Porque aceitamos tanto assedio moral

[quote=Luiz Augusto Prado]
Heheheheh… parece até um lugar onde trabalhei.

Que interessante como os posts estão sumindo!

Então é isso? Juntaram uma galera pra ir atrás de alguém só por pensar diferente? e… dançaram? Nóhhhh que vergonha! Logo professores! Bom, agora que o proprio Sindicato já deu o parecer deles espero que aprendam. [/quote]

ahram… sei… então tem motivos para não pegarem os ips dos usuários?
Então e agora, quem seria o proximo?

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=Luiz Augusto Prado]
Heheheheh… parece até um lugar onde trabalhei.

Que interessante como os posts estão sumindo!

Então é isso? Juntaram uma galera pra ir atrás de alguém só por pensar diferente? e… dançaram? Nóhhhh que vergonha! Logo professores! Bom, agora que o proprio Sindicato já deu o parecer deles espero que aprendam. [/quote]

ahram… sei… então tem motivos para não pegarem os ips dos usuários?
Então e agora, quem seria o proximo? [/quote]

Opa, fiquei ocupado com outros assuntos e a thread mudou de assunto.
Podem me atualizar que perdi o fio da meada?

[quote=A H Gusukuma]
Podem me atualizar que perdi o fio da meada?[/quote]

é guerra amigo. é isso que vc tá vendo e vc tá no meio de uma. então larga tua enxada e voe pra guerra tbm se acha que tá tudo errado. O site já tá todo descontextualizado. Só acho engraçado as motivações que levaram a tudo isso. Como acham que podem convencer todo mundo com tanta palhaçada. Era mais fácil existir um RH publico controlando isso. Se não vira máfia. Exemplo é existirem tantas empresas cobrando por anúncios. Então, estes anúncios existem mesmo ou eram apenas sementes pra se falsificar demanda e consequentemente obterem mais funcionários qualificados baratos? Faculdades, empresas de RH, cursinho, como não puderam prever isso antes? Simples: É vital o Estado ter controle disso. Não tem que ser do Setor privado.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=A H Gusukuma]
Podem me atualizar que perdi o fio da meada?[/quote]

é guerra amigo. é isso que vc tá vendo e vc tá no meio de uma. então larga tua enxada e voe pra guerra tbm se acha que tá tudo errado. O site já tá todo descontextualizado. Só acho engraçado as motivações que levaram a tudo isso. Como acham que podem convencer todo mundo com tanta palhaçada. Era mais fácil existir um RH publico controlando isso. Se não vira máfia. Exemplo é existirem tantas empresas cobrando por anúncios. Então, estes anúncios existem mesmo ou eram apenas sementes pra se falsificar demanda e consequentemente obterem mais funcionários qualificados baratos? Faculdades, empresas de RH, cursinho, como não puderam prever isso antes? Simples: É vital o Estado ter controle disso. Não tem que ser do Setor privado. [/quote]

Confesso que fiquei bem confuso, notei que tinha um problema no site, e aparentemente, perdeu-se umas horas de dados do guj e do guj respostas.

É porque quando aparece alguém pra mostrar que ninguém sabe é de PN, ai mostrar as caras. é isso que tá rolando. A solução pros problemas tá ai de baixo do nariz de todo mundo, agora é só pegar a merda e aplicarem.

Chupem!

Confesso que fiquei bem confuso, notei que tinha um problema no site, e aparentemente, perdeu-se umas horas de dados do guj e do guj respostas.
[/quote]

É porque quando aparece alguém pra mostrar que ninguém sabe é de PN, ai mostrar as caras. é isso que tá rolando. A solução pros problemas tá ai de baixo do nariz de todo mundo, agora é só pegar a merda e aplicarem. [/quote]

Devo ter perdido muita coisa.

[quote=A H Gusukuma]
Devo ter perdido muita coisa.[/quote]

relaxa amigo. vai dar tudo certo. enquanto isso curte essa musica:

http://letras.mus.br/led-zeppelin/65309/traducao.html[/quote]
Luiz você está falando do quê?? Pelo que sei sumiram alguns posts dessa thread (inclusive o meu), deve ter dado algum problema, eu acho. O site ficou muito tempo fora do ar ontem.

Realmente to tentando entender o que você quer dizer nesse monte de posts “entrelinhas” hehehe
Se puder esclarecer aí, agradeço :slight_smile:

Depende muito do caso. Se você foi contratado, e isso estava explícito na vaga, aí não é assédio moral. Foi sua escolha trabalhar. É o caso, por exemplo, de muita gente que trabalha com Cobol hoje.

Agora, você é contratado para trabalhar com Java. Entra, e faz parte de um time de Java. Do nada, você troca de lugar, sem muita explicação, e fica sozinho trabalhando em VB6.

Você sinaliza ao seu chefe que está insatisfeito, que a tecnologia é obsoleta e que isso prejudica sua carreira e ele fica irredutível, sem te dar maiores explicações do porque tomou essa decisão, ou te dar qualquer perspectiva.

Isso é considerado assédio moral.

Na nossa área, não vejo porque alguém deva tolerar esse tipo de coisa. Eu mesmo procuraria outra coisa.[/quote]

Desculpem se eu estiver mudando o foco da conversa, mas ao ler este comentário do VinyGodoy não pude deixar de dar o meu relato.

Isso que o VinyGodoy disse aconteceu e acontece comigo. Entrei numa empresa onde a princípio iria fazer parte de um time Java. De fato entrei no time, trabalhei num projeto por 1 ano e meio, depois disso me empurraram para um projeto em vb6 bem gambiarrento e ainda por cima me colocaram com um outros programadores que fazem mais gambiarra ainda.

Resumindo reclamei para o meu gerente e até para o meu diretor que não estava satisfeito e queria mudar de projeto.
Eles me disseram que para eu fazer isso teria que deixar um “discípulo” no meu lugar (eu juro que usaram essa palavra). Só que eles parecem não confiar nos programadores disponíveis, não contratam outra pessoa, e tudo no projeto tem de ser decidido com uma prévia consulta a mim.

Eu nunca quis ser líder técnico desse projeto e já sinalizei que quero sair, mas meu gerente não me dá um sinal de que vou sair desse projeto.

Me sinto muito mal aqui e ainda por cima na cidade onde vivo não há muitas empresas boas para se trabalhar. Hoje em dia penso muito e sair da área e programar só por diversão.

Mas e o tempo de experiência que você já possui na área? Vai jogar tudo fora? Começar do zero não é fácil. Abraços.

Depende muito do caso. Se você foi contratado, e isso estava explícito na vaga, aí não é assédio moral. Foi sua escolha trabalhar. É o caso, por exemplo, de muita gente que trabalha com Cobol hoje.

Agora, você é contratado para trabalhar com Java. Entra, e faz parte de um time de Java. Do nada, você troca de lugar, sem muita explicação, e fica sozinho trabalhando em VB6.

Você sinaliza ao seu chefe que está insatisfeito, que a tecnologia é obsoleta e que isso prejudica sua carreira e ele fica irredutível, sem te dar maiores explicações do porque tomou essa decisão, ou te dar qualquer perspectiva.

Isso é considerado assédio moral.

Na nossa área, não vejo porque alguém deva tolerar esse tipo de coisa. Eu mesmo procuraria outra coisa.[/quote]

Desculpem se eu estiver mudando o foco da conversa, mas ao ler este comentário do VinyGodoy não pude deixar de dar o meu relato.

Isso que o VinyGodoy disse aconteceu e acontece comigo. Entrei numa empresa onde a princípio iria fazer parte de um time Java. De fato entrei no time, trabalhei num projeto por 1 ano e meio, depois disso me empurraram para um projeto em vb6 bem gambiarrento e ainda por cima me colocaram com um outros programadores que fazem mais gambiarra ainda.

Resumindo reclamei para o meu gerente e até para o meu diretor que não estava satisfeito e queria mudar de projeto.
Eles me disseram que para eu fazer isso teria que deixar um “discípulo” no meu lugar (eu juro que usaram essa palavra). Só que eles parecem não confiar nos programadores disponíveis, não contratam outra pessoa, e tudo no projeto tem de ser decidido com uma prévia consulta a mim.

Eu nunca quis ser líder técnico desse projeto e já sinalizei que quero sair, mas meu gerente não me dá um sinal de que vou sair desse projeto.

Me sinto muito mal aqui e ainda por cima na cidade onde vivo não há muitas empresas boas para se trabalhar. Hoje em dia penso muito e sair da área e programar só por diversão.[/quote]

Esse é um caso típico onde você pode avaliar se essa sua atitude não deva ser reavaliada. Pelo que parece, você está nessa situação por competência.

[list]Por que não assume o projeto?[/list]
[list]Assume a equipe;[/list]
[list]Formaliza isso;[/list]
[list]Defina critérios de trabalho com a equipe;[/list]
[list]Defina estratégias para o projeto;[/list]
[list]Defina estratégias para você sair do projeto;[/list]
[list]Peça um aumento e benefícios;[/list]

Essas empresas onde o gerente é o centro do universo estão acabando consigo mesma. BYOD só vai acelerar o processo. Já está acontecendo.

Respondendo suas questões A H Gusukuma
O projeto é em vb6 além de ter várias gambiarras, códigos duplicados que ainda se duplicam se eu não ficar “vigiando” os programadores…

Assumir eu já assumi, só que não tenho credibilidade para grandes mudanças e sim para gerenciar pequenas demandas evolutivas.

Ainda não discutimos isso pois acho que temos alguns pontos e discutir antes…

Quais tipos de critérios?

Como posso definir isso se o projeto não tem data de fim?

Já pensei nisso, mas a diretoria não aceita. Esse projeto é como uma conta de luz, todo mês tem aquele gasto fixo então para a empresa basta deixar algumas pessoas tomando conta dele que tá tudo certo… :frowning:

Isso seria a última coisa na minha lista, mas não menos importante é claro…

Moacir,

A empresa precisa cortar suas asinhas ou logo vai estar ganhando mais em outra empresa. Por isso o gerente vai tentar te encorajar a abrir mão dos seus sonhos e esperanças (neste caso, de trabalhar com a linguagem java) por uma cargo de “liderança”, porque isso o torna um melhor produto para a empresa. O sistema usa assédio moral como instrumento de controle.

Bom dia.

Eu concordo, deve ser muito dificíl recomeçar. Para quem não esta suportando mais, poderiam experimentar algo diferente mas sem fugir da área, eu acho possível.

[]'s

[quote=moacirjava]Respondendo suas questões A H Gusukuma
O projeto é em vb6 além de ter várias gambiarras, códigos duplicados que ainda se duplicam se eu não ficar “vigiando” os programadores…[/quote]

Esse é o seu desafio, transformar um projeto rejeitado em um pelo menos aceitável.

[quote]
Assumir eu já assumi, só que não tenho credibilidade para grandes mudanças e sim para gerenciar pequenas demandas evolutivas.

Ainda não discutimos isso pois acho que temos alguns pontos e discutir antes…[/quote]

Na discussão sobre a formalização, você tem que apresentar um plano de trabalho, que tem que conter uma avaliação da situação do projeto e o que deve ser feito para melhorá-lo.

[quote]
Quais tipos de critérios?[/quote]
Padrões, objetivos, técnicas, etc.
Não se esqueça, que cada um também tem aspirações, então procure incluir alguma saída para quem tiver interesse.

[quote]
Como posso definir isso se o projeto não tem data de fim?[/quote]
Sim, mas você pode tentar responder coisas do tipo: como esse projeto deve estar num horizonte de 1, 2, 5 ou 10 anos.

[quote]
Já pensei nisso, mas a diretoria não aceita. Esse projeto é como uma conta de luz, todo mês tem aquele gasto fixo então para a empresa basta deixar algumas pessoas tomando conta dele que tá tudo certo… :([/quote]
A diretoria não aceita você mudar imediatamente do projeto, mas, diante da alternativa de você ficar no projeto, colocá-lo nos eixos, e, depois sair. É outra coisa. Além disso, a outra alternativa, é ficar sem você em lugar nenhum na empresa.

[quote]
Isso seria a última coisa na minha lista, mas não menos importante é claro…[/quote]

O que uma empresa quer e precisa é de pessoas que apresentem soluções para os problemas dela, e isso tem valor.

Suas sugestões fazem muito sentido pra mim, A H Gusukuma, mas acho que o fator motivacional também tá pegando aqui. Muito “nhenhenhem” na hora do coffee break, gente sem muita experiência reclamando de coisas que nunca tiveram…, mas isso já entra em outro assunto.

Muito obrigado pelas respostas de todos aqui no tópico. Vou pensar numa estratégia.

[quote=leandronsp][quote=Luiz Augusto Prado][quote=A H Gusukuma]

http://letras.mus.br/led-zeppelin/65309/traducao.html[/quote]
Luiz você está falando do quê?? Pelo que sei sumiram alguns posts dessa thread (inclusive o meu), deve ter dado algum problema, eu acho. O site ficou muito tempo fora do ar ontem.

Realmente to tentando entender o que você quer dizer nesse monte de posts “entrelinhas” hehehe
Se puder esclarecer aí, agradeço :)[/quote]

Tb estou tentando entender o que está acontecendo com o fórum? hehe

Não funciona em mobiles, posts se apagando do nada, melhor os administradores abrirem uma fanpage no face e abandonar esse jfórum de uma vez.

O projeto que assumi na Siemens era assim também. Começou desenvolvido por engenheiros eletricitas (não da computação, gente bem de hardware mesmo). Nem mesmo o banco de dados era normalizado. Sem falar que parte do código estava com variáveis escritas em alemão.

É o normal. Comece a introduzir na equipe o conceito de refatoração e teste unitário, e deixe claro que você não gosta de gambiarra.

É importante formalizar. Deixe claro que vocês tem metas com qualidade. Deixe claro que você fica satisfeito com programadores que tragam sugestões para deixar o código mais robusto e sem bugs.

Por exemplo, práticas:

• Como o código terá qualidade? Testes unitários? Revisões?
  • Quais são as convenções de código da equipe?
  • O que a equipe JAMAIS deve fazer?

No meu caso, introduzi várias práticas como:

• SEMPRE usar OPTION EXPLICIT… e refatorar gradualmente os códigos sem OPTION EXPLICIT
  • Nunca usar variáveis do tipo Variant. Refatorar gradualmente os códigos que fazem isso
  • Evitar duplicidade do código
  • Escrever códigos de teste

E por aí vai. Levou mais de 3 anos para sair de um código “gambiarra pura” para um código “aceitável”. Ainda estava longe de ser o ideal. É claro que no começo é muito difícil, pois as práticas começam a revelar bugs. Mas com o tempo o pessoal vai vendo que o sistema entra num novo patamar de usabilidade e facilidade de manutenção, e logo todos estarão seguindo as práticas.

Não tem nada de fim, mas a direção da empresa deve te ajudar no mínimo um roadmap semestral ou anual.

Se nada disso funcionar, procure outro emprego. No seu caso, como o mercado é mais escasso, pode demorar. Mas você pode se manter nesse emprego até que encontre outro.