Olá!
Comecei a 1 mês estudar java e vba como hobbie e ja estou desenvolvendo pequenas soluções em vba para o meu trabalho. Estou gostando pretendo estudar outras linguagens e tecnologias.
No meu trabalho nos temos varias bancadas de teste de componentes automotivos. Essas bancadas são controladas por um software instalado em um pc com windows e internet. Aos finais de semana essas bancadas ficam rodando sozinhas sem a presença de um técnico. Quando as bancadas rodam no final de semana ou feriados prolongados um técnico tem que durante o final de semana ou feriado ir até a empresa verificar se a bancada não parou o teste. O teste as vezes é interrompido devido problema com algum sensor ou por queda de energia. Eu tive a ideia de desenvolver um aplicativo para celular android e para um notebook mesmo onde fosse possivel o técnico da casa dele atraves da internet acessar o pc em q está instalado software na empresa e pode acessar a tela do software e verificar se o teste está rodando normalmente.
Ganho desenvolvendo isso seria em evitar o deslocamento do técnico até a empresa desnecessariamente uma vez q ele verificaria que o teste está em andamento atraves do celular ou notebook.
Minha pergunta é qual linguagem de programação e quais tecnologias eu teria q usar para desenvolver isso?
Qual nivel de dificuldade de um projeto desse?
Por onde vcs acham q eu deveria comecar?
Aguardo orientações
Obrigado.
Oi, edu2011!
Olha, este não é um projeto tão simples assim. Tu precisa descobrir uma forma de saber o status deste teste. Pelo que entendi, o responsável por este teste é um software, correto? Este software possui alguma forma de integração? Ou seja, tu consegue extrair dados dele? Mais especificamente, tu consegue saber se o teste está rodando? Este é o ponto inicial, desenvolver um programa que verifica se o teste está rodando (seja pegando a informação do programa responsável por executar o teste ou então estabelecendo algum tipo de comunicação diretamente com os sensores). Tendo isso, tu só precisa criar alguma interface para exibir o status. Essa interface deve permitir o acesso remoto, para que o técnico não precise se deslocar até a empresa, sendo assim, um sistema web cairia bem, ou então um web service que fica comunicando com um aplicativo de celular. Como eu disse, esse não é um projeto tão trivial assim. Talvez tu irá precisar um pouco mais de estudo em algumas coisas para conseguir desenvolver este tipo de solução, certo?
Olá Elvex!
Obrigado pelo retorno.
No caso NÃO é possivel extrair dados dos sensores ou do software.
Eu tinha pensado em atraves do celular ou notebook com internet acessar remotamente o pc que controla o software e visualizar a tela do pc. Pois, atraves da tela do pc eu consigo saber se o teste está rodando ou não.
Vc acha isso possivel?
Quais linguagens de programação e tecnologias eu teria que usar ?
Desde já agradeço.
Obrigado.
Cara, existem inúmeras aplicações prontas que já fazem isso, porque reinventar a roda?
Como o https://www.teamviewer.com/pt/download/windows/, ele te dá acesso a tela do windows e você consegue controlar de forma remota, existe a versão particular que é gratuita e uma para empresas que é paga.
Tenho certeza que ela atenderia o seu problema 100%, quanto a queda de energia é só colocar um script no windows para fazer o computador ligar sempre que estiver energizado.
Se você estiver fazendo mais pelo aprendizado, sugiro pegar problemas mais simples e conforme for aprendendo seguir adianta, porque como nosso colega disse, isso não é um projeto trivial, é de uma complexidade bem grande e até programadores experientes poderiam ter dificuldades.
Realmente, com o @Rodrigo_Marden disse, nesse caso é vantagem tu utilizar um programa de acesso remoto. No caso, como tu está utilizando WIndows, recomendo que faça as configurações necessárias para acessar pelo próprio mstsc que é o programa de acesso de área de trabalho remota que já vem com o Windows. Provavelmente tu vai ter que liberar alguma porta na tua rede para isso (devido ao acesso externo) ou pedir para teu provedor fazer isso. Depois, o técnico vai poder acessar o computador que está na empresa de sua casa, sem precisar ir até o local!
Usa o Team View
Já comecei a pesquisar sobre esse team viewer. Acredito que ele irá resolver meu problema. Muito obrigado a todos pelo retorno. Valeu