Problema ao pesquisar

ola tudo bom? quando estou fazendo a pesquisa ele esta fazendo pelo codproduto mas eu gostaria que fizesse a pesquisa pelo codbarras quando digito um codigo de barras salva no banco ele da a mensagem de nao encontrado mas quando digito o codigo produto ele aparece o produto mas queria que selecionasse o codigo de barras alguem me ajuda por favor?
parte que faço a pesquisa

objetoProduto = 
       								 gerenciador.find(Produto.class,Integer.parseInt(caixa5.getText()));

codigo do botao pesquisar completo

botao6.addActionListener(
   				new ActionListener() {
   					public void actionPerformed(ActionEvent e){
   						  Produto objetoProduto = new Produto();
   						  if (caixa5.getText().equals("")){
   								JOptionPane.showMessageDialog(null, "Informe um código para busca");
   							}
   							else {
   								objetoProduto = 
   								 gerenciador.find(Produto.class,Integer.parseInt(caixa5.getText()));

if(objetoProduto != null ){
   							caixa6.setVisible(true);
   							caixa6.setEnabled(false);

caixa6.setText(String.valueOf(objetoProduto.getDescricao()));
   							Codigo = objetoProduto.getCodBarras(); 
   							}else {
   								JOptionPane.showMessageDialog(null,"Nao encontrado");
   							}
   						}
   					}
   				 });

select ... from tabela where cod_barra = ?

sim eu vou ver aqui que faço por que estou pensando colocar o código de barras no codigo produto mas ai to pensando que se a pessoa fizer uma venda com o mesmo codigo de barras o banco nao vai querer gravar por que é repetido vou fazer um teste aqui porém vou utilizar o código da venda não sei se vai dar certo

Isso nao é pra ser problema. Cadastro do produto é uma coisa, itens de venda outra coisa. Código de barras deve ficar na tabela de produto. Na tabela item de venda só as FKs do produto (id_produto) e venda (id_venda), nao o código de barras.

1 curtida

é que na tabela venda tinha colocado o codigo de barras para pesquisar o produto ai junto com a venda adicionava o código na tabela e depois salvava apesar que talvez não vai dar problema mesmo se for outra venda é que não testei ainda

minha aplicação tem bastante coisa ja mas sou meio iniciante é uma aplicação desktop

Antes de criar programas é muito importante definir bem a modelagem de dados. Imagina ficar repetindo o código de barras pra infinitas vendas. Deveria estar na tabela que representa o catálogo de produto, independente de vendas. Melhor rever o modelo de dados agora do que criar um elefante branco.

defini mas é minha primeira aplicação com isso por isso as vezes preciso de ajuda

e dicas