Preciso de uma mão em uma atividade

A empresa de desenvolvimento de software em que você trabalha precisa desenvolver um software para o setor de recursos humanos de uma empresa contratante. Você, como Projetista de Dados do projeto, foi encarregado de construir o modelo relacional do sistema. Em uma reunião com o cliente, o cenário foi levantado e, depois, registrado por meio do seguinte texto em uma ata:

“A empresa organiza o seu trabalho em projetos que possuem um número identificador como código, uma abreviatura do projeto e um texto descritivo. Por exemplo, um projeto pode ser de código 2134, com abreviatura de “TOPAZIO” e com breve descrição de “Construção do condomínio predial Topázio”. Em cada projeto, são alocados os empregados que possuem um código e um nome; se um projeto possui seu conjunto de empregados, um empregado pode atuar junto a vários projetos. Além disso, o sistema tem um cadastro de cargos e um cadastro dos setores da empresa. O registro de um cargo possui um código, uma descrição e o valor do salário, e o de um setor possui um código e uma descrição. Cada empregado deve estar associado ao seu cargo e alocado ao seu setor”.

Diante desse cenário, responda às questões a seguir.

  1. Construa o modelo relacional que representa o cenário exposto, contemplando tabelas, campos, chaves primárias e chaves estrangeiras no modelo.

  2. Apresente o comando de DDL (Data Definition Language) para a criação da tabela de CARGOS, contemplando os campos, seus tipos de dados, a obrigatoriedade e a chave primária.

Mostre-nos o que tu já fez!

Na verdade não sei como fazer, to começando do zero.

Cara, tu tem que correr atrás. Tu está fazendo faculdade, está “estudando” por conta? Nada vem de graça. Eu não devia, mas vou lhe ajudar com 67% da atividade.

1 - MER/DER (Modelo Conceitual)

2 - Modelo Lógico

3 - Modelo Físico

Essa parte fica sob sua responsabilidade (‘simbora’ estudar piá!).

3 curtidas

Putz! Tô presa nessa questão, também. É muito difícil, quase não entendo nada.

2 curtidas

Amigão também estou começando do zero, não sabia nem como coneçar e vc me deu uma luz… muito obrigado mano por compartilhar seus conhecimentos

Cara… eu li alguns pdfs… tentei entender nada… sou muito fraco em banco de dados.
To perdido quanto a essa questao.

Todas as respostas de um banco de dados são do tipo matricial, com excessao do void.
Ex:
nome
NULL
matriz do tipo 1×1

nome
ana
maria
Julia
Matriz do tipo 1 x 3

nome idade
null null
Matriz 1 x 2

nome idade
ana 21
Maria 28
Matriz 2x2

O acesso a esses registros segue o conceito da tupla matemática.

Assim vc pode acessar os registros em uma consulta sem se importar com a ordem de exibição, por exemplo, em result.getString(“nome”), tem outras considerações quanto à ordem, mas me refiro a este ponto em particular.

A linguagem é “conversacional” imperativa, você manda fazer algo mas não diz como será feito.

Ex.
Crie a tabela alunos
CREATE table alunos

Altere a tabela alunos, renomei-a para aluno
Alter table alunos rename to aluno

Altere a tabela aluno adicione a coluna id do tipo inteiro
Alter table aluno add column id integer

Então vc pode perceber a proximidade com a linguagem natural.

Vc precisa, praticar, estudar e aprender inglês também.
O meu inglês é apenas instrumental, leio mais ou menos, escrevo mais ou menos, mas isso não deve ser a realidade de quem atua na área.

Compre um curso de sql da udemy, eles são bons, vale a pena.
Não estude esse tema pelo o YouTube pois a maioria são basicos.

Pdf vai ajudar pouco comparado com as vídeo aulas.

No youtube tem um canal o Boson Treinamentos, o Fábio Reis professor do canal, tem uma playlist onde mostra o passo a passo para modelagem de dados “relacional” e ajuda bastante. É um bom campo de pesquisa, galera.

Jothar, boa noite. Me tira uma dúvida.
Entidade deve ser no singular ou não tem problema ser no plural?

Cristiana, usualmente no singular.

Olá @Jothar_Aleksander, tudo bem?
Ontem eu iniciei os estudos a banco de dados e posso afirmar que achei complicado os conceitos iniciais, o que é normal. Eu estou vindo do desenvolvimento Mobile Android, com Kotlin. Ou seja, eu já tenho uma noção de código e afins… As minhas dificuldades, neste exercício, é saber se eu faço pelo MySQL ou SQLite. Eu tenho os dois na máquina e confesso que já aprendi alguns comandos, mas sobre a estrutura do exercício, a chave estrangeira (a que tem acesso a mais de uma lista) é o código, certo? Você poderia compartilhar com a gente, onde você fez os modelos?

Oi voce pode me ajudar com essa questão eu preciso muito e meu tempo é curto de mais…please…

a pricipio é isso!

CREATE TABLE Cargos (
codigo_cargo INTEGER NOT NULL AUTO_INCREMENT,
descricao_cargo VARCHAR(50) NOT NULL,
salario NUMERIC(9,2) NOT NULL,
codigo_empregado INTEGER,
PRIMARY KEY(codigo_cargo),
FOREIG KEY FK_Cargo_Empregado (codigo_empregado) REFERENCES empregados(codigo_empregado)
);

Eai colega, blz? eu preciso desenvolver essa mesma atividade, será que tem que ser feita em códigos no MySQL ou pode ser apenas desenhado? eu entrei agora na facul, não sei nada e to bem perdido.

Opa boa tarde cara, eu fiz toda a atividade e ficou parecido com teu exemplo, mas na hora de criar as tabelas no mysqlite eu não consigo colocar mais de uma chave estrangeira na tabela auxiliar, consegui apenas a tabela Empregado. Você pode me ajudar?