Primeiro supercomputador de 1 petaflop: IBM Roadrunner

O IBM Roadrunner (feito com 12,960 processadores Cell, os mesmos usados no Playstation 3, e 6.948 processadores Opteron) é capaz de realizar mais de 1 quatrilhão de operações matemáticas de ponto flutuante por segundo.

Só a conta de luz dele que é um pouco cara - consome 3,9 megawatts de potência.

Military supercomputer sets record
IBM Roadrunner
Fact Sheet & Background: Roadrunner Smashes the Petaflop Barrier
IBM to Build World’s First Cell Broadband Engine Based Supercomputer

Não é exatamente o mesmo do PS3, esses são os chamados Cell 2, que não tem a mesma queda de performance que o Cell 1 tem ao lidar com precisão dupla.

Olha o Linux aê!

Roadrunner operates on open-source Linux software from Red Hat.
fonte: http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/24405.wss

IBM “papa-léguas”, fico pensando onde entra o coiote nessa história, é uma máquina pra rodar Win vista sem suar.
Mas é show, altas máquinas. :wink:

[quote]
Só a conta de luz dele que é um pouco cara - consome 3,9 megawatts de potência. [/quote]

Só um detalhe, este computador é um dos mais eficientes, em termos de consumo de energia, do mundo.

Se ele consome 3,9 MW imagine o tamanho do ar condicionado que ele precisa :stuck_out_tongue:
De qualquer maneira, como ele fica no LANL (Los Alamos), então precisa de um bom ar-condicionado, já que é no meio do deserto.

"

Isso obviamente não roda Java, mas o velho e bom Fortran, massivamente paralelizado, para fazer cálculos de bombas atômicas e outras coisas mais importantes (como determinar os afeitos do aquecimento global).

[quote=thingol]Isso obviamente não roda Java, mas o velho e bom Fortran, massivamente paralelizado, para fazer cálculos de bombas atômicas e outras coisas mais importantes (como determinar os afeitos do aquecimento global).
[/quote]
Isso é muito legal. Pudemos ver coisa parecida no filme “O dia depois de amanhã”, só não lembro se os caras usaram um mainframe ou um supercomputador.
Outra coisa muito interessante neste sentido é a computação em grid, como a mesma IBM faz com o World Community Grid.

consumindo esta qtd de energia eletrica, para determinar os efeitos do aquecimento global ele deve utilizar um algoritmo recursivo que busque a propria energia que ele esta gastando para fazer estas estimativas,

:slight_smile:

queria um desses pra mim :smiley:
onde compro? :mrgreen:

Se você tiver uns 200 milhões de dólares e obtiver uma licença do governo americano para importar um desses, está safo. O problema é que um troço desses é considerado pelo governo como armamento, e não pode ser exportado assim sem mais nem menos.

Ou você pode construir o seu - basta comprar 16.000 “blades” IBM e interligá-los - aí a parte de interligação fica por sua conta.

[quote=thingol]Se você tiver uns 200 milhões de dólares e obtiver uma licença do governo americano para importar um desses, está safo. O problema é que um troço desses é considerado pelo governo como armamento, e não pode ser exportado assim sem mais nem menos.

Ou você pode construir o seu - basta comprar 16.000 “blades” IBM e interligá-los - aí a parte de interligação fica por sua conta. [/quote]

Playstation 3 é mais barato :smiley: (sério mesmo, um blade duo-processado chega a 10000 reais).

eu tbm compraria um PS3+god of war

[quote=thingol]Se você tiver uns 200 milhões de dólares e obtiver uma licença do governo americano para importar um desses, está safo. O problema é que um troço desses é considerado pelo governo como armamento, e não pode ser exportado assim sem mais nem menos.

Ou você pode construir o seu - basta comprar 16.000 “blades” IBM e interligá-los - aí a parte de interligação fica por sua conta. [/quote]

isso que é máquina, mas pensando bem meu core 2 duo tá atendendo :lol:

Será que esse computador calcula 152!+153 em tempo razoável? Só assim eu vou saber um intervalo de números que sejam 153 números não-primos consecutivos.

Até!

Cada vez mais o ser humano está querendo mais, e sempre mais. Existe um ditado que diz: “Para tudo tem limites…”. Quero ver até que ponto poderemos chegar com isso. Eu não estou querendo dizer que um computador desses seja ruim para a humanidade, evidentimente que não… meu medo, é essa tecnologia cair em mãos erradas. Para um supercomputador que pode calcular um processo de desenvolvimento de uma bomba atómica, muito mais rápido que outros computadores é de arrepiar qualquer um. :roll:

Acho que não tera um fim isso, a capacidade do homem de evoluir crece muito rapido, penso que ter uma tecnologia como está tem o seu lado ruim mas é um preço que se paga para ter um avanço tecnologico, logico que as 2 guerras mundiais foram ruins, mas quanta coisa ganhamos com isso, a tecnologia evoluiu muito…
sempre teremos pessoas que utilizaram um uma descoberta para o lado ruim…
Mas agora falando do superComputador, bem que eu queria ter um destes, não consigo imagenar como ele funciona de tão avançado

É entre os números primos 4652353 e 4652507. Bem baixo por sinal.

Mas pela fórmula, não sai tão rápido assim. Onde pegaste esse resultado?

Até!