[quote=ViniGodoy][quote=Kazdum]Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.
Critica-se as pessoas por buscarem seus direitos dizendo que estão de “mimimi” ou porque são “novatos da faculdade”. E o pior é que aceitam burlar a lei se consideram a mesma de alguma forma “injusta”, mas vá perguntar se lembram quem foi o ultimo deputado ou senador que votaram…
Existe uma coisa que se chama vinculo empregatício, se você possui isso com uma empresa e está fora do regime de contratação então você está trabalhando de forma ILEGAL.
Ah eu quero mais liberdade, eu quero escolher, eu quero… não, você não pode escolher.
Não existe else if.[/quote]
Não é isso. A empresa te ofereceu um salário de R$3000,00 como CLT ou um de R$6000,00 como PJ.
Você preferiu o PJ, e fez o acordo com a empresa. Está ciente de que o acordo não segue as regras da contratação CLT, mas preferiu o dinheiro no bolso. Você mesmo criou um CNPJ, topou trabalhar, assinou o contrato. Concordou com as cláusulas.
E aí, anos depois, você mete a empresa no pau cobrando “direitos”. Entretanto, esses direitos serão cobrados o seu salário PJ. Sobre coisas que a empresa já te compensou financeiramente, por causa do seu acordo.
Você está certo ao dizer que é ilegal, e que não existe IF. Para o governo, não existe mesmo. É por isso que quem assume o risco é a empresa. Mas não se pode negar que o outro modelo era benéfico para muita gente, e que essa postura está prejudicando quem fazia a coisa do jeito certo, como o dtxk. Se fosse justo mesmo, os dois lados deveriam ser punidos pela legislação, já que você também sonegou imposto dessa forma - como acontece em alguns países.
Agora, não sei de que “outros países” você está falando. Se for dos EUA, isso não existe por já haver uma CLT bem mais flexível, sem tanta burocracia trabalhista. Tanto que, se você prestar a atenção, vai ver que usar frases como “You’re fired” e “I Quit” é muito fácil, e sem aviso prévio.
Eu morei na Europa e vi gente que usava esse tipo de artifício também.[/quote]
Complementando o que ViniGodoy falou…
O CLT de países de primeiro mundo não existem esse monte de frescura que tem o CLT no Brasil. Lá apenas você paga um imposto e esse imposto vai para o governo. Seria como um “PJ registrado” … Alguns países, te retorna isso em sistema publico de qualidade ou de outras formas, já outros como é o caso dos EUA te cobra o imposto mais o serviço publico você não tem.
Veja que as regalias do CLT Brasileiro acabam quando chega em outros países… E lógico que o sistema público aqui no Brasil é um fracasso… então além de ser CLT pagar tributos e etc etc… Você tem que pagar por fora Plano de Saúde e Odontológico. Chegando assim de um salário de R$3000,00 reais te sobrar no final do mês R$ 1400,00. Do contrário oque acontece no PJ você tiraria R$ 6000,00 pagaria os impostos de 15%. Te sobraria ainda R$5.100,00 mais planos de saúde tira uns R$450,00 reais. Mesmo ainda te sobraria uns R$ 4650,00.
A diferença é gritante não? R$ 1400,00 para os R$ 4650,00. Veja bem quem briga com isso processando as empresas cobrando os beneficios do CLT comete uma tremenda burrice. E você querer respeitar as regras o governo não ta nem ai para você. Para ele você é só mais um na estatística.
Então oque proponho nesse tópico e que muitos , saibam negociar o seu contrato que melhor convier e não sair trocando os pés pelas mãos.
Tudo e qualquer atitude que temos com outras pessoas concerteza um dia irá voltar e esses que estão queimando o mercado um dia vão parar para pensar quando isso vier acontecer com eles em suas empresas. Se é que um dia eles cheguem lá até porque querem o CLT pela vida inteira…
Todo consultor quer ter seu endereço fisico. Ou seja, como comentei em postagens anteriores… Todo consultor tem uma mentalidade diferente daqueles que estão acomodados no CLT e ganhando um valor fora do atual PJ e outros…
Abraço!