Depende muito do caso. Se você foi contratado, e isso estava explícito na vaga, aí não é assédio moral. Foi sua escolha trabalhar. É o caso, por exemplo, de muita gente que trabalha com Cobol hoje.
Agora, você é contratado para trabalhar com Java. Entra, e faz parte de um time de Java. Do nada, você troca de lugar, sem muita explicação, e fica sozinho trabalhando em VB6.
Você sinaliza ao seu chefe que está insatisfeito, que a tecnologia é obsoleta e que isso prejudica sua carreira e ele fica irredutível, sem te dar maiores explicações do porque tomou essa decisão, ou te dar qualquer perspectiva.
Isso é considerado assédio moral.
Na nossa área, não vejo porque alguém deva tolerar esse tipo de coisa. Eu mesmo procuraria outra coisa.[/quote]
Desculpem se eu estiver mudando o foco da conversa, mas ao ler este comentário do VinyGodoy não pude deixar de dar o meu relato.
Isso que o VinyGodoy disse aconteceu e acontece comigo. Entrei numa empresa onde a princípio iria fazer parte de um time Java. De fato entrei no time, trabalhei num projeto por 1 ano e meio, depois disso me empurraram para um projeto em vb6 bem gambiarrento e ainda por cima me colocaram com um outros programadores que fazem mais gambiarra ainda.
Resumindo reclamei para o meu gerente e até para o meu diretor que não estava satisfeito e queria mudar de projeto.
Eles me disseram que para eu fazer isso teria que deixar um “discípulo” no meu lugar (eu juro que usaram essa palavra). Só que eles parecem não confiar nos programadores disponíveis, não contratam outra pessoa, e tudo no projeto tem de ser decidido com uma prévia consulta a mim.
Eu nunca quis ser líder técnico desse projeto e já sinalizei que quero sair, mas meu gerente não me dá um sinal de que vou sair desse projeto.
Me sinto muito mal aqui e ainda por cima na cidade onde vivo não há muitas empresas boas para se trabalhar. Hoje em dia penso muito e sair da área e programar só por diversão.[/quote]
Esse é um caso típico onde você pode avaliar se essa sua atitude não deva ser reavaliada. Pelo que parece, você está nessa situação por competência.
[list]Por que não assume o projeto?[/list]
[list]Assume a equipe;[/list]
[list]Formaliza isso;[/list]
[list]Defina critérios de trabalho com a equipe;[/list]
[list]Defina estratégias para o projeto;[/list]
[list]Defina estratégias para você sair do projeto;[/list]
[list]Peça um aumento e benefícios;[/list]