[quote=Kazdum][quote=dtxk][quote=ViniGodoy][quote=Kazdum]Engraçado como a percepção de Lei no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.
Critica-se as pessoas por buscarem seus direitos dizendo que estão de “mimimi” ou porque são “novatos da faculdade”. E o pior é que aceitam burlar a lei se consideram a mesma de alguma forma “injusta”, mas vá perguntar se lembram quem foi o ultimo deputado ou senador que votaram…
Existe uma coisa que se chama vinculo empregatício, se você possui isso com uma empresa e está fora do regime de contratação então você está trabalhando de forma ILEGAL.
Ah eu quero mais liberdade, eu quero escolher, eu quero… não, você não pode escolher.
Não existe else if.[/quote]
Não é isso. A empresa te ofereceu um salário de R$3000,00 como CLT ou um de R$6000,00 como PJ.
Você preferiu o PJ, e fez o acordo com a empresa. Está ciente de que o acordo não segue as regras da contratação CLT, mas preferiu o dinheiro no bolso. Você mesmo criou um CNPJ, topou trabalhar, assinou o contrato. Concordou com as cláusulas.
E aí, anos depois, você mete a empresa no pau cobrando “direitos”. Entretanto, esses direitos serão cobrados o seu salário PJ. Sobre coisas que a empresa já te compensou financeiramente, por causa do seu acordo.
Você está certo ao dizer que é ilegal, e que não existe IF. Para o governo, não existe mesmo. É por isso que quem assume o risco é a empresa. Mas não se pode negar que o outro modelo era benéfico para muita gente, e que essa postura está prejudicando quem fazia a coisa do jeito certo, como o dtxk. Se fosse justo mesmo, os dois lados deveriam ser punidos pela legislação, já que você também sonegou imposto dessa forma - como acontece em alguns países.
Agora, não sei de que “outros países” você está falando. Se for dos EUA, isso não existe por já haver uma CLT bem mais flexível, sem tanta burocracia trabalhista. Tanto que, se você prestar a atenção, vai ver que usar frases como “You’re fired” e “I Quit” é muito fácil, e sem aviso prévio.
Eu morei na Europa e vi gente que usava esse tipo de artifício também.[/quote]
Complementando o que ViniGodoy falou…
O CLT de países de primeiro mundo não existem esse monte de frescura que tem o CLT no Brasil.[/quote]
Acho melhor você dar uma pesquisada nas leis trabalhistas de outros países. Na Europa tem país com leis trabalhistas muito piores que a brasileira, Itália, Espanha, Gŕecia, Irlanda, na França por exemplo a CLT deles tem 102 anos.
E sobre a “flexibilidade” do CLT Norte Americana, realmente é bem flexível, lá você não tem direito por exemplo a :licença maternidade, férias pagas, limite de horas, não recebe em feriado, adicional noturno.
Vai lá negociar sua PJ.
[/quote]
Cara não entendi, tenho um colega que trabalha na Irlanda e lá é em Euro. Pois bem ele não tem as relgalias do clt aqui no brasil mais tem um imposto. que como comentei é revertido em serviços públicos. Basicamente assim.
Como assim “Vai lá negociar sua PJ.”??? Rss…