Problema ao pesquisar(Resolvido)

ola bom dia , estou tentando fazer um pesquisar pelo código , a função seria eu digitaria o código em uma caixa e na outra ia aparecer o nome do produto já fiz o código mas esta dando erro poderiam me ajudar ?se eu digitar um código que não tem aparece o não encontrado agora se eu digitar um código que tem ai ele da esse erro. e não passa o nome do produto para outra caixa daquele código.

	    botao6.addActionListener(
    				new ActionListener() {
    					public void actionPerformed(ActionEvent e){
    						  Produto objetoProduto = new Produto();
    						  if (caixa5.getText().equals("")){
    								JOptionPane.showMessageDialog(null, "Informe um código para busca");
    							}
    							else {
    								objetoProduto = 
    								 gerenciador.find(Produto.class,Integer.parseInt(caixa5.getText()));

    							if(objetoProduto != null ){
    							ResultDescricao.setVisible(true);
    							ResultDescricao.setEnabled(false);

    							ResultDescricao.setText(String.valueOf(objetoProduto.getDescricao()));
    							Codigo = objetoProduto.getCodproduto(); 
    							}else {
    								JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nao encontrado");
    							}
    						}
    					}
    				 });

o erro é esse:

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException
at EfetuarVenda$1.actionPerformed(EfetuarVenda.java:238)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(Unknown Source)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(Unknown Source)

Estou tentando assim porém não sei se seria viável ou seria melhor um jcombobox que a pessoa pesquisaria o nome do produto direto nele? só que a maioria dos programas eu acho que o código de barras vai no textfield e ai o produto aparece qual seria a melhor opção?acho que depois eu ia ter problema no gravar a venda mas isso ia ter que me preocupar depois rsrsdrs
sera que tenho que relacionar a tabela produto com a tabela vendas nesse caso ou posso fazer direto igual ai?

Se debugar vai ver que nessa linha tem algo retornando null. A partir daí debugue passos anteriores pra identificar a origem do null.

Segue o processo da empresa. Se a rotina for captura de código de barras, implemente assim como default, deixando o campo aberto caso falhe a leitura.

ele esta selecionando o código produto e não esta passando valor nulo na query

o resultado é esse

Hibernate: select produto0_.codproduto as codprodu1_13_0_, produto0_.categoria as categori2_13_0_, produto0_.data as data3_13_0_, produto0_.descricao as descrica4_13_0_, produto0_.estoque as estoque5_13_0_, produto0_.fornecedor as forneced6_13_0_, produto0_.marca as marca7_13_0_, produto0_.quantidade as quantida8_13_0_, produto0_.referencia as referenc9_13_0_, produto0_.valor as valor10_13_0_ from Produto produto0_ where produto0_.codproduto=?
Modelo.Produto@4044c14e

então o que sera que pode estar dando errado? sera que é por que esta selecionando todos os campos da tabela nao só o codproduto?

Sobre o nulo é o que já ta falando na msg. Só debugar pra descobrir, nao tem mistério.

a query esta retornando o codproduto 4 que é o que tem no banco esta dando erro nesta linha aqui

if(objetoProduto != null ){
							ResultDescricao.setVisible(true);
							ResultDescricao.setEnabled(false);

vou debugar mas até antes do if ele esta normal retornando o valor 4 que é o unico produto cadastrado no banco

Hibernate: select produto0_.codproduto as codprodu1_13_0_, produto0_.categoria as categori2_13_0_, produto0_.data as data3_13_0_, produto0_.descricao as descrica4_13_0_, produto0_.estoque as estoque5_13_0_, produto0_.fornecedor as forneced6_13_0_, produto0_.marca as marca7_13_0_, produto0_.quantidade as quantida8_13_0_, produto0_.referencia as referenc9_13_0_, produto0_.valor as valor10_13_0_ from Produto produto0_ where produto0_.codproduto=?
4

e o botão ele é resumido apenas nisso aqui

botao6.addActionListener(
				new ActionListener() {
					public void actionPerformed(ActionEvent e){
						  Produto objetoProduto = new Produto();
						  if (caixa5.getText().equals("")){
								JOptionPane.showMessageDialog(null, "Informe um código para busca");
							}
							else {
								objetoProduto = 
								 gerenciador.find(Produto.class, Integer.parseInt(caixa5.getText()));
								System.out.println(objetoProduto.getCodproduto());

							if(objetoProduto != null ){
							ResultDescricao.setVisible(true);
							ResultDescricao.setEnabled(false);

							ResultDescricao.setText(String.valueOf(objetoProduto.getDescricao()));
							Codigo = objetoProduto.getCodproduto(); 
							}else {
								JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nao encontrado");
							}
						}
					}
				 }); 

fiz o codigo nas outras consultas exatamente assim o produto é que nesse nao deu certo

desfarce eu estava fazendo cagada mesmo nao era o resultdescricao mas a caixa6 foi erro meu mesmo kkkk obrigada alterei aqui rs

if(objetoProduto != null ){
caixa6.setVisible(true);
caixa6.setEnabled(false);

						    caixa6.setText(String.valueOf(objetoProduto.getDescricao()));
							Codigo = objetoProduto.getCodproduto(); 
							}else {
								JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nao encontrado");
							}
						}

essa parte realmente estava nulo pq eu nao estava utilizando o result rs