Se não tivermos grana, usamos algo free.
Se tivermos dinheiro e dispostos a pagar por um produto seja qual for nossos critérios, podemos te-lo também, afinal… somos livres!
Agora… se desenvolvemos aplicações para “a massa”, creio que é uma questão de qualidade utilizamos ambos sistemas operacionais.
Poderemos avaliar como anda a compatibilidade e interoperabilidade entre eles, analisar desempenhos e ainda nos certificar que o usuário final não terá problemas com a aplicação, seja ela desenvolvida no Linux ou Windows.
Mesmo que o desenvolvedor não veja necessidade de utilizar um OS pago, é bom conhecer cada vez mais tudo o que temos disponivel… afinal… somos feitos disso… de conhecimento…
Diria que conhecimento, disposição e paciência.
E no caso de que mora em SP como eu… diria MUUUUUUUita paciência…rs… pois o transito é demais…
Para quem quer usar em servidores quer estabilidade entre outras coisas o linux com certeza é uma alternativa muito vantajosa por aspectos técnicos e financeiros.
Mas em termos de desktop, pif, é uma piada. O cara precisa fazer um curso pra instalar o linux pra instalar aplicativos pra linux. O Windows é a coisa mais fácil do mundo de se rodar as coisas, instalar etc.
Windows da uma surra de pinguelo mole no linux.
Sinceramente o linux é bom, mas pra poucos ta bom demais os 5% de desktop que existe no mundo.
Realmente, é preciso um curso pra aprender a digitar apt-get install firefox ou dar meia dúzia de cliques no synaptic/adept.
E é a coisa mais fácil do mundo baixar, instalar e atualizar anti-vírus e anti-spyware. E também reconhecer links “suspeitos”. Todo usuário nasce sabendo isso.
Realmente, é preciso um curso pra aprender a digitar apt-get install firefox ou dar meia dúzia de cliques no synaptic/adept.
E é a coisa mais fácil do mundo baixar, instalar e atualizar anti-vírus e anti-spyware. E também reconhecer links “suspeitos”. Todo usuário nasce sabendo isso.[/quote]
apt-get eh a coisa mais maravilhosa que ja inventaram
Pra mim o windows está ótimo. Usei exclusivamente linux por mais de um ano, foi muito bom, mas sempre esbarrava em algum problema. Comecei pelo Ubuntu (sim, comecei errado), que roda lento até em quad core! E tem diversos bugs e falta de drivers. Depois coloquei Debian, que foi o melhorzinho, não tenho muito do que reclamar. Depois coloquei o Suse com KDE, que foi o mais rápido. Senti falta do apt-get, mas até que o YaST quebra o galho. Depois ganhei um Vista Business 64 do curso por causa do convênio deles lá… como era original, deu pra atualizar, e rodou bem. Não peguei um único virus, e o antivirus que instalei logo vai ficar “desempregado” no pc. Mas se eu tivesse dinheiro sobrando, teria um bom Mac.
Eu comecei com o Debian, quando estava ainda bem cru.
Depois mudei pra unix usei por 4 anos um bom tempo Digital Unix True64 e as vezes Solaris e Irix. Depois que essas maquinas ficaram velhas o lugar que eu trabalhava comprou pcs e instalamos RedHat (que eu acho que eh uma distribuicao OK).
Em casa eu sempre tive debian e a ultima distribuicao que eu usei eh Ubuntu que eu usei por mais ou menos 1 ano, e cara nunca tiver problemas, tava rodando isso num pc pentium4 com 512 MB e rodava muito bem. Depois que eu coloquei 1GB na maquina eu ate usava aqueles efeitos visuais que sao bem pesadinhos e rodava que era uma maravilha.
Acho que se o linux eh bem configurado vc consegue bons resultados tb.
Com o ubuntu tb nunca tive problema de drivers, alias minto, tive problema com o meu usb wireless card que no final eu tive que instalar um windows driver wrapper e usar o driver do windows. Mas fazendo isso funcionou de boa.
Agora eu tenho um mac em casa, acho otimo, mas nao acho que eh uma maquina pra desenvolvedor. Comecando pelo teclado que eh muito chato pra quem vai programar.
Eu comecei com o Debian, quando estava ainda bem cru.
Depois mudei pra unix usei por 4 anos um bom tempo Digital Unix True64 e as vezes Solaris e Irix. Depois que essas maquinas ficaram velhas o lugar que eu trabalhava comprou pcs e instalamos RedHat (que eu acho que eh uma distribuicao OK).
Em casa eu sempre tive debian e a ultima distribuicao que eu usei eh Ubuntu que eu usei por mais ou menos 1 ano, e cara nunca tiver problemas, tava rodando isso num pc pentium4 com 512 MB e rodava muito bem. Depois que eu coloquei 1GB na maquina eu ate usava aqueles efeitos visuais que sao bem pesadinhos e rodava que era uma maravilha.
Acho que se o linux eh bem configurado vc consegue bons resultados tb.
Com o ubuntu tb nunca tive problema de drivers, alias minto, tive problema com o meu usb wireless card que no final eu tive que instalar um windows driver wrapper e usar o driver do windows. Mas fazendo isso funcionou de boa.
Agora eu tenho um mac em casa, acho otimo, mas nao acho que eh uma maquina pra desenvolvedor. Comecando pelo teclado que eh muito chato pra quem vai programar.
//Daniel
[/quote]
Orras, tu és um dinossauro XD
Realmente, eu estava começando então não sabia configurar direito.
fazendo uma analogia Windows X Linux(Ubuntu) se compara a Playstaion one X Nintendo 64.
Se levar em consideração a capacidade o 64 vence o play por suportar games 64bits ao contrario do play que só roda 32.
mas a verdade é:
o Playstation e muito superior ao 64 porquê é lá que investiram nos melhores Games. O Windows apesar de seus defeitos, possue os melhores aplicativos. todos os Jogos os melhores aplicativos gráficos, os melhores editores. Enquanto o linux só tem “similares open-source”.
Comecei a usar Ubuntu para poder brincar com o cubo do compiz(tosco né), mas hoje sempre mantenho o Ubuntu no PC porque é uma ótima ferramenta de BackUp.
Gente do céu…a NASA usa linha de comando, e diversas outras instituições, e nem por isso é coisa arcaica. Aplicações de linha de comando, normalmente são mais velozes de se utilizar.
a não ser que você tenha que fazer tarefas bem especificas de administração de sistema a maioria das distribuições linux de hoje tem interfaces gráficas que te permitem fazer quase tudo que um usuário precisa fazer…