvez não seja a linguagem e sim a falta de foco (eu tenho a certeza disto kkk), mas se alguém puder me ajudar no seguinte:

Preciso de uma especie de Plano de Estudos/Ação, entrar em um linguagem sem saber bem por onde ir e qual caminho seguir abala muita gente e ainda mais pessoas ansiosas como eu. Eu estou buscando algo que me divirta e que a principio eu consiga produzir alguns projetos pessoais que me motivem a continuar. Alguém tem alguma dica para mim? Conselho? Magia? Estou aceitando todas as sugestões de linguagens, sites para estudar, caminhos a trilhar.

Lembrando que eu gosto muito da parte de criar um Sistema, facilitar a vida com sistemas… Eu já fazia isso no Excel, criando planilhas para facilitar N áreas da minha vida e do meu trabalho (Trabalho no Setor Administrativo atualmente), porém quero levar essa paixão tanto por criar algo para ajudar e que seja útil e a paixão por programação para um nível maior e mais compromissado.

Agradeço a todos que tiverem a coragem e paciência de ler este texto e se disponham a ajudar!

5 Respostas

jamesk

Uma coisa boa que está fazendo é isto, perguntar, pesquisar, procurar. Eu acho bacana Ruby e Python, poruqe são linguagens com uma sintaxe mais simples pra quem tá começando. Um site bacana para ter mais informações é esse: http://blog.livecoding.tv/2016/08/16/como-redirecionar-uma-pagina-usando-jquery/, onde tem posts legais para iniciantes e também uma área de vídeos onde você pode acompanhar o desenvolvimento de um programa em tempo real e interagir com o programador, tirando dúvidas com ele na hora. Ali, você pode conversar com ele sobre as dificuldades e benefícios de cada uma das linguagens

peczenyj

vamos la

se estamos falando de programar, se vc não fica alguns momentos por semana programando e explorando algumas coisas eu diria que tem algo errado… talvez vc esteja com dificuldades ou talvez isso não seja atraente para vc.

infelizmente hoje existem muitas camadas de abstração e fazer um programa simples pode ser “chato”, enquanto fazer algo legal sera “magico” ( por conta das coisas que acontecem por baixo dos panos ).

saia da zona de conforto.

se eu fosse vc eu teria um computador ( ou laptop ) com linux instalado e tentaria usa-lo o maximo possivel, instalaria software e jogos novos, tentaria aprender linguagens novas, procuraria desafios ( hackerrank e roseta code tem algumas coisas interessantes ). busque foruns e listas de discussão e a cada termo que vc não conhece vá la e tente descobrir o que é.

arrume amigos programadores.

aprenda ingles.

em algum momento vc vai responder duvidas e isso vai te dar uma nova perspectiva.

procure DOJOS de programação na sua cidade, ou crie um.

compre bons livros sobre programação ( algo como Clean Code, The Practice of Programming, etc ) e busque se aprofundar em algo.

Não invente de comprar 10 livros, mas de repente 2 e leia de verdade, até o fim. procure blogs de programadores, clone projetos no github, pense em criar um projetinho nem q seja de algo q imprime 2 + 2.

As apostilas da Caelum são sensacionais, me ajudou bastante no começo da minha carreira. Agora não adianta te dizer “po aprende Open GL”. Vc precisa estar inserido no contexto de “programação” para que a ficha caia.

E acredite, quando isso acontece parece que a gente deu um super passo pra frente.

Joe_Fher

@jamesk Valeu mesmo pela dica, eu já tentei tanto Ruby quanto Python, mas como eu disse mais a cima acabei pulando para outra coisa.

Acho que minha resposta é complementada no que vou falar abaixo.

@peczenyj, Cara eu nem sei o que dizer. Você disse algo que eu já sentia, de estar envolvido com o mundo da programação, fazer amigos programadores, ter pessoas ali que vão compartilhar a experiência de programar.

Eu de fato gosto resolver problemas, já experimentei a sensação de sentar e ficar horas tentando resolver um simples problemas em JS, quebrando cabeça… E isso não foi chato ou irritante, foi magnifico. Já gostar de programar eu não posso garantir, pois eu mal programei, eu me esforcei um pouco para seguir, mas sei que não dei meu máximo para de fato aprender.

Eu fico pensando muito em coisas do tipo: “Po to aprendendo isso, mas dizem que aquilo é melhor…” ou “Po Ruby é legal, mas e as oportunidades de emprego e tal.” (Eu sei que são coisas bobas e que não deveriam passar pela minha cabeça, mas passam.)

As vezes eu sinto que o que falta em mim é a paixão pelo projeto. O meu interesse real não é na linguagem, ou forma de aprender, entende? É no projeto, é no porque… Sempre fui muito motivado por isso, pelos motivos e não os meios ou fins.

Isso está sendo um real desabafo… Mas as vezes não enxergamos o que está bem diante de nós… Talvez realmente esteja me faltando isso que você disse @peczenyj.

Mas a dúvida ainda persiste, em tipo: Eu quero projetos, motivos, engajamento, mas por onde isso vai começar?

Espero que tenha me entendido, e estejam dispostos a ler novamente este texto kkkk Desde já agradeço!

peczenyj

eu precisei um dia fazer imagens de um programa que eu estava rodando, mas eu não sabia como faze-lo.

era algo bobo, eu tinha uma matriz tipo 250 x 250 com N valores e queria que cada ponto fosse uma cor. eu lia as APIs e não entendia ( meu ingles era pessimo ).

um dia eu descobri o formato de imagem XPM vc cria algo como:

! XPM2
48 4 2 1
a c #FFFFFF
b c #000000
abaabaababaaabaabababaabaabaababaabaaababaabaaab

vc disse: quero uma imagem 48 x 4, com duas cores (e 1 caracter por cor)

depois vc diz: a é essa cor, b é essa outra cor

e cada linha vai ser um pixel

usando o convert ( do ImageMagick ) era possivel converter esse formato pra .png ou qq outra coisa que faça sentido. eu me senti O HACKER. é uma mega gambiarra porém eu resolvi meu problema, e pude fazer outras coisas.

sobre motivação: o ser humano se motiva por dois motivos

• pq gosta
  • pq precisa

cabe a vc ver em que fase vc se encontra. não se preocupe tem gente q começa a programar tarde, e tem gente q muda de area e vai ser marceneiro

C

Eu estou começando estudar lógica. E pesquisando sobre os tipos de linguagens e como usa-las em meus futuros projetos. O mais importante é você definir uma meta. E se fazer a seguinte pergunta “Eu vou estudar programação pra que?” Você tem que ter em mente os tipos de projetos você quer criar se é para ambiente web, desktop ou mobile. Ai vai ficar mais fácil para aprender programação.

Criado 26 de setembro de 2016
Ultima resposta 26 de set. de 2016
Respostas 5
Participantes 4