Porque alguns consultores começaram a avacalhar o mercado? Nova geração avacalhando?

Do mesmo jeito que se faz com CLT, ué. Não é porque a empresa te contrata como PJ que seu contrato não possa ser revisto, seu salário não possa aumentar, etc…

O respeito ao funcionário costuma a ser uma cultura da empresa, não é um detalhe burocrático que vai mudar isso.[/quote]

Estou me referindo a fatores mais complexos ou mais sutis.
Conhece algum executivo com esse tipo de contrato?

Do mesmo jeito que se faz com CLT, ué. Não é porque a empresa te contrata como PJ que seu contrato não possa ser revisto, seu salário não possa aumentar, etc…

O respeito ao funcionário costuma a ser uma cultura da empresa, não é um detalhe burocrático que vai mudar isso.[/quote]

Conhece algum executivo com esse tipo de contrato?[/quote]

Sim, mais de um.

[quote=ViniGodoy][quote=A H Gusukuma]
Conhece algum executivo com esse tipo de contrato?[/quote]

Sim, mais de um.[/quote]
Eu não conheço.
Mas, é empresa normal? Executivo com funções estratégicas para a atividade fim da empresa?

[quote=A H Gusukuma]Eu não conheço.
Mas, é empresa normal? Executivo com funções estratégicas para a atividade fim da empresa?[/quote]

Empresa normal. O cara é diretor da empresa.

[quote=ViniGodoy][quote=A H Gusukuma]Eu não conheço.
Mas, é empresa normal? Executivo com funções estratégicas para a atividade fim da empresa?[/quote]

Empresa normal. O cara é diretor da empresa.[/quote]
Não tem nenhuma outra justificativa, apenas as desvantagens da CLT?

Até onde conversei com o diretor, era só porque era o modelo de contratação de preferência dele, na época que entrou na empresa (antes de ser sequer gerente).

[quote=A H Gusukuma][quote=ViniGodoy][quote=A H Gusukuma]Eu não conheço.

Empresa normal. O cara é diretor da empresa.[/quote]
Não tem nenhuma outra justificativa, apenas as desvantagens da CLT?[/quote]

Nesse caso, o desconto do IRPF deve ser tanto que não compensa o recebimento de férias e 13o.

[quote=A H Gusukuma][quote=dtxk]
Cara isso é relativamente simples… O networking que você cria automaticamente é inserido no meio em que você atua. Isso é simples.

Não pensa que o CLT te leva para algum lugar… Por causa dos registros na carteira.

Outras formas de contratação são uteis e boas. Geralmente seu curriculo conta sua experiência e isso pode ser utilizado naturalmente pelas empresas…[/quote]
Uau! Verdade, mesmo!

Não estou nem de longe falando disso…

[/quote]

Cara fui especifico. você escreveu:

E eu te respondi. Inclusive complementando o que disse. sua carreira é conquistada na medida que você ganha experiência, como falei seu curriculo é sua vida. Se você começou como estagiário e passou por diversas áreas da empresa você terá seu curriculo complementado com todas as suas funções, além do networking você pode ter uma carreira limpa e translucida dentro de uma empresa seja PJ ou qualquer outra forma de contratação.

Se não for isso me desculpe.

Abraços!

[quote=rmendes08][quote=dtxk]

Cara isso é relativamente simples… O networking que você cria automaticamente é inserido no meio em que você atua. Isso é simples.

Não pensa que o CLT te leva para algum lugar… Por causa dos registros na carteira.

Outras formas de contratação são uteis e boas. Geralmente seu curriculo conta sua experiência e isso pode ser utilizado naturalmente pelas empresas…
[/quote]

Acho que o que Gusukuma quis dizer é que com PJ/consultor você não está atrelado ao plano de carreira da empresa. Mesmo que, um cliente da sua consultoria queira te contratar como diretor, por exemplo, muito provavelmente seu contrato será convertido para CLT, justamente por a relação de trabalho muda. [/quote]

Isso é muito relativo. Se você foi contratado como consultor, você pode subir de cargo tranquilamente. A única coisa que o CLT lhe proporciona é a tranquilidade. Hoje no mundo em que vivemos… Quem manda é o cliente, então, quem contrata é o cliente quem te manda embora é o cliente.

Então fique tranquilo, em qualquer forma de contratação funciona assim. Referente ao plano de carreira é simples, currículo e networking… não vejo outra forma! :wink:

Até onde conversei com o diretor, era só porque era o modelo de contratação de preferência dele, na época que entrou na empresa (antes de ser sequer gerente).[/quote]
Interessante. Mas, isso me parece uma exceção, não é o normal.

[quote=dtxk]

Outras formas de contratação são uteis e boas. Geralmente seu curriculo conta sua experiência e isso pode ser utilizado naturalmente pelas empresas…[/quote]
Acho que já te disse que não estamos falando disso.

[quote=A H Gusukuma][quote=dtxk]

Acho que já te disse que não estamos falando disso.[/quote]
Sim, você postou a mesnagem antiga atenta para a mensagem nova que eu postei. :wink:

Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.

Critica-se as pessoas por buscarem seus direitos dizendo que estão de “mimimi” ou porque são “novatos da faculdade”. E o pior é que aceitam burlar a lei se consideram a mesma de alguma forma “injusta”, mas vá perguntar se lembram quem foi o ultimo deputado ou senador que votaram…

Existe uma coisa que se chama vinculo empregatício, se você possui isso com uma empresa e está fora do regime de contratação então você está trabalhando de forma ILEGAL.

Ah eu quero mais liberdade, eu quero escolher, eu quero… não, você não pode escolher.
Não existe else if.

[quote=Kazdum]Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.

Critica-se as pessoas por buscarem seus direitos dizendo que estão de “mimimi” ou porque são “novatos da faculdade”. E o pior é que aceitam burlar a lei se consideram a mesma de alguma forma “injusta”, mas vá perguntar se lembram quem foi o ultimo deputado ou senador que votaram…

Existe uma coisa que se chama vinculo empregatício, se você possui isso com uma empresa e está fora do regime de contratação então você está trabalhando de forma ILEGAL.

Ah eu quero mais liberdade, eu quero escolher, eu quero… não, você não pode escolher.
Não existe else if.[/quote]

Não é isso. A empresa te ofereceu um salário de R$3000,00 como CLT ou um de R$6000,00 como PJ.

Você preferiu o PJ, e fez o acordo com a empresa. Está ciente de que o acordo não segue as regras da contratação CLT, mas preferiu o dinheiro no bolso. Você mesmo criou um CNPJ, topou trabalhar, assinou o contrato. Concordou com as cláusulas.

E aí, anos depois, você mete a empresa no pau cobrando “direitos”. Entretanto, esses direitos serão cobrados o seu salário PJ. Sobre coisas que a empresa já te compensou financeiramente, por causa do seu acordo.

Você está certo ao dizer que é ilegal, e que não existe IF. Para o governo, não existe mesmo. O governo encara como se a empresa nunca tivesse te dado a primeira escolha que falei (e muitas, de fato, dão). É por isso que quem assume o risco é a empresa.

Mas não se pode negar que o outro modelo era benéfico para muita gente (e por isso há sim, pressão para o governo flexibilizar leis trabalhistas), e que essa postura está prejudicando quem fazia a coisa do jeito certo, como o dtxk. Se fosse justo mesmo, os dois lados deveriam ser punidos pela legislação, já que você também sonegou imposto dessa forma - como acontece em alguns países.

Agora, não sei de que “outros países” você está falando. Se for dos EUA, isso não existe por já haver uma CLT bem mais flexível, sem tanta burocracia trabalhista. Tanto que, se você prestar a atenção, vai ver que usar frases como “You’re fired” e “I Quit” é muito fácil, e sem aviso prévio.

Eu morei na Europa e vi gente que usava esse tipo de artifício também.

[quote=Kazdum]Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.

Não existe else if.

[/quote]

Seguinte amigo Kazdum, não existe “fora da lei”. PJ você paga os impostos normalmente. Ponto. CLT-COTAS Você é registrado como CLT e o restante é convertido em Propriedade Intelectual. que é oque você gasta com Notebook, Gasolina, Vestimenta e etc…

O CLT-FLEX é muito parecido com o CLT-COTAS.

Já o Cooperado, tambem paga um valor para a cooperativa e você recebe seu salário normal.

Veja que em todos os caso está dentro sim da lei. Ou você não pode mais prestar serviço porque esta fora da lei? Burrice!

Veja que em ambos você deixa de pagar alguns impostos como o imposto sobre a renda(Época de eleição galera tem um monte de candidato querendo acabar com esse imposto! Para os CLTzistas… ai vai o toque)

Agora amigo Kazdum, vai de você oque quer como remuneração. Ter um maior dinheiro no bolso ou ser CLT e pagar um monte de impostos para que você tenha algumas tranquilidades?

Pense e reflita!

Abraço!

[quote=dtxk]Seguinte amigo Kazdum, não existe “fora da lei”. PJ você paga os impostos normalmente. Ponto. CLT-COTAS Você é registrado como CLT e o restante é convertido em Propriedade Intelectual. que é oque você gasta com Notebook, Gasolina, Vestimenta e etc…

Já o Cooperado, tambem paga um valor para a cooperativa e você recebe seu salário normal.

Veja que em todos os caso está dentro sim da lei. Ou você não pode mais prestar serviço porque esta fora da lei? Burrice!

Veja que em ambos você deixa de pagar alguns impostos como o imposto sobre a renda(Época de eleição galera tem um monte de candidato querendo acabar com esse imposto! Para os CLTzistas… ai vai o toque)

Agora amigo Kazdum, vai de você oque quer como remuneração. Ter um maior dinheiro no bolso ou ser CLT e pagar um monte de impostos para que você tenha algumas tranquilidades?

Pense e reflita!

Abraço![/quote]

Não senhor. A lei é clara ao dizer que numa contratação PJ ou cooperada não pode haver subordinação e nem horário fixo. Também não se pode terceirizar a atividade fim.

A idéia por trás da CLT-Flex era flexibilizar a CLT. Mas ainda se discute a legalidade de como a lei foi interpretada. Oficialmente, ainda não existe CLT Flex e os sindicatos lutam fervorosamente contra ela.

Só será legal se você é realmente um terceiro, fazendo o trabalho por empreitada, com outros clientes, sem relação de chefia e sem vínculo empregatício nenhum.

Esses modelos, se forem para substituir a CLT são, de fato, ilegais.

Independente disso, acho que desrespeitar acordos não é uma atitude ética. Especialmente se você era beneficiado e estava ciente desde o início.

[quote=dtxk][quote=Kazdum]Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.

Não existe else if.

[/quote]

Seguinte amigo Kazdum, não existe “fora da lei”. PJ você paga os impostos normalmente. Ponto. CLT-COTAS Você é registrado como CLT e o restante é convertido em Propriedade Intelectual. que é oque você gasta com Notebook, Gasolina, Vestimenta e etc…

Pense e reflita!

Abraço![/quote]

Existe ilegalidade sim … como várias vezes já colocamos aqui , se o cara contrata um funcionário como PJ, o contrato está fora da lei, e contrato fora da lei não tem validade. Você pode chamar de consultor, orientador, ou qualquer outro nome, mas se você tem que cumprir horas e está submetido à hierarquia da empresa então você é sim um funcionário. Veja bem, uma vez que o vínculo funcionário-empregado for comprovado, não tem choro nem vela, o contrato passa a ser regido pela CLT e o funcionário tem que receber todos os direitos previstos em lei.

[quote=ViniGodoy][quote=Kazdum]Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.

Não existe else if.[/quote]

Não é isso. A empresa te ofereceu um salário de R$3000,00 como CLT ou um de R$6000,00 como PJ.

Você preferiu o PJ, e fez o acordo com a empresa. Está ciente de que o acordo não segue as regras da contratação CLT, mas preferiu o dinheiro no bolso. Você mesmo criou um CNPJ, topou trabalhar, assinou o contrato. Concordou com as cláusulas.

E aí, anos depois, você mete a empresa no pau cobrando “direitos”. Entretanto, esses direitos serão cobrados o seu salário PJ. Sobre coisas que a empresa já te compensou financeiramente, por causa do seu acordo.

Você está certo ao dizer que é ilegal, e que não existe IF. Para o governo, não existe mesmo. É por isso que quem assume o risco é a empresa. Mas não se pode negar que o outro modelo era benéfico para muita gente, e que essa postura está prejudicando quem fazia a coisa do jeito certo, como o dtxk. Se fosse justo mesmo, os dois lados deveriam ser punidos pela legislação, já que você também sonegou imposto dessa forma - como acontece em alguns países.

Agora, não sei de que “outros países” você está falando. Se for dos EUA, isso não existe por já haver uma CLT bem mais flexível, sem tanta burocracia trabalhista. Tanto que, se você prestar a atenção, vai ver que usar frases como “You’re fired” e “I Quit” é muito fácil, e sem aviso prévio.

Eu morei na Europa e vi gente que usava esse tipo de artifício também.[/quote]

Complementando o que ViniGodoy falou…

O CLT de países de primeiro mundo não existem esse monte de frescura que tem o CLT no Brasil. Lá apenas você paga um imposto e esse imposto vai para o governo. Seria como um “PJ registrado” … Alguns países, te retorna isso em sistema publico de qualidade ou de outras formas, já outros como é o caso dos EUA te cobra o imposto mais o serviço publico você não tem.

Veja que as regalias do CLT Brasileiro acabam quando chega em outros países… E lógico que o sistema público aqui no Brasil é um fracasso… então além de ser CLT pagar tributos e etc etc… Você tem que pagar por fora Plano de Saúde e Odontológico. Chegando assim de um salário de R$3000,00 reais te sobrar no final do mês R$ 1400,00. Do contrário oque acontece no PJ você tiraria R$ 6000,00 pagaria os impostos de 15%. Te sobraria ainda R$5.100,00 mais planos de saúde tira uns R$450,00 reais. Mesmo ainda te sobraria uns R$ 4650,00.

A diferença é gritante não? R$ 1400,00 para os R$ 4650,00. Veja bem quem briga com isso processando as empresas cobrando os beneficios do CLT comete uma tremenda burrice. E você querer respeitar as regras o governo não ta nem ai para você. Para ele você é só mais um na estatística.

Então oque proponho nesse tópico e que muitos , saibam negociar o seu contrato que melhor convier e não sair trocando os pés pelas mãos.

Tudo e qualquer atitude que temos com outras pessoas concerteza um dia irá voltar e esses que estão queimando o mercado um dia vão parar para pensar quando isso vier acontecer com eles em suas empresas. Se é que um dia eles cheguem lá até porque querem o CLT pela vida inteira…

Todo consultor quer ter seu endereço fisico. Ou seja, como comentei em postagens anteriores… Todo consultor tem uma mentalidade diferente daqueles que estão acomodados no CLT e ganhando um valor fora do atual PJ e outros…

Abraço!

[quote=ViniGodoy][quote=dtxk]Seguinte amigo Kazdum, não existe “fora da lei”. PJ você paga os impostos normalmente. Ponto. CLT-COTAS Você é registrado como CLT e o restante é convertido em Propriedade Intelectual. que é oque você gasta com Notebook, Gasolina, Vestimenta e etc…

Pense e reflita!

Abraço![/quote]

Não senhor. A lei é clara ao dizer que numa contratação PJ ou cooperada não pode haver subordinação e nem horário fixo. Também não se pode terceirizar a atividade fim.

A idéia por trás da CLT-Flex era flexibilizar a CLT. Mas ainda se discute a legalidade de como a lei foi interpretada. Oficialmente, ainda não existe CLT Flex e os sindicatos lutam fervorosamente contra ela.

Só será legal se você é realmente um terceiro, fazendo o trabalho por empreitada, com outros clientes, sem relação de chefia e sem vínculo empregatício nenhum.

Esses modelos, se forem para substituir a CLT são, de fato, ilegais.

Independente disso, acho que desrespeitar acordos não é uma atitude ética. Especialmente se você era beneficiado e estava ciente desde o início.[/quote]
Sim, estou focando em terceirização.

[quote=rmendes08][quote=dtxk][quote=Kazdum]Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.

Não existe else if.

[/quote]

Pense e reflita!

Abraço![/quote]

Existe ilegalidade sim … como várias vezes já colocamos aqui , se o cara contrata um funcionário como PJ, o contrato está fora da lei, e contrato fora da lei não tem validade. Você pode chamar de consultor, orientador, ou qualquer outro nome, mas se você tem que cumprir horas e está submetido à hierarquia da empresa então você é sim um funcionário. Veja bem, uma vez que o vínculo funcionário-empregado for comprovado, não tem choro nem vela, o contrato passa a ser regido pela CLT e o funcionário tem que receber todos os direitos previstos em lei.[/quote]

Pow se você for levar tudo ao pé da letra você não vive rss… Eu sempre trabalhei nessas modalidades como comentei em postagens anteriores e nunca tive problemas como alguns comentaram… Você pode trabalhar home office, banco de horas você não tem chefe a não ser um arquiteto no caso no mundo de software. E outra você é terceiro você trabalha para uma consultoria. Você só é funcionario dela apartir do momento que você é contratado como CLT. As pessoas confundem muito isso. Você é contratado como prestador de serviço e como um bom prestador de serviço por uma empresa terceirizada, sim você está dentro da lei. Resumindo oque acontece são pessoas que estão burlando o contrato feito querendo cobrar beneficios do CLT oque tem haver uma coisa com a outra??? Sério. se eu fosse ter uma empresa colocaria uma cláusura proibindo tais atos. Esse pessoal vem ridicularizando o mercado se aproveitando de empresas idôneas da boa-fé e criando problemas para elas… Uma consultoria do ramo de tecnologia tem tantos problemas ainda tem que lidar com essa cambada desocupada… Tem mais que CLTizar todo mundo rss… e quem paga somos nós porque não temos opções mais vantajosas no ato da contratação. Complicado assim.