Preciso de orientações para desenvolver um projeto

Olá!
Comecei a 1 mês estudar java e vba como hobbie e ja estou desenvolvendo pequenas soluções em vba para o meu trabalho. Estou gostando pretendo estudar outras linguagens e tecnologias.
No meu trabalho nos temos varias bancadas de teste de componentes automotivos. Essas bancadas são controladas por um software instalado em um pc com windows e internet. Aos finais de semana essas bancadas ficam rodando sozinhas sem a presença de um técnico. Quando as bancadas rodam no final de semana ou feriados prolongados um técnico tem que durante o final de semana ou feriado ir até a empresa verificar se a bancada não parou o teste. O teste as vezes é interrompido devido problema com algum sensor ou por queda de energia. Eu tive a ideia de desenvolver um aplicativo para celular android e para um notebook mesmo onde fosse possivel o técnico da casa dele atraves da internet acessar o pc em q está instalado software na empresa e pode acessar a tela do software e verificar se o teste está rodando normalmente.
Ganho desenvolvendo isso seria em evitar o deslocamento do técnico até a empresa desnecessariamente uma vez q ele verificaria que o teste está em andamento atraves do celular ou notebook.
Minha pergunta é qual linguagem de programação e quais tecnologias eu teria q usar para desenvolver isso?
Qual nivel de dificuldade de um projeto desse?
Por onde vcs acham q eu deveria comecar?
Aguardo orientações
Obrigado.

Oi, edu2011!

Olha, este não é um projeto tão simples assim. Tu precisa descobrir uma forma de saber o status deste teste. Pelo que entendi, o responsável por este teste é um software, correto? Este software possui alguma forma de integração? Ou seja, tu consegue extrair dados dele? Mais especificamente, tu consegue saber se o teste está rodando? Este é o ponto inicial, desenvolver um programa que verifica se o teste está rodando (seja pegando a informação do programa responsável por executar o teste ou então estabelecendo algum tipo de comunicação diretamente com os sensores). Tendo isso, tu só precisa criar alguma interface para exibir o status. Essa interface deve permitir o acesso remoto, para que o técnico não precise se deslocar até a empresa, sendo assim, um sistema web cairia bem, ou então um web service que fica comunicando com um aplicativo de celular. Como eu disse, esse não é um projeto tão trivial assim. Talvez tu irá precisar um pouco mais de estudo em algumas coisas para conseguir desenvolver este tipo de solução, certo?

1 curtida

Olá Elvex!
Obrigado pelo retorno.
No caso NÃO é possivel extrair dados dos sensores ou do software.
Eu tinha pensado em atraves do celular ou notebook com internet acessar remotamente o pc que controla o software e visualizar a tela do pc. Pois, atraves da tela do pc eu consigo saber se o teste está rodando ou não.
Vc acha isso possivel?
Quais linguagens de programação e tecnologias eu teria que usar ?
Desde já agradeço.
Obrigado.

Cara, existem inúmeras aplicações prontas que já fazem isso, porque reinventar a roda?
Como o https://www.teamviewer.com/pt/download/windows/, ele te dá acesso a tela do windows e você consegue controlar de forma remota, existe a versão particular que é gratuita e uma para empresas que é paga.
Tenho certeza que ela atenderia o seu problema 100%, quanto a queda de energia é só colocar um script no windows para fazer o computador ligar sempre que estiver energizado.

Se você estiver fazendo mais pelo aprendizado, sugiro pegar problemas mais simples e conforme for aprendendo seguir adianta, porque como nosso colega disse, isso não é um projeto trivial, é de uma complexidade bem grande e até programadores experientes poderiam ter dificuldades.

2 curtidas

Realmente, com o @Rodrigo_Marden disse, nesse caso é vantagem tu utilizar um programa de acesso remoto. No caso, como tu está utilizando WIndows, recomendo que faça as configurações necessárias para acessar pelo próprio mstsc que é o programa de acesso de área de trabalho remota que já vem com o Windows. Provavelmente tu vai ter que liberar alguma porta na tua rede para isso (devido ao acesso externo) ou pedir para teu provedor fazer isso. Depois, o técnico vai poder acessar o computador que está na empresa de sua casa, sem precisar ir até o local!

1 curtida

Usa o Team View

1 curtida

Já comecei a pesquisar sobre esse team viewer. Acredito que ele irá resolver meu problema. Muito obrigado a todos pelo retorno. Valeu