Preciso de Ajuda para Migrar de BD

10 respostas
Wagner7

Comecei a programar em Cobol, máquinas 8 bits, e outras linguagens até a última que foi Clipper. Fiz um sistema para uso pessoal no meu desktop desde do tempo do Cobol e que vim migrando até chegar hoje no Clipper 5.2. Com as mudanças de máquina e SO cheguei ao limite pois do Windows 8 para cima não há mais suporte para o funcionamento do DOS-MS necessário para rodar a pequena aplicação Clipper.
Preciso de orientação sobre qual a melhor linguagem para aprender e migrar meu sistema.
Gostaria que fosse em linguagem de alto nível, banco de dados relacional, com o executável o mais leve possível para funcionar no meu lapTop de uso particular.
O que me acoselhariam a aprender para programar um pequeno sistema de banco de dados particular com o básico (cadastro, alteração, deleção, relatório na tela e impresso). Obrigado

10 Respostas

FearX

Uau. Um programador Cobol. Não tenho palavras pro quão raro isso é.

Bem, eu te aconselharia a fazer em Java, mesmo.

Wagner7

Além disso preciso de duas coisas:

A) Indicação de um livro que tenha além do aprendizado de Java um passo a passo na construção de um programa exemplo durante ou ao final do livro
B) Onde posso obter o Java?

FearX

Você precisa, necessariamente, de um livro?

Meu estimado companheiro, assim como você eu aprecio a leitura de um bom livro técnico. Sem dúvida alguma. Mas hoje a maior fonte de conhecimento imediato com certeza é a internet, e bem, existem MILHARES de cursos da instalação do Java até uma aplicação web, por exemplo.

Joga “Download Jdk x” no google, onde x é a versão que você quer. Eu recomendo a 8.

Wagner7

Caro colega, se antigamente a escassez de informações era o problema, atualmente é o contrário, há um excesso de informações e a gente fica perdido sem saber a direção a tomar. Me adapto melhor ao aprendizado vendo a construção do programa ou vendo o programa e analisando sua estrutura. Olhei alguns dos muitos livros, há várias versões do Java, alguns acompanham CD, mas não vi nenhum dizer claramente que tem um sisteminha básico para estudo, somente rotinas. Onde posso obter algo como procuro?

FearX

Hoje praticamente todo curso em vídeo que aborda Java foca na construção de um programa. Eu recomendo que você veja a playlist Maratona de Java (até onde você achar necessário).

javaflex

Antes de qualquer coisa tem que definir qual tipo de aplicação vai ser.

Pode avaliar C# também, que tem melhor direcionamento oficial do que Java. Java é fortemente dependente de n soluções de terceiros para um mínimo de produtividade, qualquer um fica perdido mesmo.

Wagner7

Olá, quero programar a aplicação de um banco de dados básico (Incluir, alterar, deletar, imprime, consulta) para usar no meu Laptop.
Por esta razão estou perguntando porque vi que tem este C#
Já usei C++ e não gostei do formato, gostaria de uma linguagem mais próxima da humana.
De qualquer forma se puder indicar uma fonte na qual possa estudar e ver como é, eu agradeço.

javaflex

https://www.devmedia.com.br/cadastro-de-um-consultorio-em-windows-forms-com-csharp-e-sql-server-parte-1/16817

Wagner7

Opa, era isso que eu queria, vou examinar com calma e depois comento. Obrigado

Wagner7

Contratei aulas particulares, antes sentei com o professor e acertamos como será a didática. Espero aprender e nas dúvidas ter o apoio dos colegas deste fórum. Obrigado

Criado 24 de abril de 2019
Ultima resposta 10 de mai. de 2019
Respostas 10
Participantes 3