Porque as grandes empresas não usam mais php?

Olá gostaria de saber o porque as grandes empresas do ramo dá tecnologia como A Google não usam mais Php? alguém sabe me dizer uma das causas para isso? , ou estou equivocado?

Bom, você quem está dizendo isso, então seria interessante você começar dizendo como chegou a essa conclusão, com referências, se possível. :wink:

No geral, a maioria das grandes empresas raramente fica numa linguagem só, especialmente as que lidam com consultoria (como IBM, HP e Accenture), então elas acabam trabalhando com diversas tecnologias conforme a demanda, incluindo php. Até recentemente, o próprio Facebook usava php em uma arquietura própria (HHVM), que eles estão migrando agora para Hack (uma nova linguagem para a a HHVM).

Se fosse deduzir, uma das coisas que diria é que outras linguagens/tecnologias (como C# e nodejs) avançaram bastante e rápido, tornando-se alternativas viáveis em pouco tempo, enquanto que o php ficou meio que defasado. Isso não quer dizer que ele se tornou inviável, apenas que a competição o ultrapassou e ganhou apoio dos desenvolvedores e empresas. Toda linguagem passa por esse tipo de coisa de tempos em tempos, precisando se renovar para se manter relevante.

Abraço.

PHP é classicamente interpretado. Pra projetos críticos envolvendo muito processamento de cálculos, acabava perdendo em performance. Só agora no PHP 8 implementaram compilador just in time.

E pra projetos triviais, onde é basicamente ler e salvar no banco, PHP é excelente. Nesse caso não perde pra outras tecnologias, além de ser muito leve, produtivo e ter mais opções de hospedagens de baixo custo.